Estádios pernambucanos na terceira idade

Estádio antigo

Os três grandes palcos do futebol pernambucano já apresentam idades avançadas.

A Ilha do Retiro celebrou nesta quarta-feira seus 75 anos de história. Também na terceira idade, os Aflitos completou 73 anos de inauguração em 25 junho.

No mesmo mês, o Arruda chegou a quatro décadas, o mais novo dos três. Porém, o estádio coral não sofre uma grande intervenção desde 1982. Ações paulatinas e só.

O mesmo se aplica à casa alvirrubra, cujo projeto de ampliação de Rapahel Gazzaneo foi concluído há dez anos. No reduto leonino, o último setor erguido foi em 2007.

Um gramado novo aqui, um placar eletrônico mais moderno ali, mais cadeiras e ponto. Para aí o reforço na infraestrutura dos principais estádios do Recife. Defasados.

A partir deste ponto vem a indagação sobre o cenário cada vez mais evidente que se projeta para o futebol brasileiro para os próximos anos.

Com o objetivo de valorizar a milionária Série A, consolidada nos pontos corridos e com 20 clubes, a CBF passaria a exigir dos participantes, após a Copa do Mundo no Brasil, praças esportivas de “última geração”, com o padrão próximo ao europeu.

Não só em Pernambuco, mas em todo o país já existe a especulação de uma pressão natural sobre o campeonato brasileiro, mas que poderá virar uma pressão política.

São doze arenas para o Mundial, com a clara necessidade de operação, e outras já em construção, com destaque para os novos estádios de Grêmio e Palmeiras.

Nessa lógica, algumas cidades tradicionais no esporte nacional também teriam que se adequar rapidamente, como Goiânia, Florianópolis e Belém.

Tanto no conforto dos torcedores no estádio quanto na acessibilidade.

A aposentadoria dos Aflitos e da Ilha está encaminhada. O Arruda precisará se esforçar para se manter no mercado. História à parte, a renovação parece irreversível…

Estádio antigo

 

15 Replies to “Estádios pernambucanos na terceira idade”

  1. VOCÊS SABEM QUE É O MAIOR VENCEDOR DENTRO DA CASA DE FESTEJOS?
    DOU UM DOCE QUEM ACERTAR.

  2. Estava por aqui, investindo meu valioso tempo na leitura de alguns comentários e me assusta como comentários do tipo do Sr. Carlos Cruz são liberados pela moderação. Aliás, que moderação! Não ficaria assustado se mais um comentário meu fosse cortado, sem moderação.

  3. AS VEZES FICO LENDO CERTOS COMENTÁRIOS DE LEITORES DESTE BLOG E ME PERGUNTO, QUAL É O NÍVEL INTELECTUAL DE CERTAS PESSOAS, COMO NO CASO DA PESSOA ACIMA CARLOS CRUZ. AMIGO NÓS SOMOS PESSOAS  DE SORTE POR TERMOS UM VEÍCULO DE COMUNICAÇÃO FANTÁSTICO COMO A INTERNET.  PARE DE ESCREVER BOBAGENS E XINGAMENTOS A PESSOAS E INSTITUIÇÕES  TÃO IMPORTANTES COMO NÁUTICO E SANTA. COMO DIZIA JOHN LENNON:TOLO É AQUELE QUE ACHAM QIE OS OUTROS SÃO TOLOS, OU SEJA PARA DE FALAR SHIT. SAUDAÇÕES ALVIRRUBRAS CONSCIENTES E NÃO FANÁTICAS.

  4. Outra característica desse doença é que eles, os doentes, se identificam, interagem e trocam elogios entre si. Percebem a igualdade de ideias e se identificam, ou seja, SE AMAM!

  5. Esse tal de Carlos Cruz é um maluco completo. E o pior é que a torcida do Sport está de malucos como esse cara, vida Ana Pedrosa.

    Oque esse caras do Sport fazem vai além do Narcismo, megalomania e arrogância… Esse termos são o mínimo para definir isso. 

    É um quadro de patologia acentuada. Temos que levar alguns torcedores do Sport, como cobaias (Carlos Cruz, Ana Pedrosa e Guilherme de Aquino se habilitariam?), para estudos médicos mais detalhados sobre essa doença chamada “fanaticismus rubro-negrus”
    Meu Deus… Obrigado por ter colocado o Santa Cruz nesse mundo! Cada dia te agradeço por ter me dado a sabedoria – e o sentimento – de escolher o clube certo!

  6. otima materia, uma  pena que alguemcom uma boca de vaso sanitario como o carlos cruz entra aqui e faz comentarios , parece que estar sobre efeitos de  ” medicamentos ” .

  7. Carlos Cruz, você é realmente um SPORTISTA. Inteligente, culto e de bom gosto. Tem no sangue e nos genes, o valoroso SPORT CLUB DO RECIFE.  Realmente a nossa superioridade é inquestionável. Só os IGNORANTES /INVEJOSOS /DESPEITADOS E MEDÍOCRES,  SE FINGEM DE CEGOS.

  8. Muito interessante as fotos, as vestimentas eram muuuuuuuuito diferentes.
    O SPORT tem que ampliar, o Capibaribe pode ficar com estádio vazio se aumentar muito, e o arruda já é mto grande, lota uma vez por ano, apesar de ter uma média muito boa, lotar é uma no máximo duas vezes por ano, necessita de uns ajustes para embelezar o estádio.

  9. PARA O MAIOR IDIOTA DA MAIOR TOCIDA, ESCRITA POR ELES, BURROS NEGROS…. 
    NO SAGRADO GRAMADO..OPS….LAMADO DA CARANGUEIJO…FILHO DO SEU PAPAI O FLAMENGO, AQUELA CARNIÇA VAI FICAR SEU IMENSO PASSIVO AQUELE CHIQUEIRO QUE COMPLETA HOJE 75 ANOS DE SUA INVASÃO PELO CUSTUREIRO GHEDES UMA… VAI GRANDES MEGALOIDIOTAS NOSSA ARENA VOCÊS VÃO TER QUE ENGOLIR…E O NOSSO FUTURO PRESIDENTE TAMBÉM…rsrsrsrsrsrsr. NÁUTICO ,O ÚNICO HEXACAMPEÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCO

  10. O maior vencedor da Ilha do Retiro, depois do próprio dono, é o Santa Cruz!

    Parabéns ao Santa Cruz, que tem moral pra colocar o maior rival para limpar o resto de suas festas na Casa dos Festejos!

  11. UMA REPORTAGEM BOA DESSA E ENTRA UM IMBECIL DESSE , CHAMADO CARLOS CRUZ PRA FALAR MERDA. SÓ PODE SER LOUCO E PSICOPATA COM TODA SUA TORCIDINHA DO MANGUE. VAI ESTUDAR SEM CULTURA, E ACHA QUE TEM UM GRANDE TIME. É MUITO ZÉ RUELA ESSE CARA.

  12. Veja a sacanagem da CBF: Não foi o Salgueiro que fez essa lambança na série C, e ele está sendo PUNIDO.Ora,marcar  o jogo com o MALDITO Treze para uma quarta-feira,decisão de Libertadores,é pura SACANAGEM com os torcedores do Salgueiro Os jogos do Treze em Campina Grande,deveriam ser às 21:50h.

  13. O chiqueirinho róseo-aflito já no bolso do Dubaço: este, pagará 180 milhões de lascas pelo poleiro de Berilo. A barbie jogará na Arena do Eduardinho Campos, ficando sem patrimônio nenhum. O Estádio Estadual de Pernambuco – vulgo Pinicão -, sendo usado pela sarneta. EMPRÉSTIMO GALÁTICO foi realizado no BANDEPÃO, e NEM UMA LASCA FOI AMORTIZADA ATÉ AGORA (04.07.12, 19:41 h) . Assim, em muito breve, o PINICÃO será acoplado” à administração de DUDU, nosso Xerife Estadual. Segundo CABULOSO e ZÉ DO RÁDIO, o o DUDINHA pretende demolir o desdentado da favela do arruda, para surgimento de uma VILA PARA O RESTANTE DOS MORADORES DESCAMISADOS DA BEIRA DO CAPIBARIBE. Verdadeiro PRESENTE DE GREGO, a sarneta nem arame tem para sua mínima manutenção: é luz cortada, água desligada, banheiros sem vasos (todos entupidos), etc., etc. ATUAL PRESIDENTE E EX, todos AZULEJADOS, já entrando em entendimento com a Prefeitura de Paulista, para arrendamento do estadinho de lá. 

    NO SOLO SAGRADO LEONINO, a ILHA DO RETIRO, gloriosamente, vivendo seus últimos dias. O MEGADUBEUX, em breve, dando início à construção da MEGA ARENA SPORT, que será a MAIS COMPLETA DO PAÍS, além de uma das MAIS ESPETACULARES E FANTÁSTICAS DO PLANETA, bem como uma DAS DEZ MARAVILHAS DO MUNDO MODERNO. Puts! 

    PELO MEGASPORT ESPETACULAR, UMA RAZÃO PARA VIVER, O MAIOR CLUBE E DE MAIOR TORCIDA DO NORTE E NORDESTE BRASILEIROS, TRÊS PATADAS ATÔMICAS NACIONAIS, SEGUNDA MAIOR MÉDIA DE PÚBLICO em pontos corridos do FUTEBOL NACIONAL (
    framedo – 23.321 abilolados, SPORT: 21.484 loucos/doentes), TERCEIRA MAIS TEMÍVEL TORCIDA DO FUTEBOL BRASILEIRO (escolhida por 300 cracaços), apenas atrás do Corinthians e framedo – este o ÚNICO E VERDADEIRO DETENTOR DA TAÇA DAS BOLINHAS DE ISOPOR), O CABULOSO E FOLGADOS MEGAPAPAI DO NORDESTE, TUDO!!!

  14. O Arruda não é ampliado porque não tem pra onde ampliar. Na verdade, tem que diminuir a capacidade se for concretizado o “Projeto Arena Coral”.

    O Arruda só teria como ampliar se fosse “desconstruído” a área de ‘design’ feito pelo arquiteto projetista. A área seria a ampliação do anel superior onde tem duas “descidas” de lances arquibancadas, claramente feito com cunho visual.

  15. Em março ALN levou o projeto da arena coral para prefeitura, até hj não se falou mais nada. Nem ninguém da imprensa pergunta ao presidente como anda as coisas. Os dirigentes de Pernambuco só falam em arena quando o time anda mal.  Então desse jeito fica complicado. A imprensa teria que pressionar tbm, pelo menos agitar o torcedor. Ou os presidentes dão uma decisão certa ou não. 

    Sei que uma Arena não sai da noite pro dia, mas a muito tempo q há especulações, e só.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*