Campeão e rebaixado, ao mesmo tempo

Tigre, da Argentina. Foto: Tigre/divulgação

Leia bem o título do post. Já imaginou algo assim? Non sense, mas real.

A situação desportivamente controversa poderá ocorrer na Argentina neste ano. Entenda a curiosa situação abaixo e veja outros campeonatos com fórmulas esdrúxulas.

2012 – Argentina
Um clube campeão nacional e rebaixado no mesmo campeonato. O fato ainda não aconteceu, mas a possibilidade assusta a Asociación del Fútbol Argentino (AFA), que implatou o polêmico sistema de rebaixamento, chamado de “promedio”, em 1983, reunindo as médias das últimas três temporadas para definir os rebaixados.

Após campanhas irregulares, o Tigre disputa o título do Clausura 2012. Com 35 pontos, o clube precisa de uma vitória na última rodada para celebrar a conquista inédita ou, no mínimo, disputar um desempate com o Arsenal de Sarandí, co-líder. No entanto, o Tigre também precisa vencer para melhorar o seu promedio, o 16º entre 20 clubes.

Mesmo com a vitória sobre o Independiente, em casa, o time poderá jogar um playoff para evitar a queda. Entre outras combinações. Ou seja, existe a chance matemática de dois jogos extras: um pelo título e outro pela permanência na elite. Confuso?

2012 – Carioca
E não é que o campeonato carioca deste ano por pouco não registrou uma classificação final difícil de compreender, também com um clube suburbano como protagonista? Depois de perder todos os jogos do primeiro turno (Taça Guanabara), o Bangu fez uma boa campanha no segundo (Taça Rio). Começava aí a bronca matemática.

O Bangu chegou na última rodada da Taça Rio com chance de ser rebaixado, devido à pontuação geral, mesmo garantido na semifinal daquela fase. Por sorte, escapou. Ou seja, o Alvirrubro poderia ter disputado o mata-mata já relegado à B.

No regulamento, um mínimo de alento. Os campeões dos turnos evitam automaticamente o rebaixamento, mesmo que a pontuação geral os coloquem entre os últimos. A lógica é que esses times serão os finalistas do Estadual, campeão ou vice. Vice de turno, não.

1998 – Gaúcho
Uma situação bem semelhante ao Clausura ocorreu no Brasil há 14 canos, nos gramados gaúchos. Na primeira fase do Gauchão, o Brasil de Pelotas fez uma péssima campanha e foi rebaixado como lanterna entre os 11 participantes. Era o início do vexame do torneio.

Contudo, o clube tinha a vaga assegurada à segunda fase devido à classificação conquistada em outro torneio, no ano anterior, apenas com times do interior. Mesmo rebaixado, o Brasil foi avançando na competição e chegou até a semifinal do Estadual.

1985 – Série A
O Coritiba foi campeão brasileiro da Série A com saldo de gols negativo. Existe o registro de apenas outros cinco campeões nacionais desta forma no mundo. Em 29 jogos, o Coxa marcou apenas 25 gols e sofreu 27. Somou dez derrotas, ou 34% da campanha.

Em um torneio repleto de fases, o Alviverde foi avançando sempre no limite da zona de classificação. Até a final foi assim, no Maracanã, com empate e pênaltis. Copeiro.

1977 – Série A
Atlético-MG: 48 pontos, 11 vitórias, nenhuma derrota e 55 gols. São Paulo: 38 pontos, 9 vitórias, 4 derrotas e 40 gols. Ainda assim, o Galo só teve uma vantagem na final: jogar no Mineirão. A decisão terminou 0 x 0 e o Tricolor conquistou o título nos pênaltis.

O Galo teria sido o primeiro campeão invicto na Série A, uma vez que o Inter só venceu o Nacional desta forma dois anos depois. Time mineiro é o único vice assim.

Copa do Mundo
Ainda não aconteceu, mas o formato da Fifa permite um campeão com seis empates, uma derrota, nenhuma vitória e nenhum gol marcado. Basta que o país empate sem gols duas vezes na primeira fase e perca um jogo por 1 x 0 para uma equipe que vença os demais concorrentes com uma vantagem maior, somando nove pontos.

Os outros dois times teriam que empatar em 0 x 0. Assim, o tal time ficaria com a 2ª vaga. A partir das oitavas, empates sem gol e vitórias nos pênaltis. Campeão do mundo!

Torcida do Bangu. Foto: divulgação

4 Replies to “Campeão e rebaixado, ao mesmo tempo”

  1. Pingback: Promedio dos promedios – Cultura FC

  2. A Copa do Brasil também é um exemplo de torneio com regulamento inusitado, Um clube pode ser campeão apenas empatando, desde que em todas as fases empate sem gols em casa e com gols fora, Nunca aconteceu, porém não deixa de ser uma hipótese.

  3. Na copa de 2006 (ou 2002) a Suica foi eliminada sem perder nem jogo (ou sem levar gols), nao foi?

    Foram varios empates e eliminada nos penaltis…em um insosso 0x0 no tempo normal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*