Um bilhão de reais escondido na arquibancada da Série A

Média de público dos principais campeonatos de futebol no mundo em 2011. Crédito: Pluri Consultoria

Entre receitas diretas e indiretas, a Série A de 2011 deixou de produzir R$ 1 bilhão.

O cálculo enorme leva em conta as variáveis da competição, cuja média de público foi apenas a 13ª do planeta. Ficou atrás da segunda divisão de Inglaterra e Alemanha.

Das cem maiores médias de clubes, apenas três brasileiros, com destaque para o Santa Cruz, 39º. Depois, Corinthians em 62º e Bahia no fim da lista. Um da D e dois da A.

Aqui, o índice de ocupação dos estádios foi de 44%, o mais baixo entre as 15 ligas mais populares do mundo. Isso significa que sete milhões de ingressos não foram vendidos.

Ou seja, uma receita direta de aproximadamente R$ 200 milhões deixou de existir no último campeonato brasileiro, só com bilheteria, segundo estudo da Pluri Consultoria.

Entre as causas dessa média aquém do potencial estão a qualidade dos jogos, o preço do pay per view, valores do ingresso e de outros serviços (alimentação, estacionamento etc), condição e acesso dos estádios e, claro, violência. Ao todo, são catorze pontos.

Com as arenas da Copa do Mundo no país, a empresa prevê um acréscimo de 40% na média de 2011, elevando o índice a 20.500 torcedores por jogo, o que não ocorre há quase três décadas. Com isso, a taxa de ocupação chegaria a 60%.

Para superar este patamar, medidas adicionais precisam ser estudadas o quanto antes.

43 thoughts on “Um bilhão de reais escondido na arquibancada da Série A

  1. Pingback: As 100 maiores médias de público. Um recifense, em três cores | Blog de Esportes

  2. DOMINGO JÁ PODEMOS SER LIDER DA MAIOR MEDIA DE PUBLICO DO BRASILEIRO EM APENAS UM JOGO!

    SANTA CRUZ  ♥

  3. O SANTA CRUZ FUTEBOL CLUBE ESTAVA NA 4ª E INCOMODAVA, NA 3ª INCOMODA MAIS AINDA, FIM DO ANO NA 2ª E BURRO-NEGROS E ALVIROSAS SE ROENDO, EM 2014(ANO DO CENTENÁRIO) NA PRIMEIRA O SANTACRUZENSE LÁ DAS BANDAS DO ARRUDA VAI FICAR INSUPORTÁÁAAVELLLL…KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.

  4. O FUTEBOL DO BRASIL ESTARA SEMPRE VOLTADO AO EIXO RIO/SAO PAULO, ESTA NA HORA DO POVO DA REGIAO NORTE/NORDESTE SE UNIREM CRIAREM UMA LIGA QUE FUNCIONE DE FORMA QUE SEU CAMPEAO E VICE, VÁ DIRETO PARA AS LIBERTADORES DA AMERICA, SULAMERICANA. CRIAR TAMBEM UMA COPA DIGNIFICADORA AOS ANSEIOS DE CRESCIMENTO DE UMA REGIAO TAO MALTRATADA DO POVO SUL E SUDESTE; COMO VEM SENDO MASSACRADO OS QUE FAZEM A SERIE C, QUE MOSTRA A REALIDADE NUA E CRUA, SENHORES QUE FAZEM O ESPORTE NA REGIAO NORTE/NORDESTE ESTA NA HORA DE NOSSO GRITO DE LIBERDADE QUEM SABE SE ESTA SIMPLES IDEIA VENHA AS MENTES INTELIGENTES DOS QUE FAZEM O ESPORTE; SEM MAIS, PARABÉNS A IMENSA MASSA TRICOLOR PERNAMBUCANA QUE CERTAMENTE IRA LOTAR O ARRUDAO NO SEU PRIMEIRO JOGO DA SERIE C, NO PLANETA TERRA QUE QUERAO QUE NAO O SANTA CRUZ TEM 3O LUGAR.

  5. Acho que posso chamar o leitor Helio Ferreira de preguiçoso também, pois ele não procurou a informação aqui e preferiu o caminho mais fácil, de afirmar que o blog “não escreveu uma linha sobre isso”.

    Mas o blog publicou em 13 de maio deste ano, algumas horas depois da final do Estadual vencido pelos corais, o post final sobre a média de público da competição (sim, pois ao fim de todas as rodadas houve um post sobre este tema).

    Link: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/?p=60744

    Esse também, quando o Santa se garantiu matematicamente como a maior média do ano: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/?p=59071

  6. he he he he
    1- Os torcedores do isporti “Ré”cife quando NÃO TEM ARGUMENTOS, começam a falar do passado e inverdades (como o preço do ingresso). 2- Afinal, vocês não são ELITE?? Então, quem é elite, que pague mais (tem dindin pra isso). Somos modestos, natural pagar um valor mais acessível. Lembro que o isporti só é reconhecido como campeão brasileiro de 87 aqui em PErnambuco (por torcedores do sport!!), no resto do Brasil, é só perguntar: Só dá FLAMENGO!!
    Vamos falar de PUBLICO nos estádios… No Camp. Pernambucano 2012, o Santa Cruz pôs 70.000 pessoas a mais que o segundo colocado (sport). Ou seja, um arrudão transbordando de torcedores. Onde está isso? No site da Federação Pernambucana de Futebol (Vá lá ver rubro-negro preguiçoso!!), mas nem o blogueiro (torcedor do sport), nem a imprensa pernambucana (90% do sport) escreveram um linha sobre isso. Taí um estudo internacional para por o Santa Cruz mais uma vez em evidência.

  7. fatos e fatos 60mil e normal para nos tricolores morram de invejas burros negros que nem em sonho voces conseguiram,vou tomar outra bramma

  8. essa pesquisa esta errada, podem pegar a media dos últimos 50 jogos de cada clubes do mundo,  o SANTA CRUZ fica em 1º lugar.
    EU Já fiz esta pesquisa…CONFIRAM E MORRAM de inveja  BURRO-NEGROS !!!!!!!!!!!!!! KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  9. Querem transformar o ÇANTA CRUI, em time grande de todo jeito, o bom é que soa como piada e rir é preciso, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  10. caro marcilio voce so pode ser burro negro para ser tão iludido o ingresso ta na copa do brasil contra o são paulo do santa foi 20 e 40 reais e não tinha tcn e deram 55mil e chato mais pura verdade agora voces numca conseguiram encher a casa dos festejos ,mesmo com a torcida adversaria que so da 30mil e voces no maximo so colocam 22mil, voce esqueceu que teu timeco usa tambem o tcn e mesmo assim não  lota ,ja cansamos de lotar o arrudão sozinhos isso e numeros e quanto a numeros não a argumentos. A casa do mangue e 30mil e voces so botam 22mil e muita diferença,a distancia e muinto grande,vai tomar uma bramma.

  11. OS NOSSOS ADVERSÁRIOS NÃO ERAM PARA FALAR ASNEIRAS SOBRE O SANTA CRUZ: SOMOS BI CAMPEÕES PERNAMBUCANOS EM CIMA DOS SÉRIES A; CAMPEÕES EM PÚBLICO NO BRASIL E NA AMERICA DO SUL; SOMOS A TORCIDA MAIS APAIXONADA DO BRASIL. VOCÊ NEM CANTAM O PRÓPRIO HINO DO SEU CLUBE, QUANTO MAIS TER A MAIOR TORCIDA. FAÇAM UMA PESQUISA E VEJAM QUE TODO TRICOLOR DO ARRUDA Á PARTIR DOS 2 ANOS DE IDADE CANTAM O NOSSO HINO COM MUITO ORGULHO! ISO É FENOMENAL! E O SANTINHA SEMPRE NA CRISTA DA ONDA. SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  12. Cássio da Internet , 

    O problema do público aqui no Rio é o fechamento do Maracanã. O Engenhão é um estádio muito mal localizado para a grande maioria do público. O Flamengo vinha de médias de 40 mil pagantes na série A em 2007 , 2008 e 2009 , os três últimos anos de Maracanã aberto. O Fluminense também viu sua média de público cair em 40% depois do fechamento do Maracanã.

  13. VEJAM SÓ, A DISPARIDADE: BOCA X CORINTHIANS DISPUTANDO UM CAMPEONATO SUL AMERICANO CHAMADO LIBERTADORES DA AMÉRICA. PÚBLICO: 49 MIL APROXIMADAMENTE;

    SANTA CRUZ X GUARANI DE SOBRAL DO CEARÁ (TALVEZ ESSE CLUBE NO SUDESTE E NO SUL NINGUÉM CONHEÇA). SÉRIE C OU TERCEIRA DIVISÃO DO BRASIL, QUE PRA MUITOS CLUBES ESTA SÉRIE NÃO É NADA. PÚBLICO DE 40 À 50 MIL PESSOAS NO PRÓXIMO DOMINGO NO ARRUDA, COM INGRESSOS Á 40 E 20 REAIS. É POR ESTE MOTIVO QUE HOJE SOMOS CONSIDERADOS A TORCIDA MAIS APAIXONADA DO BRASIL E ESTAMOS NA 39º TORCIDA DO NOSSO PLANETA, SUPERANDO TODOS OS CLUBES BRASILEIROS COMO TAMBÉM DA AMÉRICA LATINA.

    QUE NOSSOS CONCORRENTES ACABEM COM ESSA HISTÓRIA DE IMGRESSOS DE 1 OU 5 REAIS. PORQUE, MOSTRAM QUE VOCÊS ESTÃO DESPREPARADOS PARA VER O SUCESSO DOS OUTROS. DEIXEM DE SER INVEJOSOS E PROCUREM FORMAR TORCEDORES APAIXONADOS COMO SÃO OS QUE FAZEM PARTE DAS REPÚBLICAS INDEPENDÊNTES DO ARRUDA. QUANTO MAIS VOCÊS PROCURAM NOS DENIGRIR, MAS O NOSSO SUCESSO RELUZ. SAUDAÇÕES TRICOLORES!

  14. Morram de inveja torcida da coisa kkkkkkkkkkkkkkkkk
    SANTA CRUZ é grande demais pra vc’s…

  15. Eu acho ridículo são os públicos dos times do Rio, acho que o único que se salva lá em média é o Vasco, posso até estar enganado, pois estou tirando pelo jogo que vi contra o Cruzeiro.

  16. O PUBLICO QUE VAI DA NO ARRUDA DOMINGO… O XPORT NAO VAI COLOCAR EM TODOS OS JOGOS DA SERIE A…

    KKKKKKKKKKKKKKKKKK

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>