O escudo da CBF para a Seleção e campeões nacionais

Uniformes de Palmeiras e Vasco, campeões da Copa do Brasil de 2012 e 2011, respectivamente. Crédito: Palmeiras e Vasco/divulgação

Criado em 1917, o escudo da Confederação Brasileira de Desportos (CBD) passou por inúmeros ajustes até a versão atual, já com a sigla da CBF. Apesar das mudanças, a marca não perdeu a sua característica original. Confira toda a evolução aqui.

Além do uniforme da Seleção Brasileira, o tradicional distintivo pode ser ser utilizado em ocasiões especiais pelos próprios clubes filiados.

A premissa é simples, o que não significa facilidade. É necessário ser campeão nacional.

Originalmente, era preciso ser campeão brasileiro da Série A, em uma cultura adotada no início da década de 1990, paralelamente à popularização das camisas de náilon.

Após alguns casos isolados, a entidade que regula o futebol nacional autorizou nos últimso anos a costura do escudo nos uniformes dos campeões da Copa do Brasil.

Anteriormente nas mangas. Agora, na parte frontal do uniforme.

O privilégio, para as duas competições nacionais, tem validade de um ano, obviamente.

No caso palmeirense, campeão do mata-mata deste ano, o novo uniforme com a marca destacando a conquista foi divulgado poucos minutos após o jogo em Curitiba.

O objetivo é fortalecer a venda através do patch, o pequeno diferencial na camisa.

Acima, os modelos dos vencedores da Copa do Brasil de 2012 e 2011. Abaixo, as camisas do campeões brasileiros de 2011 e 2010.

O que você acha da ideia de colocar o emblema da CBF na camisa do campeão? Você concorda que as duas competições tenham o mesmo direito?

Várias competições de grande porte passaram a adotar o escudo de campeão, como a Copa do Mundo, em 2006, e o Mundial de Clubes, em 2007 (veja aqui).

A medida é considerada um bônus da conquista. Não é obrigatório…

Camisas de Corinthians e Fluminense, campeões da Série A em 2011 e 2010, respectivamente. Crédito: Corinthians e Fluminense/divulgação

14 Replies to “O escudo da CBF para a Seleção e campeões nacionais”

  1. Concordo com Adriano…. Acho super importante, ainda mais com toda a visualizaçao… Quero comprar a camisa nova, mas so qdo o Corinthians colocar o da CONMEBOL….o do BR11 nao vai por mesmo nas camisas de jogos , so foi pro torcedor… A FIFA obriga o campeao mundial por…..sempre em Janeiro ..vide Barcelona…

  2. Gosto muito desses emblemas… que simbolizam a conquista,pena que o Corinthians não colocou o da Conmebol por enquanto e nem o do Brasileirão, onde acima na imagem mostra, mas é na camisa de jogo-comemorativa e não na desse ano ….

  3. Apesar da CBF ser cheia de gente suja lá dentro, eu aprovo o emblema da CBF na camisa, por 1 ano. Foi como o RAZÃO disse aí em cima. Eterniza a conquista por 1 ano e com certeza impõe um certo respeito, pras equipes que vieram jogar contra. Eu memso vou comprar a camisa do Palmeiras com o emblema da CBF neste ano de 21012. Saudações do maior do Brasil, com 11 títulos nacionais.

  4. Na verdade tem sim que colocar, é uma forma de quem defronta este time, saber que o time foi campeão, é uma coisa que eterniza o titulo por 1ano, é sim bacana, o cara que fala que é zuado, isto aquilo outro, ou torce para botafogo, atletico mg, goias, ceara, figuerense, avai, atletico paranaense, coritiba, portuguesa, america mg, ipainga etc, deve torce para cluber que nunca consegue ganhar um titulo nacional, e para quem não sabe, ja a conebol obriga o time campeão da sulamericana e libertadores, de usar o simbolo da conebol nas competições que ela federa, parabens aos clubes campeões, e aos que não consegue ganhar nacional, não consegue não pelo fato de ser pequeno, mais pelo fato de ser vitima de diretorias corrupitas!, com exceção do atletico mg e do botafogo que nunca sera time grande, porque tem a barriga menor que a boca!

  5. O Tupi (campeão da Série D) usa o emblema, Cássio. O lance de usar o escudo veio muito na onda do campeonato italiano, no qual o scudetto substituía, até os anos 90, o próprio escudo do clube (que ia pra manga, ao menos em camisas que já vi da Juventus e do Milan), à exceção do emblema da Copa da Itália (que parece com o emblema da Força Aérea Italiana). Mas eles próprios já abriram mão de substituir o escudo pelo símbolo da conquista e é comum ver as camisas com o scudetto na frente. No mais esse fetiche por estrelas e emblemas começa a decair… vide o próprio Corinthians, que optou por tirar todas as alusões às suas conquistas por um escudo mais “limpo”…

  6. Ñ vejo nenhuma necessidade de acrescentar o escudo da CBF nas camisas dos clubes campeões.
    Pelo lado marcadológico, acho q ñ incrementa em nada a venda de camisas e tbm por si só ñ atrairá mais patrocínio. O aumento de vendas e o aumento de patrocínio em minha visão se dará pelo próprio título conquistado e ñ pelo emblema da CBF.

    Eu como torcedor prefiro meu manto sagrado limpo, somente com o escudo do meu clube, mas se for comprovado q o incremento do escudo da CBF, por si só, trará maiores patrocínios ñ faria questão de meu clube colocá-lo na camisa.

  7. engraçado q o Sport não utilizou mesmo o distintivo da CBF-Globo quando ganhou a copa do Brasil em 2008.sinceramente,o q tem de gente com”moralismo”(HIPOCRISIA),é impressionante!amo meu telhado de vidro!

  8. Sou Rubro Negro e não quero o meu manto sagrado com este símbolo corrupto dessa entidade falida.

  9. Assim como o Diego, também concordo em não colocar.
    Primeiro porque a CBF é uma instituição vendida, então por que colocar seu escudo no manto do meu time?; segundo porque a conquista de um título se deve unicamente (ou deveria ser, excetuando casos do famoso “apito amigo” e afins) aos esforços do time, do clube.

  10. Eu que não quero manchar a Linda camisa Rubro-negra com esse escudo de uma entidade desonesta e indigna. Prefiro ganhar e não usufruir desse direito q só vem a divulgar o nome da Confederação Brasileira de Falcatruas. Totalmente contra a CBF!

  11. Esse Diego só pode ser algum alvirrubro que não consegue ganhar nem título estadual. Por isso não quer ver ninguém com escudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*