Incendiando a festa do futebol, só fora das arquibancadas

Torcida do Náutico recebe o time na sede dos Aflitos. Foto: Simone Vilar/Náutico

Em uma luta incessante para transformar o futebol cada vez mais em “peça de teatro”, a Fifa resolveu agora probir o uso de sinalizadores nas arquibancadas.

No Brasil, a prática já era uma tradição, na entrada dos times, ao sair um gol etc. Mas, para a entidade que comanda o futebol, é um artifício que não cabe mais nas arenas.

Nos Aflitos, o tom vermelho dos sinalizadores transformou o estádio inúmeras vezes em um caldeirão. Aos alvirrubros, o dever de continuar a calorosa recepção do elenco. A cada chegada do Timbus entra em ação o projeto Avenida Rosa e Silva em chamas.

Até onde se sabe, a Fifa não tem competência alguma para vetar este movimento, fora do estádio, que funciona como um importante incentivo. Mantém a aura das massas…

Nos pontos corridos na Série A, um sistema iniciado em 2003, o Náutico tem a 16ª maior média de público. Em suas três participações com o modelo vigente no campeonato brasileiro, o Alvirrubro teve um índice de 14 mil torcedores nas 57 partidas no Recife.

A partir de 2013 esses dados serão alimentados na Arena Pernambuco, com 46.214 lugares. Será que teremos algo como a “Radial da Copa em Chamas”?

O mesmo vale para as torcidas rivais do estado, no Arruda e na Ilha do Retiro. O mau comportamento de alguns vai tirando o brilho das festas de outros tantos.

Qualquer dia alguém vai acabar pedindo “silêncio” durante o jogo… Mesmo no gol.

11 Replies to “Incendiando a festa do futebol, só fora das arquibancadas”

  1. Isso é fora do estádio, né? Por isso ninguém sabe a existência do “movimento”.
    Sem dúvidas, a torcida mais prejudicada com essas proibições ridículas da FPF, CBF, FIFA é a Nação Rubro-Negra.
    Ainda na década de 80, o Povão da Ilha fazia a festa com a SPORTMANIA, com fumaças em vermelho e preto, bandeiras e batucada. A torcida foi até destaque no Fantástico da Globo com a maior chuva de papel picado já vista, num jogo do Sport realizado no Arruda.
    Depois chegou a Torcida Jovem e sua bateria nota 10, além das bandeiras e o Bandeirão mais famoso do Estado. A TJS foi pioneira no uso de sinalizadores em Pernambuco.
    O Brasil inteiro ficou babando com a massa na Copa do Brasil de 2008, e o espetáculo na Ilha, com muitos sinalizadores nas Quartas Mágicas, num verdadeiro Caldeirão apelidado pelos adversários de A Bombonilha.
    É lamentável essas proibições, principalmente porque em alguns lugares é permitido, como no Rio de Janeiro, onde as bandeiras e mastros são liberados mesmo com a violência das organizadas.
    Se querem punir as Organizadas, que deixem os torcedores comuns levarem suas bandeiras e sinalizadores aos estádios. É uma ótima maneira de mostrar o exemplo para quem faz bagunça nas ruas.

  2. Huhauahuahauhauhauahuah , inveja mata mesmo … Nem coisates nem minhocas coloridas tem a capacidade de fazer uma festa linda dessa , parabéns a toda nação alvirrubra!!!! 

    CNC Sempre!!!

  3. A Avenida Alvirrubra em Chamas é uma das formas mais bonitas que o torcedor alvirrubro possui de demonstrar seu amor pelo clube.
    O campeonato tá só começando e temos que repetir isso mais vezes, afinal em breve será a despedida da nossa casa =(
    Parabéns pelo texto, Cassio! Muito legal ^^
    É O NÁUTICO!

  4. Betinha, Kellynha, Patricia e Juninho… Estamos ai na foto! Nos torcedores do Clube NÁUTICO Capibaribe fazemos a diferença!

  5. Inveja é mato! Tua torcida não se organiza pra fazer isso nem em 100 anos. PAIXÃO É ISSO!

  6. Essa federação é ridícula! Daqui a pouco nos torcedores não vamos mais poder gritar gol!
    A avenida alvirrubra é perfeita!!! Nos torcedores do NÁUTICO somos um exemplo de torcida.

  7. estão  queimando  A ROSCA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*