Eurocopa – Clássico geográfico e clássico futebolístico na semi

Eurocopa 2012, semifinalistas: Portugal, Alemanha, Espanha e Itália. Fotos: Uefa/divulgação

Três campeões, com títulos mundiais e europeus, e um eterno postulante à potência. Confira as semifinais de 2012, com a luta pela 14ª edição da Taça Henri Delaunay.

Portugal x Espanha (quarta-feira, 15h45, Donetsk)

O clássico ibérico mais importante da história? O duelo acontecerá pela terceira vez na Euro. Em 1984, empate em 1 x 1. Vinte anos depois, vitória lusa por 1 x 0, em casa. Agora, vale uma vaga na decisão. Há dois anos, nas oitavas de final do Mundial, a Espanha avançou. Novamente, o mesmo cenário em campo, com a coletividade espanhola, abrindo mão de um atacante de área, contra a individualidade de Cristiano Ronaldo, que tem nos companheiros de time verdadeiros coadjuvantes, conscientes.

Alemanha x Itália (quinta-feira, 15h45, Varsóvia)

Sete títulos mundiais em jogo. Um duelo que já decidiu a Copa do Mundo, em 1982, azul. O melhor futebol dos germânicos na competição conta bastante, mas não é suficiente para traduzir em uma superioridade em uma disputa deste porte. A Azzurra, aguerrida como sempre, vem crescendo. Foi assim em 2006, quando eliminou a Alemanha em sua própria casa na semifinal do Mundial.  Pela Euro, são dois empates, em 1988 (1 x 1) e 1996 (0 x 0). Destaque para os líderes Bastian Schweinsteiger e Andrea Pirlo, no meio.

Pitaco do blog para a decisão da Eurocopa: Portugal x Alemanha. Na fase anterior, o aproveitamento nos pitacos foi de 100%. Vamos ver se a sorte se mantém.

Abaixo, as posições do quarteto no ranking da Fifa nos últimos sete meses.

Ranking da Fifa nos últimos 6 meses, com Espanha, Portugal, Alemanha e Itália

6 Replies to “Eurocopa – Clássico geográfico e clássico futebolístico na semi”

  1. Talvez Portugal pudesse enfrentar de igual para igual a Espanha.
    Ocorre que, po cincidência, ou não, parece que a preferência de Platini vai ocorrer, ou seja; Espanha x Alemanha.
    O Juiz indicado para o jogo de hoje é Turco, considerado o pior da Eurocopa e a comissão de Árbitros é presisdida por um Espanhol e tem um Turco.
    Vejamos o que vai ocorrer!

  2. Portugal vem merecendo um título há tempos…2000 ficou em 4º lugar do Euro. Em 2004 chegou até a final. Em 2006 foi semifinalista da Copa do Mundo. E em 2008 e 2010 chegou até a fase mata-mata do Euro 2008 e da Copa do Mundo 2010.
     
    Confio em uma vitória lusitana, pois tem para isso, além de contar com o apoio do melhor jogador europeu da atualidade, Cristiano Ronaldo, que pode fazer a diferença nesse jogo contra a Espanha.
     
    FORÇA, PORTUGAL!!!

  3. Discordo totalmente da parte em que fala que Portugal tem um time de coadjuvantes. A seleção portuguesa tem uma zaga muito sólida, com Pepe jogando no seu mais alto nível. Assim como tem volantes seguros, exemplo de disciplina técnica e determinação é o Raul Meireles. Além da velocidade de Nani (um dos jogadores mais rápidos do mundo)  que atua pela ponta direita. No meio tem o João Moutinho que não é um jogador brilhante, mas que sabe fazer sua função que é de articular as jogadas. Na frente tem o melhor atacante do mundo.
     
    Cristiano Ronaldo realmente faz a diferença e somente em uma seleção do mundo (Argentina) ele teria que dividir o posto de craque. Nas outras seleções ele seria “o cara”, ofuscando outros bons jogadores, como acontece na seleção portuguesa.

  4. Óbvio que quem vai pra final é Alemanha e Espanha. O ruim é que em 2010, a Alemanha era favorita pro título e perdeu pra Espanha. Pode acontecer de novo.

  5. Pingback: Eurocopa – Clássico geográfico e clássico futebolístico na semi : Blog dos Blogs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*