Clássicos no interior na primeira fase do Pernambucano?

Estádio Luiz Lacerda, em Caruaru. Foto: Felipe Coelho/divulgação

No Campeonato Gaúcho é quase regra. O Gre-Nal na fase classificatória da competição costuma ser realizado no interior do estado. Já houve até duelo no Uruguai…

O objetivo é fortalecer as torcidas dos dois times além da região metropolitana de Porto Alegre. Por sinal, 97% dos gaúchos torcem pelos clubes locais. Recorde.

A medida se estendeu a São Paulo, que quase sempre leva Palmeiras x Corinthians para Presidente Prudente ou Ribeirão Preto. Estádios com mais de 40 mil lugares. Lotados.

Ao mesmo tempo em que reforça a imagem no interior, aumenta a audiência televisiva na capital. O contraponto é justamente a distância do torcedor da capital…

A bilheteria menor é compensada pelos patrocinadores exclusivos para esses jogos.

E se algo assim ocorresse em Pernambuco? Teoricamente, apenas três estádios têm capacidade acima de dez mil pessoas fora do Grande Recife.

A 131 km, o Lacerdão em Caruaru, com 19.478 lugares. A 220 km, o Gigante do Agreste em Garanhuns, 12.000. A 515 km, o  Cornélio de Barros em Salgueiro, 10.300.

Ao blog, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, afirmou que a ideia só poderia ser implantada com novas arenas. Para ele a estrutura atual não comporta clássicos.

Ele aponta novos estádios em Caruaru, Petrolina e Santa Cruz do Capibaribe.

Vale lembrar que o interior é responsável por quase todos os torcedores inseridos nos 39,6% dos pernambucanos que não torcem pelos times locais (veja aqui).

Qual é a sua opinião sobre o tema? Participe da nova enquete do blog.

Você é a favor de organizar clássicos em estádios do interior durante a primeira fase do Pernambucano?

  • Sport - Sim (30%, 300 Votes)
  • Sport - Não (21%, 209 Votes)
  • Santa Cruz - Não (17%, 175 Votes)
  • Santa Cruz - Sim (14%, 143 Votes)
  • Náutico - Sim (10%, 105 Votes)
  • Náutico - Não (8%, 84 Votes)

Total Voters: 1.016

Carregando ... Carregando ...

17 Replies to “Clássicos no interior na primeira fase do Pernambucano?”

  1. Pingback: Clássicos dos Clássicos no interior com aprovação popular | Blog de Esportes

  2. A favor, sem dúvida. Mas isso exigiria o compromisso da Federação e patrocinadores do campeonato em melhorar os estádios, de forma que pudéssemos ter pelo menos dois bons estádios no agreste e sertão, com boa capacidade de público, pra colocar pelo menos 30 mil, já que é preciso que a mudança seja sustentável economicamente.

  3. Infelizmente os estádios do interior não tem uma qualidade aceitável para realizar os clássicos… isso influencia o desempenho das equipes… vira uma tremenda pelada… caso haja melhoria para atender essas equipes… posso até votar a favor!

  4. Concordo com o Ramiro. Apóio a ideia e não vejo empecilho no fato dos estádios do interior serem menores.

    Os clubes poderiam inclusive fazer um acordo de que estes clássicos no interior seriam com público meio a meio, como era antigamente no Recife:

    No Salgueirão, por exemplo, um Sport x Náutico com 5 mil torcedores de cada lado. Ou um Santa x Sport no estádio do Sete de Setembro, com 6 mil para cada lado. Ou um Náutico x Santa no Lacerdão com 9 mil pra cada lado.

    Iam ser espectáculos bonitos. E ia ser bom pra todo mundo: para os torcedores de Sport, Santa e Náutico no interior, para os clubes que arrendassem seus estádios, para o fortalecimento da marca dos nossos clubes. Temos que pensar em influenciar a próxima geração. Para quem queremos que nossos netos torçam?

    E com o fortalecimento financeiro do interior do país, um fenômeno cada vez mais consolidado, é burrice desperdiçar este potencial e achar que está bom se manter somente na região metropolitana.

    Está na hora do Sport, Náutico e Santa Cruz se unirem para lutar contra a influência perniciosa dos clubes do Eixo em Pernambuco.

    Saudações,

    Guilherme de Aquino 87/08

  5. Toda e qualquer medida para frear a nociva influência futebolística sudestina em meu estado e região eu apoio. O fato de não termos estádios grandes no interior não é empecilho na minha humilde opinião, o que se tem de fazer é dar o ponta pé inicial.

    Xô framengu, curintia e sum paulu.

  6. SPORT, SANTA CRUZ E NAUTICO NÃO SÃO PATRIMONIOS DE RECIFE MAS SIM DO ESTADO DE PERNAMBUCO EU COMO RECIFENSE FILHO, NETO, BISNETO E TATARANETO DE RECIFENSE ACHO QUE DEVEMOS ISSO AOS INTERIORES PERNAMBUCANOS!!! SINCERAMENTE É UMA OPORTUNIDADE UNICA PARA DE VEZ ACABAR A LONGO PRAZO COM AS PRAGAS DE TORCEDORES DE CLUBES DE FORA DO ESTADO PELO O INTERIOR!!

    CONCORDO PLENAMENTE INCLUSIVE COM CLÁSSICOS PARA OS JOGO NO SERTÃO!!!!

    ACHO QUE ESSA MEDIDA TEM QUE SER LEVADA A SERIO!!!!!!

    PORRA VAMOS PENSAR UM POUCO O PESSSOAL MERECE!!!

    COM O SPORT SEMPRE!!!!!!!!!!!

  7. Pedro Henrique Galindo, li todos os comentários e ñ vi preconceito em nenhum deles. Me desculpe, mas vc está sendo bairrista.

    É uma ótima idéia levar clássicos p/ o interior. Os grandes teriam mais visibilidade dentro do estado e tbm teriam mais audiência na TV, forçando desta maneira um aumento no contrato de transmissão e atraindo mais patrocinadores p/ os clubes por conta da transmissão.

    O único problema realmente é a falta de estrutura. O único estádio realmente capaz de receber clássico é o do Central em Caruaru, com todo respeito às outras cidades. Sei do crecimento do interior, mas infelizmente as cidades ñ tem condições de receber clássicos. Diferentemente do interior paulista, carioca e mineiro. Infelizmente só agora q há alguns clubes q estão conseguindo fazer frente aos 3 grandes, e portanto nunca houve a necessidade de se construir grandes estádios no interior.

  8. 1)Seria uma boa forma de limpar a rua dos Recife dos animais transvestidos de torcedores em dia de clássico.

    2) Para que isso ocorresse seria necessária uma infraestrutura decente. Se Ilha do Retiro, Arruda e Aflitos são verdadeiros chiqueiros, não passando de mero cimento ao redor do campo, que dizer dos estádios do interior ???

    3)Não adianta fazer isso por curto prazo. Um cara do interior que desde a infância torce pro Corinthians, por exemplo, não vai passar a torcer polo Sport só porque há um clássico anual na cidade dele!!!

  9. Estamos atrasados neste ponto… Levar os clássicos para o Interior do estado contribuirá para uma melhor aproximação dos Clubes com o rico interior de Pernambuco…
    Inclusive a tendência é diminuir a febre das antenas parabólicas e em um futuro próximo teremos um Futebol ainda mais forte em PE.  

    Algumas cidades como:
    Salgueiro, Caruaru e Petrolina estão prontas para receber os eventos … 
    grande ideia esta!

  10. caramba !!!!comentarios como {6}e {1}eo 4 estao sendo infelizes nos comentarios. pow aqui e pernambuco agreste e sertao tmb faz parte do mapa de PE ,claro que os ESTADIOS  do interior e sertao nao sao la um arruda ou ilha ou ate mesmo aflitos ,mais pode sim acomodar os torcedore ,acredito que vcs numca saiu da capital pernambucana ,vão conhecer o estado bem melhor diga se dee passagem o petrolina e um otimo estadio cidade turistica e muito bonita com um povo acolhedor e educado diferente da capital . tem tmb belo jardim que nao e um grande estadio mais tem estrutura pra acomodar grandes torcidas com as da capital .estes tipos de comentarios deixam nao so a minha pessoa triste mais a todos os apaixonados pelo futebol da capital ate porque exite um seto ar de preconceito com sertao e agreste .vcs estao de brincadeira ao comentar isso .o conhecimento e a arma da iginorância ,vao estudar um pouco mais a geografia PE.

  11. atualmento só daria pra fazer em Caruaru, que de certa forma é perto. O ideal seria fazer em Petrolina, Salgueiro, Serra Talhada, mas estes lugares não comportam um clássico, ainda.

  12. É uma idéia q podemos usar pra fortalecer a torcida pernambucana, independente do clube. Fazer com q os pernambucanos do interior torçam pelos nossos clubes e não engrossar aquela lista de torcedores à distancia dos clubes do eixo.

  13. Sim, atrai o público do interior, divulgando os clássicos, dando chance aos torcedores de lá de poderem ver grandes jogos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*