O Dia da Bandeira Coral

Final do Pernambucano de 1986: Sport 0x0 Santa Cruz. Zé Neves entra com a bandeira coral na Ilha. Foto: Arquivo/DP

Aristóteles Cantalice apita o fim da partida, em 10 de agosto de 1986. Estava decretado o campeão pernambucano daquele ano, na Ilha do Retiro. Festa dos visitantes corais.

Enquanto Zé do Carmo, Birigüi e Marlon corriam para a torcida, na geral do placar, o jovem presidente coral andava na direção contrária. Zé Neves ainda tentava se dar conta de que a glória era real, até que foi chamado por um torcedor no alambrado…

Se aproximou e recebeu uma enorme bandeira do clube. Tentou tremular a bandeira. Não conseguiu. Era bem pesada. Ele começou, então, a caminhar pelo campo. Sem destino. Até que percebeu que os 37 mil presentes no estádios silenciaram, na expectativa daquela inusitada ação, já próxima ao meio-campo. Zé relembrou a história ao blog.

“Não foi premeditado. Não tinha como ser, pois ninguém esperava aquilo. Quando peguei a bandeira e vi que era muito pesada, pensei: ‘o que vou fazer com essa bandeira aqui?’. Aí, eu lembrei dos filmes de guerra, quando os soldados conquistavam territórios fincando a bandeira. Peguei a bandeira e fui levando, num trote leve. Quando percebi o silêncio das torcidas não teve jeito. Vi a bolinha do centro do gramado. Finquei a bandeira ali. A minha torcida foi ao delírio. Foi muita revolta do outro lado (rubro-negros), mas sem confusão alguma, rapaz. Eram outros tempos.”

A lembrança de Zé Neves volta à tona pois Santa Cruz e Sport voltam a decidir o título na casa leonina. A Cobra Coral tentará o bi 25 anos depois. Sim, em 1987 a taça também foi conquistada na Ilha. O episódio se repetiu? A segurança estava reforçada.

“Hoje em dia eu não consigo imaginar ninguém fazendo aquilo, por causa da violência nas arquibancadas. Teve até gente que tentou, como Carlinhos Bala, pelo Sport, em 2007, mas a Polícia Militar não deixou. A PM ficou ligada. Em 1987, quando o Santa foi campeão lá dentro de novo, foi só eu colocar a cabeça no túnel do vestiário para chegar um coronel avisando: ‘Hoje não, Zé! Pelo amor de Deus, sem confusão'”.

A história já estava feita, Zé. Fora o apelido dado pelos corais ao estádio rival…

Sem dúvida alguma, um dos capítulos mais polêmicos da história do nosso futebol.

Final do Pernambucano de 1986: Sport 0x0 Santa Cruz. Zé Neves entra com a bandeira coral na Ilha. Foto: Arquivo/DP

53 Replies to “O Dia da Bandeira Coral”

  1. EU CONCORDO COM O joão  tricolor ,O  SPORT NÃO  E CAMPEÃO DE 87 E O santinha NÃO ESTA NA  SERIE C KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  2. O “gesto ousado” do grande “benemérito tricolor”, um simulacro de Iwo Jima, O Portal da Glória, feriu apenas de raspão, os brios do Glorioso Sport Club do Recife. Já no ano seguinte, conquistamos nosso 1º título nacional, o que culminou com a participação na Libertadores das Américas. Pouco tempo depois, nova conquista nacional. Desta vez, a 2ª divisão; e ultimamente, mais um troféu nacional e participação destacada no maior torneio continental, com triunfos inéditos para o futebol brasileiro, tais como aquele frente ao Colo-Colo, que até então nunca fora derrotado em seus domínios por nenhuma equipe brasileira, além das vitórias frente à campeã da edição anterior da citada competição. Voltando à cena local, dois Pentas passaram a fazer parte da nossa galeria, afora um ou outro título. Quanto ao “fita-azul”, como costuma-se dizer por estas bandas, caiu mais do que “puleiro de pato!!!!”

    Pelo Spor tudo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Cassoi! Por favor retire esse post, pois você está patrocinando uma coisa muito chata: você está tentando nos humilhar e eu não aceito esse tipo de humilhação ainda mas se tratando do santa cuz.

  4. EU FICO REALMENTE PASMADO DE VER TANTA INOCENCIA NA CABEÇA DE PESSOAS QUE EU QUERO ACREDITAR , QUE COMO BONS PERNAMBUCANOS SÃO UM POUCO INTELIGENTES, ESTOU ME REFERINDO AOS RUBROS- NEGROS QUE AINDA ACREDITAM QUE REALMENTE SÃO CAMPEOES BRASILEIROS DE 1987. ME CUSTA ACREDITAR QUE VOÇES RUBROS NEGROS ,QUE SE DIZEM TORCIDA QUE DÁ ORGULHO A PERNAMBUCO AINDA FIQUEM INSISTINDO NESSA FABULA DE QUE A CBF RECONHECEU ATRAVES DE UM DOCUMENTO QUE O SPORT É CAMPEÃO  DE 1987. PELO AMOR DE DEUS MINHA GENTE ,SERÁ QUE VOÇES AINDA NÃO RACIOCINARAM SÓ UM POUQUNHO ,QUE DOCUMENTO ESCRITO NA CBF , É COMO PALAVRA DITA EM CABARÉ ,OU SEJA  NÃO TEM VALIDADE ALGUMA. POR FAVOR TORCIDA DE PRIMEIRA  DIVISÃO ,É SÓ RACIOCINAR QUE COMO DOIS MAIS DOIS SÃO QUATRO ,AQUELE DOCUMENTO E BOSTA NA AGUA É A MESMA COISA.

  5. E VIVA O FLAMENGO, CAMPEÃO DO BRASILEIRO DE 1987.
    E A COISA, CHORA…..KKKKKKKKKKKKKKKKK

  6. Eu não aguentaria ver o Santa bicampeão. Acho que não vai ser. Mas se o santa for a humilhação será maior do que essa bandeira cravada. Pois como é que pode um time jogando a 4ª divisão ser campeão e depois na 3ª divisao ser bicampeão?

  7. O que ninguém lembra, é que demos o trôco fincando uma bandeirão do Sport no meio do centro do XIQUEIRÃO…kkkkk…

  8. NÃO, NÃO DERRUBEM A ILHA NÃO, POIS É A CASA DE FESTEJOS ONDE MAIS UMA VEZ SEREI CAMPEÃO!!!!!!

    BOYOLÃO SPORT CLUBE O TIME DE ALI BABA E OS 40 LADRÕES, TIME DE LADRÃO, A VERGONHA DO FUTEBOL DO ESTADO DE PERNAMBUCO!!!!!!!

    PENSEM NISSO, ALGUNS BOYOLÕES QUE POR VENTURA NÃO SEJAM LADRÕES!!!!!!

  9. Grande Merda, campeao pernambucano. EU tava na Libertadores em 1988.

    Compara ai..

  10. e um dos episódios mais tristes do nosso futebol(exaltadosé hoje pela nossa pobre imprensa Recifense).o q revela tambem,como somos mediocres e nivelados por baixo!de 1986/87,pra cá SÓ PIORAMOS não só no futebol de Pernambuco.

  11. Eu estava lá vendo tudo com os meus olhos tricolores seremos novamente bi campeão no campo dele já que lá tem arame farpado comum em campo.kkkkkkkkkk

  12. PARA TODOS TRICOLORES, ANO PASSADO A COISA LEVOU LAPADA DE TODOS OS LADOS AGORA ESTÃO SE ACHANDO RUIM E  QUE NA RETA FINAL A COBRA CORAL VAI DEITAR E EM ROLAR A COISA DENTRO DO SEU CHIQUEIRO E CASA DE FESTEJO NÃO CHORE POR MIM LEOAOZINHO SO VAI DAR TRI TRI TRI COLORRRR..

  13. como ja falei antes vamos ser bi-campeao na casa de festejos da eles ja estao tremendo na base.. o presidente deles esta torando aço mas a cobra coral vai dar uma picada nele que e mortal kkkkkk

  14. O IPÓT JÁ PERDEU PARA BISCOITOS MARÍLIA, SAMPAIO CORREIA, FLAMENGO DO PIAUI,…….. DENTRO DA ILHA DA FANTASIA (VULGO MANGUE DA ABDIAS DE CARVALHO).

  15. Bonitoooo… Vou ver o Penarol ELIMINAR O SANTA, VOU VER O TIME DOS INDIOS SER CAMPEÃO DA SERIE D E A MINHOCA COLORIDA (ARCO IRIS) SER VICE!!!

    LINDO, FOI VER CARLINHOS PEIDO DE VEIA, DAR VOLTA OLIMPICA SEM SER CAMPEÃO DE NAAAAAAADA

    EXPONENCIAL É GANHAR DO CORINTHINAS, DO PALMEIRAS, DO INTERNACIONAL, DO VASCO, SER CAMPEÃOOOO DO BRASIL MEU AMIGO CÁSSIO

    SÓ O LEÃOOOOO CONSEGUE!!!

    CHATO, NÃO É FINAR BANDEIRA EM ESTÁDIO, CHATO É SER PELA FIFA É PELO BRASIL O MAIOOOOOOR TIME DE PERNAMBUCO

    EU SOU SPORT PORRRA!!!

    VUMBORA MEU LEÃO PRA CIMA DELAS, ELAS NÃO AGUENTAM, NUNCA AGUENTARAM…

  16. AGORA CHEGOU A VEZ DE ALN COLOCAR A BANDEIRA DO SANTA CRUZ NAQUELE AREAL E MOSTRAR QUE, SE O EX-PORT SE DIZ O PAPAI DA CIDADE, O SANTA CRUZ É O PAI DELES.

  17. A cobrinha quando entra no gramado, fico todo arrepiado ….. Ui, quem fica arrepiado qd vê uam cobra é v. Santa Crui, time de v kkkkkkkkkkk.

  18. Mais um festejo na Ilha da fantasia! Um pedido especial aos rubro-negros: Não derrubem esse local! Precisamos da Ilha do Chié para nossas comemorações kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Avante Santa!

  19. A torcida do santa cruz vai fazer toda diferença……como fez com o TUPI………………..como fez com o PENAROL………….como fez com o SPORT(3 x 1) este ano…..kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  20. vamos lá tricolores comemorar o bi no pagode da jacutinga.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  21. A primeira vez numa casa de festejos agente nunca esquece, foi muito bom!kkkkkkkkkkkk             vamos lá santiha vamos fazer mas uma festa no BOI-TATAHOLLkkkkkkkkk

  22. Uma das poucas glórias da cobrinha Celeste. Realmente é fácil lembrar. Antigamente era mais “aceitável” fazer esse tipo de coisa, mas, nos dias de hoje, fizer isso o “pau come no centro” dentro do estádio. Embora seja humilhante para nós rubro-negros, mas ainda sim é pacífico do que comemorar transformando os arredores do estádio em um campo de guerra sem fim.
    Agora, sinceramente, é pretenção demais dessa cobrinha colorida em chamar de “casa de festejo” o estádio do clube que mais SURROU ele na história e que, de todas as 23 finais entre os dois, apenas 3 o Santa Cruz venceu dentro da Ilha! KKKKKKKKKKK Chega a ser ridículo. Os sarnentos são hoje o segundo maior freguês do Brasil com o placar de Sport 222 x 159 Santa Cruz.

    Crescer é pra quem pode e tem competência!
    Santa Cruz é o único clube de futebol do mundo que acha que é bonito está figurando a toda poderosa Série C e se vangloria disso. Barrou o Náutico em pequenês!!
    Sport, contra tudo e contra todos!!!

     

  23. EITA PRESIDENTE ARRETADO!!!!!!!

    EU QUERIA UM PRESIDENTE DESTE NO MEU CLUBE!!!

    SPORT, 39/40 TÍTULOS EM PERNAMBUCO, DOS QUAIS MAIS DA METADE FORAM GANHOS COM ROUBOS E FALCATRUAS!!! SPORT TIME DE LADRÃO, A VERGONHA DO FUTEBOL PERNAMBUCANO!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*