1/3 da lotação da arena caminhando sobre os trilhos

Metrô do Recife

Aproximadamente 15 mil pessoas deverão se deslocar até a Arena Pernambuco através do metrô. O cálculo foi confirmado pela secretaria extraordinária da Copa no Recife.

O número corresponde a 1/3 da capacidade do novo estádio, de 46.214 lugares.

Com a demanda, deverá ser lançada em breve uma campanha educativa sobre o transporte nas linhas do Metrorec, o que faz parte do plano de mobilidade da Fifa.

Como os jogos na Copa das Confederações em 2013 e no Mundial em 2014 serão realizados em feriados decretados pelo governo do estado, também já está em estudo a viabilidade do acesso desta gama até a arena numa situação comum, com os clubes.

Pós-Copa, nada de feriados ou vias diretas para o tráfego de torcedores…

Por isso, a nova Estação Cosme e Damião, a dois quilômetros do palco central da Cidade da Copa, deverá ser o ponto de chegada de muitos torcedores, com ônibus expresso.

Atualmente, o percurso nos trilhos entre as estações do aeroporto e da arena, com tarifa unificada, é de 1 hora e 15 minutos, passando por 17 das 28 estações da rede.

Novas composições para o metrô estão na pauta. Serão necessárias para aliviar o fluxo. Ao torcedor, a possível (provável?) rota para grandes partidas de futebol. Nos trilhos.

Pelo menos para 1/3 da massa em um jogo com casa cheia…

Qual é a sua opinião sobre o transporte via metrô? Você deverá fazer parte disso?

14 Replies to “1/3 da lotação da arena caminhando sobre os trilhos”

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  2. Para mim o Metrô não vai fazer muita diferença, já que moro em Rio Doce-Olinda, e não tenho nenhuma linha de Transporte público que faça integração com outros terminais ou com o metrô. Quem mora em Olinda não vai ter nenhum beneficio.

  3. 1 hora e quinze do aeroporto ao estadio! Contando tempo de espera na estação na ida e chegada, esse tempo deve chegar a 1 hora e meia, 1 hora e 45 minutos. Uma eternidade! Eh a mesma coisa de assistir o jogo em João Pessoa.

  4. Bem, sobre o Metrô chegar ao estádio da copa, tudo bem. O grande problema será a exigência dos padrões FIFA quanto a duas cidades depois o estádio para a copa do mundo terem estações de Metrô, quer dizer que Paudalho e Carpina, ou outro município vão passar a ter essa integração? Acho que o jeitinho brasileiro irá prevalecer mais uma vez, para esta Copa do Mundo, que tem tudo para ser uma das piores da história.

    O metrô no Recife é bem planejado sim,  mas é planejado para benefício dos empresários de ônibus, é só olhar nesse mapa, as comunidades da zona norte do Recife, são as que mais usam o transporte público e não existe abrangência de Metrô para as mesmas.

    Outra coisa é quando se públicar um mapa, favor colocar ao menos a legenda e a escala.

  5. O leito Germano Borba escreveu E X A T A M E N T E  a verdade em tudo. Usei o Metrô a partir do terminal Integrado da Empresa Metropolitana em Camaragibe (Gostaria de ser EXCLUSIVO em só vender PIPOCAS de Milho nas comunidades pessimamente servidas por aquela empresa de onibus, seria eu um homem muito rico), ví que essa estaçao do Metro denominada Cosme e Damiao é super pequena para comportar 15 Mil torcedores em pouco tempo, ou seja, os que desejam irem ao novo estadio. A area em redor terá que haver uma grande reforma, pois o local está habitado por casas simples e de terreno acidentado. Sinceramente… blá, blá, blá…

  6. O METRÔ DEVERIA SIM SER EXPANDIDO PARA ZONA NORTE DA GRANDE RECIFE, ONDE EXISTEM GRANDES CIDADES QUE SOFREM COM SISTEMA DE TRANSPORTE RUIM QUE É O CASO DE OLINDA ( + DE 400 MIL HAB. ) E PAULISTA ( + DE 300 MIL HAB. ).
     
    FATO.

  7. o problema de locomação para o estadio da copa via metrô não vai ser problema….o problema vai ser um classico entre sport x santa cruz onde esses mesmos 1/3da po

  8. Pingback: ARENA PE: 1/3 da lotação da arena caminhando sobre os trilhos… : Blog dos Blogs

  9. Marcos Guerra,

    Haverá uma linha expressa da estação Cosme e Damião até o estádio, com a mesma passagem do metrô, unificada.

  10. Se locomover de metrô é uma ótima opção diante do caótico trânsito da região metrop. do recife.
    Apesar do grande número de passageiros em horário de pico, o metrô é muito mais rápido. No entanto, muitos usuários reclamam dos problemas técnicos que ocorrem com os trens do metrô. Muitos não sabem, mas os trens, que hoje estão climatizados, são os mesmos que circulam há tempos… houve apenas o fortalecimento da estrutura para aguentar o peso do ar- condicionado e uma pintura para maquear a velhice dos trêns. Falta investimentos em novos trêns.
    Eu já faço  parte dos que usam o metrô no seu dia a dia e continuarei utilizando…
    Meu receio é com o vandalismo pós copa, quando acontecerem os clássicos lá na arena. O metrô ainda é uma ilha de segurança em dias de jogos, mas quando as organizadas começarem a se utilizar dele…. não sei não viu!

  11. Eu tô pagando pra ver como vai ficar isso aí!

    Meu medo é que a Arena PE vire um Engenhão da vida. Bom estádio, péssima localização.

    O torcida do Rio, que já vinha dando sinais de cansaço, com a reforma do Maracanã e o Engenhão como principal Estádio, praticamente abandonou as praças esportivas.

    O mesmo pode acontecer com essa Arena, que inventaram construir fora do Recife. Não sei se a cidade e a população vão se adaptar à esse estádio, essa rota e esse caminho aí. 

    O Engenhão é um exemplo de mal encaixe dessa obra dentro da rotina das torcidas e dos cidadãos. No Rio, todo mundo prefere ficar em casa do que ir ao Estádio. Isso é péssimo.

  12. Não vejo como utilizar o metrô. Ele cobre uma pequena parte da cidade e eu, como torcedor do Náutico e grande parte da torcida, não temos esta opção. Outra coisa que não entendi: a estação mais perto da Arena fica a 2 km? Brincadeira!

  13. Cássio,
    Na verdade o metrô já deveria fazer parte do cotidiano dos torcedores recifenses. Infelizmente, em Pernambuco, Metrô é visto como transporte de periferia para periferia. Moro em Piedade e trabalho em San Martin. Já tentei ir ao trabalho metrô. A estação de metrô mais próxima do meu trabalho é a Santa Luiza[i]. Ao descer nesta estação tentei pegar um ônibus para o terminal de ônibus de San Martin, na Praça de San Martin[ii]. O problema é que não existe nenhuma linha de ônibus que faça este pequeno trajeto de 2km. Assim fica difícil pedir à população que deixe o carro em casa.
    Quando na verdade, o metrô do Recife deveria ser melhor explorado. O problema é que o sistema é viciado. Pelo modelo atual de transporte público em PE quem deveria construir os terminais de integração ônibus – metrô é consorcio Grande Recife. Só que o consórcio Grande Recife sofre uma ingerência muito forte das empresas de ônibus que são um dos maiores contribuintes para as campanhas políticas do estado. E para este empresários o metrô é uma ameaça ao seu negócio (ônibus).
    Os empresários do transporte público (empresas de ônibus) não tem interesse no crescimento do metrô de Recife para que este não “roube” passageiros das suas linhas de ônibus. Para aumentar ainda mais esta distorção. Uma das maiores empresas de transporte público pertence a um empresário que também é proprietário de várias concessionárias de automóveis do Recife.
    O Metrô NUNCA será prioridade, pois ameaça os lucros das empresas de ônibus e das concessionárias de automóveis. As empresas de ônibus, por sua vez, prestam um péssimo serviço ao cidadão que sonha com um automóvel. É o sistema perfeito para quem está com a faca (ônibus) e o queijo (automóvel) na mão que são os empresários de ônibus e concessionárias do Recife. Outro fato que reforça esta tese é o investimento do estado em BRT (Bus Rapid Transit). Nunca o BRT será mais eficiente que o metrô ou o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos). Agora, o VLT elétrico não o VLT à diesel.
    O BRT é um ônibus mais um ônibus para piorar ainda mais nosso caótico trânsito. O BRT é muito mais poluente que o VLT elétrico. O BRT gera mais resíduos ao meio ambiente pela queima do diesel, pneus, óleo lubrificante, etc.
    Outro absurdo é este projeto dos quatro viadutos da Av. Agamenon Magalhães. O canal da Agamenon deveria ter estações para metrô de superfície ou VLT Elétrico. E corredor de ônibus é loucura. Nunca um BRT (Bus Rapid Transit) terá a eficiência de um metrô. Quando passageiros comporta um BRT (150)? E o VLT (1.500 passageiros)? Compare e veja que o VLT é mais vantajoso, inclusive para o meio ambiente.
    Será que os nossos governantes não pensam nem no futuro dos próprios netos?
    E assim, o Recife não ANDA e fica cada vez mais poluído.

    [i] http://tinyurl.com/EstacaoStaLuzia

    [ii] http://tinyurl.com/PcaSanMartin

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