Oscar Scolfaro há 30 anos

Série A 1982: Sport 2 x 1 Flamengo. Foto: Edvaldo Rodrigues/Diario de Pernambuco

Completa 30 anos neste sábado um dos jogos mais polêmicos da história do futebol pernambucano. Que poderia ter mudado a história do futebol brasileiro…

Sport e Flamengo se enfrentaram na Ilha do Retiro, bem diferente da atual – não havia sequer as gerais -, no jogo de volta das oitavas de final do Campeonato Brasileiro.

Três dias antes, no Maracanã, o Fla, então campeão mundial, havia vencido por 2 x 0.

O Leão precisava ganhar por dois gols de diferença para avançar na competição. Vencer, o time pernambucano até venceu, por 2 x 1, gols de Betinho (foto) e Edson.

Chegou a marcar o terceiro, anulado de forma inacreditável pelo árbitro Oscar Scolfaro.

Confira no vídeo abaixo, da Rede Globo, e relembre a confusão…

Depois, o Fla se tornaria o campeão brasileiro de 1982. Venceria de novo em 1983…

Os dois clubes, protagonistas de uma polêmica ainda maior (1987), voltam a se enfrentar no dia 20 de maio, na primeira rodada da Série A de 2012. Na Ilha.

45 Replies to “Oscar Scolfaro há 30 anos”

  1. DÁ PARA NOTAR VISIVELMENTE A FRUSTRAÇÃO DO MAIOR BABÃO DO SPORT O SR. REBRANDT JUNIOR QUANDO BETINHO DIZ QUE O CLUBE DELE ÉO SANTA, ESSE CARA EÉ A ESCORIA DESSA IMPRENSA RIDICULA. O ANO PASSADO NA SÉRIE B DEPOIS DE ESQUECER DE GRITAR MAGRÃAAAAO NUMA ALUSÃO A UMA DEFESA DO GOLEIRO. ELE 10 MIN DEPOIS GROTOU EM PLENA TRANSMISSÃO.PRECISA COMENTAR MAIS.SEM COMENTÁRIOS. SAUDAÇÕES ALVIRRUBRAS NÃO FANÁTICAS E CONSCIENTES.

  2. Não precisam exagerar falando q a arbitragem favorece Sul e Sudeste….
    e sim Rio-SP.Ou não lembram da Final Galo x Flamengo em 80 e daquele jogo da Libertadores de 81?

  3. Raul, cara de pau! Sem vergonha! Se o Sport passa pelo campeão mundial iria brigar pelo título nacional! Cambada de Ladrão!!

  4. Só uma curiosidade: O mesmo goleiro que defendia o Flamengo em 82 defendeu o Cruzeiro em 75. Raul Plassmann em uma entrevista ao ser questionado sobre qual teria sido sua melhor atuação em uma partida na carreira, ele citou o fatídico jogo de 1975 como tendo sido o de melhor atuação individual. 

    Coisas da vida. Não era dia de Santa Cruz!

  5. Eduardo,

    Realmente não era certo que o Santa seria campeão. Mas o mesmo Inter de Falcão e Figueiroa foi adversário do Santa na fase de grupos e o Santa ganhou os DOIS jogos contra o Inter. No Arruda e no Beira-Rio o Internacional não foi páreo. O Inter era um timaço sim, mas o Santa também.
    Talvez aquele time do Santa fosse o maior time da história do futebol pernambucano e um maiores do Nordeste. O Santa de Mazinho, Fumanchu, Nunes, Givanildo, Carlos Alberto Barbosa, Volnei, Levir Culpi e o maior jogador da história do Santa, Ramón era praticamente uma seleção. 

    Lembrando que à despeito dos feitos do Internacional naquele Campeonato ao eliminar o Fluminense de gênios como Paulo César e Roberto Rivellino, o Santa eliminou o Flamengo de Zico e companhia. Além de Grêmio, Sport, Náutico, Internacional. Acabou a primeira fase em primeiro, por isso tinha direito à final em casa. O Santa merecia ter ganho aquele jogo com o Cruzeiro (timaço também) e aquela final merecia ter sido no Arruda. Coisas da vida. É por isso que um dia ainda vou finalizar a minha máquina do tempo!

  6. Era tudo o que a mídia na época queria, fazer desse time fracassado em anos anteriores uma unanimidade.. os mais leigos no assunto jamais iriam entender que tudo não passou de falcatruas de arbitragem e mídia..  nas contas exatas nos dias de hoje o Flamídia não seria nem tetra, como  cita o colega acima..

  7. Muito bom esse post Cássio. Confesso que não conhecia essa história. Como rubro negro Pernambucano, fico decepcionado em saber que a roubalheira faz parte da “estorinha do flabosta” há muito tempo, não vem de hoje, mas de certa forma fiquei aliviado, pois agora entendo o porquê do flamerda não querer enfrentar o Glorioso Sport Club do Recife no Bradileiro de 1987: simplesmente pelo medo de perder! É acostumado a ganhar tudo na mão grande. Além de desonestos, ainda são covardes! Essa é a “estória” do flabosta… Bisonha…

  8. Fabio Lucas , 

    O fato de ter uma hipotética final entre Santa x Inter no Arruda não garantia em nada o titulo para tricolor. Basta ver que o Inter , na semifinal , eliminou em jogo unico no Maracanã , o timaço do Fluminense , com Rivellino , Paulo Cezar Caju , Gil , Dirceu , Edinho , Mario Sergio e outros.

  9. Foi absurdo mesmo. Cássio, o arquivo digital está desativado. Já li uma reportagem dessa época por lá que colocaria por terra uma das maiores LENDAS de Pernambuco. Nesse jogo, as sociais e cabines da Ilha ainda eram do lado contrário. Depois reformaram o estádio, ampliaram, e fizeram as novas cabines, cadeiras e sociais. O estádio ficou fechado de 1982 a 1984. Na reportagem do arquivo do DP fica bem claro como foi feita a reforma: COM DINHEIRO DO BANDEPE!

  10. Sobre o que aconteceu em 82! Procurem saber  oq oconteceu na final da taça Guanabará nesse ano! A armação da globo com o “fraco” ( não falar mal intencionado) José Roberto Wright que hojé tem cadeira cativa na globo! Essa foi a época mais mafiosa do futebol brasileiro! época que o flamengo construio sua grande torcida!

  11. Rapaz , é de dar pena essa coluna Burro Negra, vcs querem dizer que o jogo foi roubado, o juiz passou o tempo todo ajudando a Coisa, que não teve competencia em ganhar o jogo, a bola saiu somente vcs não querem ver, o que vcs dizem de  PENA JUNIOR, JUIZ QUE DEIXOU DE MARCAR O PENALTI EM FAVOR DO CORINTIANS, E GOL LEGITIMO DO VASCO NA COPA BRASIL, NÃO SEJAM RIDICULO, O MAIOR ROUBO ACONTECEU EM 1975(CRUZEIRO 3X2 O MAIS QUERIDO, FOI O MAIOR TIME QUE EU VI JOGAR, TINHA MAZINHO(DEUS DE EBANO) VOLNEY,CARLOS ALBERTO RODRIGUES, QUE DENTRO DO MARACANA DEU DE 3A1 NO FRAMENGO COM ZICO E TUDO, FICAMOS EM3 LUGAR NAQUELE ANO, E SÓ NÃO DECIDIMOS NO ARRUDA POIS FOMOS ROUBADOS EM PLENO ARRUDA, ACHO QUE O JUIZ FOI ROMUALDO FILHO, QUE NÃO DEU DOIS IMPEDIMENTOS CLAROS DE PALHINHA, SENÃO A DECISÃO SERIA O GLORIOSO E O INTERNACIONAL DE FALCÃO ,NO ARRUDA- CHUPA ESSA BURRO NEGRO.

  12. Realmente Fábio Lucas! Sou rubro-negro tenho apenas 21 anos! Mas, ouvir falar muito desse jogo também! Lamentavel!

  13. Bom dia cássio,

    Os brasileiros se deixam influenciar pela mídia,não enxergam um palmo a sua frente e “emprenham pelo ouvido”.Graças a esse tipo de gente que não tem opnião própria que estamos aturando estes flamengos da vida.Um dia surgirá um HOMEM na mídia e falará a verdade.Temos ainda que aturar ricardo teixeira,andré sanches,entre outros em nosso futebol.Os nordestibacas devem tomar vegonha na cara e encarar a realidade,isso só acontece devido a enorme audiência em nossa região.Sem paixão e pela razão devemos exorcizar esses demônios.O que aconteceu naquele jogo Palmeiras e Sport em quê o juiz apitou e o lance seguio e o palmeiras marcou o gol foi um absurdo e não houve punição.Acontecerá sempre até nossa região tomar vergonha na cara.

  14. É ENGRAÇADO ALÉM DO QUE O FÁBIO FALOU DO ROUBO CONTRA O SANTA, ESTE BLOG NÃO COMENTA NADA SOBRE O TITULO DE CAMPEÃO BRASILEIRO DO NÁUTICO EM 1967 EM PLENO MARACANÃ POR ARMANDO MARQUES COM DOI GOLS LEGITIMOS DE BITA ANULADOS, E UM AMPO DE JOGO TOTALMENTE ENCHARCADO.ME PERGUNTO PORQUE ESTE BLOG SÓ CHORA PELOS ERROS CONTRA O SPORT, E OS OUTROS DOIS SÃO ESQUECIDOS.SAUDAÇÕES ALVIRRUBRAS CONSCIENTES E NÃO FANÁTICAS.ABAIXO A PARCIALIDADE CLUBÍSTICA E VIVA A IMPARCIALIDADE.

  15. Foi um dos maiores roubos ds história do futebol brasileiro, vergonhoso. Mas daí que vem a ironia: A torcida do Sport não é formada por um monte de mixtos do Flamengo? Basta dar um rolê pelo interior que da pra perceber isso.

  16. Não. Este não foi o maior assalto da história do futebol Pernambucano.

    “Assalto” muito mais prejudicial ao futebol Pernambucano aconteceu na semi-final do Brasileiro de 1975 que o Santa Cruz foi sumariamente “executado” pelos homens de preto. O Cruzeiro jogou com o Santa precisando da vitória e o Santa precisa apenas do empate e o senhor Romualdo Arppi Filho validou um gol completamente irregular do Cruzeiro e eliminou o Santa Cruz, que provavelmente seria campeão Brasileiro naquele ano. A final aconteceria em jogo único no Arruda, contra o Inter de Falcão. O Santa seria campeão e o Cruzeiro não seria campeão da América em 76 pois não participaria da competição. Aquele jogo mudou os rumos do Futebol Brasileiro.

    Meu pai disse que naquele jogo podia se ver várias e várias bandeiras e camisas de Sport e Náutico nas arquibancadas.

  17. o cara do comentario 1 falou uma imensa Bobagem!o cara”comeu”o titulo do Flamengo de 2009.sobre esse Scolfaro,não assaltou apenas o Sport,o Gremio tambem!

  18. Nessa época o MANDRAKE era na cara de pau. Assim como foi na cara de pau que esse time cresceu aos holofotes na base do goela abaixo na parte de cima do BRASIL(ôhh povo ignorante). Basta ver vídeos mostrando como essa farsa chamada FLAGLOBO cresceu. Hoje ainda há MANDRAKES, mas são mais sutis, com impedimentos mal marcados, penais duvidosos, distribuição de cartões amarelos pra minar os times que jogam contra esses do eixo SUL/SUDESTE.

  19. Gustavo Militão,

    Eu ia colocar a edição do DP de 1982, mas o serviço on-line está temporariamente fora do ar.

  20. Maior assalto a mão armada contra um time pernambucano nacionalmente falando!

    E esse Scolfaro @realMORTE ja levou. Deve tar na boca do boi uma hora dessas, ladrão fino!
    PS: Cassio, pq tu nao coloca a reportagem da época do DP pra gente ler mais detalhes do que aconteceu? tem como?

  21. NESSA  EPOCA  A MÃO  GRANDE  COMIA  SOLTA , ISSO FOI  UM  ASSALTO  , NA  FINAL  CONTRA O GREMIO  TAMBEM TEVE  ROUBO

  22. Um time que se considera Hexa, mas moralmente é Tetra!

    Na primeira rodada, acabaremos mais uma vez com essa corja… time safado e sem vergonha!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*