Final com menos torcedores e menos telespectadores

Finais do Campeonato Pernambucano de 2011 e 2012. Fotos: Diario de Pernambuco

No fim das contas, o Campeonato Pernambucano desta temporada não agradou mesmo nem os torcedores nas arquibancadas e nem o público diante da televisão. Os dados da decisão da competição apresentam um resultado curioso.

A final de 2012 registrou um público menor que a decisão anterior, que reuniu os mesmos finalistas. A diferença foi de 16.332 torcedores. Em relação à audiência na TV aberta, medida no estado pelo Ibope Media Workstation, o hiato é muito maior, de 360.738 telespectadores, o que representa 12 pontos no Grande Recife.

As duas edições finais dos Clássicos das Multidões de 2011 somaram quase dois milhões de telespectadores. Para ser exato, foram 1.983.738, segundo o Ibope. Já a disputa que resultou no bi dos corais agregou 1.623.000 pessoas sintonizadas na telinha.

Confira abaixo os dados de audiência, considerando, além de telespectadores e pontos, o share, que é a porcentagem de aparelhos de TV ligados.

Na sua opinião, qual teria sido o motivo (ou motivos) para essa queda na audiência?

A disputa pelo hexa em 2011 e  o nível técnico de 2012 podem ter colaborado…

Audiência das finais do PE em 2011 e 2012, segundo o Ibope

18 Replies to “Final com menos torcedores e menos telespectadores”

  1. IPÓT, O TIMECO CHAPÉU DO BRASIL: SÓ APARECE NA ABA DO MENGÃO….KKKKKKKKKKKK

  2. FLAMENGO, O CAMPEÃO LEGÍTIMO DA SÉRIA “A” DE 1987.

    O RESTO É RESTO, DENOREX, TRANSITADO EM JULGADO..

    CHORA COISA.

    SAI DA ABA DO MENGÃO.      

  3. Faltou observar que a audiência, tanto na final de 2011 quanto na de 2012, foi maior nos jogos do ARRUDÃO. Mais uma comprovação de quem é, de fato, a maior torcida do Norte/Nordeste. Tô certo ou tô errado?

  4. 1º – Em relação ao público presente: Se o segundo jogo fosse no Arruda e fosse liberada quase a totalidade da carga de ingresso nos dois jogos, com certeza as finais deste ano igualaria ou superaria a do ano passado.
    Pq? O segundo jogo é o mais decisivo, desde q ñ haja uma goleada de uma das equipes no primeiro jogo, e portanto é mais atraente. Por motivo de segurança muitos ingressos deixaram de ser vendidos. Basta perceber o branco q ficou na divisão de torcidas tanto no Arruda quanto na Ilha em relação ao ano passado.

    2º – em relação à audiência na TV: era feriado de dia das mães, consequentemente é comum todos os filhos irem p/ a casa de suas respectivas mães diminuindo o nº de TVs sintonizadas; a transferência de sintonia da TV aberta para a fechada; e outro ponto importante é q o campeonato deste ano estava muito chato, as equipes só jogavam fechadas com medo de perder oq baixou o nível da competição.  

  5. Não podemos deixar de considerar alem de tudo que ja se falou aqui o fato das organizadas terem sido proibidas.

  6. A resposta vem da seguinte observação: de um ano para o outro, a motivação das torcidas mudou de lado.

    Em 2011, a Torcida Coral estava mais animada com o time e com o técnico. Deu no que deu.

    Em 2012, a Torcida Coral andou desconfiada do time e, principalmente, do técnico Zé Teodoro.

    Resultado: menores público e audiência.

    Resumindo, a diminuição de torcedores nos estádios e telespectadores na frente da TV decorreu da força da Torcida Coral.

    Simples assim.

  7. Claro né! o primeiro jogo foi no arruda e o sport era o todo poderoso! q pesquisa imbecil! vai procurar uma troncha de roupa pra lavar!!!

  8. A torcida do Sport não é besta, sabe que as cartas estavam marcadas desde o ano passado. Zé Teodoro avisou no início do campeonato que se a diretoria do tricocô não trabalhasse nos bastidores da FPF o time não ia pra lugar nenhum e o que aconteceu? Chamaram o “Santa” Meira Ricci, o santinha ganhou com folga em numero de penaltis marcados a favor e na final todo mundo viu né… aquele passe do predador pra branquinho adiantado, sem esquecer que no ano passado o Mercante passou a mão deixando de expulsar gente e tudo mais. Quem dá audiência é o Papai da cidade – isto é fato – e com toda essa marmelada o rubro-negro prefere ser roubado na primeirona. Contra tudo e contra todos o Sport ainda é o melhor time do NE.

  9. SIM MAS QUEM FOI O CAMPEÃO NOS DOIS ANOS 2011/2012???

    FOI O SANTA CRUZ POOOORRAAAAAAAAAAA KKKK
    CHUPA BI-VICE ex-portinho huehuehuehuehue………….

  10. tudo isso por conta das bobagens da FPF e BOBO Nordeste..  vcs são o reflexo disso…

  11. Cassio, como é feito essa “apuração”?
    pq aqui onde moro, em Olinda, faltou energia e só voltou no fim do primeiro tempo.
    muita gente estava indo para bares.
    tinha lugar que estava entupido de gente pra assistir o jogo! 
    restaurantes da orla de Olinda, estavam todos lotados.
    teve muitos bares com Telões.

  12. A audiencia deveria em tese ser maior, um time de primeira divisão, outro em franca ascensão (os dois com enormes torcidas), rivalidade, etc. Era pra passar de 40 pts folgado. Mas a má qualidade do campeonato e do 1° jogo também atrapalharam Junta tudo: Sky+campeonato ruim+1° jogo ruim= menor audiência no 2° jogo

  13. O share foi mais alto esse ano que o ano passado, então acho que uma boa explicação estaria na migração de telespactadores para a SKY. É uma tendencia da TV aberta perder audiencia para Tv por assinatura nesses últimos 5 anos. Se fosse assim o Share tbm cairia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*