O adeus do maior jogador da história do Sport

Seleção histórica do Sport. Charge: Humberto/Jornal do Commercio (divulgação)

Raúl Higino Bentancor Ferraro, ídolo de muitas gerações na Ilha.

Apontado por muitos rubro-negros como o maior jogador da história do Sport, o uruguaio Raúl Bentancor faleceu aos 82 anos (veja aqui).

Em 2011, ele integrou a seleção histórica do Leão, quase como unanimidade. Na imagem acima, a sua identificação é fácil. Basta lembrar do apelido: “O Bigode que joga”.

O meia-atacante, nascido na capital charrúa em 1930, se destacou no Danúbio de Montevidéu. Em dez anos, jogou 280 vezes e foi vice-campeão nacional em 1954.

Chegou a ser pré-convocado para a seleção do Uruguai que disputaria o Mundial de 1950, no Brasil. Acabou jogando pela Celeste no Sul-americano de 1953.

Em 1959, o Sport procurava um reforço internacional para o seu plantel, com a raça característica de argentinos e uruguaios. Bentancor acabou se encaixando no perfil.

Chegou ao Recife aos 29 anos e ficou na Ilha até 1963. Foi bicampeão pernambucano, em 1961 e 1962, e disputou o Torneio de Nova York com o Leão, em 1963 (veja aqui).

Segundo o pesquisador Carlos Celso Cordeiro, o craque jogou 254 vezes pelo Leão, começando como titular em 250 partidas. Marcou 91 gols.

Raúl ainda treinaria o Sport antes de voltar ao Uruguai, onde comandou durante muito tempo a seleção juvenil. A homenagem do Leão certamente será tardia…

5 thoughts on “O adeus do maior jogador da história do Sport

  1. Não concordo com Leomar, Dedé e Dinho na seleção de todos os tempos do SPORT!!!

  2. concordo com Tiago Araujo  Leomar não da entender,e ficou  Givanildo  de fora

  3. Tiago Araújo,

    É ninguém menos que o atacante Traçaia, o maior artilheiro da história do Sport. Jogou na Ilha do Retiro de 1955 a 1962 e fez 202 gols.

  4. Cássio, quem é o 1º jogador agachado?

    Betão, Leomar, Ailton, Durval, Magrão, Dedé e Nelsinho;
    ______,Ribamar, Queixada, Raul Betancor,Dinho.

    Na boa, não me conformo com Leomar nessa seleção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>