Supercopa América

Américas do Norte, Central e do Sul

Há quase vinte anos começou a aproximação política entre as confederações de futebol das Américas, com a Conmebol no Sul e a Concacaf na região Central e no Norte.

Tudo a partir de um convite do presidente da entidade sul-americana, Nicolás Leoz, aos dirigentes de México e Estados Unidos, que toparam na hora a ideia de jogar a encorpada Copa América de 1993, no Equador. O torneio passaria de dez a doze  países.

Desde então foram oito edições, sempre com convidados. Também já viajaram para cá Honduras e Costa Rica, além da inusitada presença do Japão em 1999.

Contudo, o termo “convite” está com os dias contados. Uma longa articulação projeta o que se imagina há muito tempo. Um torneio em larga escala com os três continentes.

Colabora para isso uma data especial. Em 2015 haverá a Copa América no Chile, já acordada. No ano seguinte, porém, será o centenário da competição, que em 1916 teve Buenos Aires como sede, apenas quatro países e seis jogos.

Argentina, Uruguai, Brasil e Chile entraram em campo nos acanhados estádios de Gimnasia y Esgrima e Racing, com título celeste. Já naquela temporada a tradicional taça, comprada em uma joalheria na capital argentina por dois mil francos suíços.

Para a provável edição especial, a Copa Centenário, seriam dezesseis seleções, sendo dez da Conmebol e seis da Concacaf. Para quebrar qualquer laço histórico, a inédita competição teria como sede… os Estados Unidos, e sua infraestrutura imbatível.

A ideia poderá ser estendida para torneios de clubes, que já contam com times mexicanos. Entrariam representantes de outros países na Libertadores.

As Américas do futebol caminham para se tornar um único continente, enfim.

4 Replies to “Supercopa América”

  1. Eu penso que é uma excelente oportunidade para a libertadores crescer e se tornar “mais mundial”, como a liga dos campeões. Acho que a inclusão dos times Norte-Americanos fará com que a competição se desenvolva, mais pela sua estrutura e o dinheiro que irá entrar com a participação deles, além de que acredito que eles irão se desenvolver mais no futebol quando nós os enfrentarmos e imagino que com isto o futebol irá ficar mais popular por lá.
    Também comemoro a inclusão dos melhores times da concacaf, os mexicanos, acho que eles têm muito a acrescentar à competição.
    As partes boas desta integração parariam por aqui, os mexicanos pelo alto nível dos seus times e os americanos que aumentariam a verba da competição, além de que com o tempo seus times devem crescer significamente. Já com relação aos outros países imagino eu que o nível das equipes destes países é dos times da Bolívia para baixo, com todo o respeito as equipes bolivianas, mas são as que eu considero as mais frágeis do continente sul-americano, inclusive a seleção boliviana. No mais, acho que o balanço final será positivo!
    Meu modelo proposto para a copa libertadores da AMÉRICA, ou liga dos campeões da América seria:
    Divisão do número de clubes por países:
    Brasil e Argentina – 5 equipes cada;
    México e EUA – 4 equipes cada;
    Costa Rica, Caribe*, Honduras, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolivia, Chile, Paraguai e Uruguai – 2 equipes cada;
    Panamá, Belize, El Salvador, Nicarágua, Canadá, Guatemala – 1 equipe cada;
    Atual Campeão da liga dos campeões da América – 1 vaga;
    Atual campeão da liga América** – 1 vaga.
    * – Para quem não conhece, há um campeonato nacional do Caribe, um total de 30 países compõem o Caribe (futebolísticamente) e estes países têm seus reprensentantes no campeonato do Caribe. Países como Jamaica e Cuba fazem parte deste campeonato, ou seja, seus países disputam o campeonato do Caribe. O país com mais times vitoriosos no Caribe é Trinidad e Tobago, com ampla vantagem para os times Jamaicanos e os Porto-riquenhos, apenas estes 3 países já tiveram times vencedores no campeonato do Caribe.
    ** – Torneio similar a liga Europa que terá para suceder a sul-americana.
    No total – 48 equipes
    Primeira Fase – Seria fase de grupos, 8 grupos de 6 equipes cada, os times da mesma chave se enfrentam em turno e returno e os dois primeiros de cada chave passam as oitavas de final.
    Oitavas de final – Os cruzamentos nesta fase seriam do mesmo modo como é a libertadores hoje, o melhor primeiro pega o pior segundo e assim sucessivamente, mas a partir das quartas de final os cruzamentos serão sorteados até a final, que ainda será em dois jogos.

    Sobre a copa América integrada, acredito que com 16 seleções estaria de bom tamanho a disputa.

  2. Acho que seria melhor uma sede no Canadá, lá tem muitos campos bons, e está uma seleção que quando tive oportunidade de acompanhar um amistoso, jogou de igual pra igual com a do tio sam.

  3. O ASSUNTO É UMA FUTURA EVOLUÇÃO DA LIBERTADORES E CONSEQUENTEMENTE DA SUL AMERICANA , O CARA ME VEM COM UM ASSUNTO DO FUTEBOL AMADOR DA SERIE “C” O TREZE , O RIO BRANCO E A PORCARIA DO ÇANTA NUM DEVERIA NEM EXISTIR MAIS!!!

    EU QUERO SABER DE IMBRÓGLIO DA SERIE “C” ESSE CAMPEONATO SE BRINCAR É CAPAZ ATE DE SER ANULADO ESSE ANO!!!

    VAMOS FALAR DE CAMPEONATO PROFISSIONAL OU SEJA SERIE “A”!!!

  4. CBF paga R$2.100.000,00 (dois milhões e cem mil reais) de multa ao Treze Futebol Clube da Paraíba; é obrigada a retirar o Rio Branco/AC da Série C e, por desobediência á ordem judicial, o Presidente José Maria Marin e o arrogante, prepotente e INDICADO Virgílio Elízio (empregado da CBF) serão processados criminalmente, ou seja, réus em processo criminal. Vejam o link => http://www.cbf.com.br/media/475789/of%20dco-ger%20158.12%20de%2006.07.12%20-%20alterac%CC%A7a%CC%83o%20da%20tabela%20da%20se%CC%81rie%20c.pdf
     
    Entendo que o Treze está sendo muito PORRETA em peitar a CBF e a OMISSA IMPRENSA NACIONAL!
     
     
    Um torcedor brasileiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*