Vídeo do futebol pernambucano em 1930

Um resgate histórico do futebol pernambucano, com imagens de 1930. O filme em preto e branco mostra o terceiro time dos clubes pernambucanos.

Naquela época não havia júnior, juvenil ou infantil… Os times eram separados pela qualidade técnico. No caso, os atletas abaixo eram os reservas dos reservas.

Ao todo, oito times participaram do torneio: Torre, Sport, Náutico, Encruzilhada, América, Flamengo, Santa Cruz e Íris. O campeão foi o Mequinha.

O vídeo foi encontrado pelo site Futuro Sport.

13 Replies to “Vídeo do futebol pernambucano em 1930”

  1. Preciodidade. Uma jóia rara.  Terceiro team.  Devia ser o juvenil. Time principal, aspirante e juvenil. Molecada descontraída, tirando onda com os companheiros. Beleza. Bons tempos!

  2. Pedro Ricardo, esses são apenas os terceiros times e nota-se que existem negros e mulatos em outras equipes, como o Torre, Encruzilhada e Iris.

    Em Pernambuco, os times de elite eram América e Nautico (aristocráticos). No Brasil, temos como exemplo de times elitizados o Fluminense, o Grêmio, São Paulo, e no Rio de Janeiro apenas o Vasco aceitava negros de início. Depois o futebol se popularizou. 

    O Sport faz parte dos times “operários”, onde em 1905 seu primeiro time era formado por trabalhadores ingleses e brasileiros das companhias locais. Mas o Sport nunca teve restrições sociais e raciais.

  3. Fábio,

    Bem lembrado. Além de ser o único time a ter jogadores negros no elenco, podemos notar que por trás dos jogadores tem uma pequena multidão acompanhando.

  4. Nessa o Santa Cruz já tinha torcida mais atuante que os outros times, era o início da multidão

  5. Acho que o goleiro do sport é meio coisado, abraçado com outro que deve ser atacante e lembra muito CIRO A mulher maravilha kkkkkkkkkk

  6. Raparem também que o Santa Cruz é único time com uma pequena multidão à acompanhar…

  7. Faltou acrescentar apenas uma coisa. Repare que o Santa Cruz é o único time a ter negros em seu elenco.

  8. Incrível… fascinante! Relíquia… espero que não se perca…
    Só não entendi por que alguns jogadores do Sport estavam de saia… tem alguma coisa a ver com a época?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*