Sport encerra ciclo no Olímpico sem vitórias

Série A 2012: Grêmio 3x1 Sport. Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Um tabu que incomoda. O Sport nunca venceu o Grêmio no Olímpico.

O Leão tem apenas uma vitória sobre os gaúchos em Porto Alegre. Em um amistoso em 1942, no Fortim da Baixada, Sport 3 x 0. A famosa excursão com Ademir Menezes.

Na noite desta quarta-feira, o último jogo na tradicional casa gremista.

A partir de 2013, esse duelo acontecerá na Grêmio Arena, o moderno palco em fase final de construção, com capacidade para 60 mil espectadores. O Olímpico será demolido.

Na última tentativa, o time de Vágner Mancini bem que tentou…

A vantagem de 1 x 0 ao fim do primeiro tempo parecia indicar o fim do jejum.

A proposta do Sport não era segredo para ninguém. Era ocupar espaço, marcar forte e armar contragolpes. Sabia do volume de jogo que o dono da casa iria impor.

Após perder algumas oportunidades, o gol leonino aos 39 minutos, quando o ala esquerdo Reinaldo cruzou e Felipe Azevedo, de volta ao time, cabeceou bem.

Dos 11 gols do Rubro-negro na Série A desta temporada, 9 tentos através dos atacantes. O problema deixou de ser do ataque. Está lá atrás agora.

Na etapa complementar, a equipe pernambucana voltou com outra postura. O time até começou ligado, mas aos poucos começou a faltar o combate. Marcou a distância.

Tanto que o Tricolor Gaúcho teve 65% de posse de bola. Dono do meio-campo. Os leoninos apenas acompanhavam, o que é venal diante do qualificado adversário.

A pressão foi grande no segundo tempo. Mesmo aguerrido, o Leão acabou tendo a meta vazada aos 19 minutos. Elano iniciou a jogada cadenciada. Acelerou, não viu resistência alguma e tocou para Kleber, que de biquinho exigiu uma boa defesa de Magrão.

No rebote, em posição legal, Marcelo Moreno empurrou para o gol.

A partir daí, esquentando a torcida mesmo com 12 graus, Luxemburgo empurrou o seu time à frente colocando um atacante (Leandro) e mais um meia (Léo Gago).

Mancini demorou a mexer na formação. O domínio gremista já era grande quando reforçou a meiuca. A defesa oscilava entre a afobação e o excesso de preciosismo.

Como no primeiro gol, o camisa 1 da Ilha bem que se esforçou de novo. Aos 28, Magrão espalmou a cabeçada de Kléber. No rebote, Leandro encheu o pé e virou o jogo.

A dez minutos do fim, de pé em pé, o Grêmio decretou a vitória no Olímpico, 3 x 1.

Foi o 13º triunfo gremista em 16 jogos contra o Sport em Porto Alegre pelo Campeonato Brasileiro. Melhor sorte ao Leão na futura Grêmio Arena…

Série A 2012: Grêmio x Sport. Foto: Lucas Uebel/Grêmio

23 Replies to “Sport encerra ciclo no Olímpico sem vitórias”

  1. O que não concordo e não aceito na leitura que fiz do jogo, é se deixar qualidade no banco em favorecimento de vitalidade somente…Explico, o Cicinho, Henrique, Rivaldo, Moacir e Henrique não poderiam nunca estar no banco, tem mais qualidade técnica, mais futebol que estes que estão jogando e porque o Wagner Mancini não usa substituições? com o Luxa fez ? A meu entender, a qualidade tem que prevalecer na frente deste “pretenso” vigor do Ricthely (nem escrever seu nome eu sei), do Renan, e do Toby…..desculpem, mas temos que saber usar o banco todo, aliais, o elenco todo, fazer um rodizio, sem ter que priorizar ou querer que o futebol do Ricthely apareça….Porque então não se dá oportunidade ao Juan? Que é da base? Será  somente quem vem de fora que tem chance???? Talvez porque, quem administra nosso futebol não é rubro negro e muito menos Pernambucano e isto vale para o Náutico também, aqui só quem lança jogador, é o Santinha, porque sempre tem Pernambucanos no comando do seu futebol.. até o próprio Magrão, largar duas bolas na pequena área…é brincadeira, quem está de frente com ele, são os atacantes, portanto, levam vantagem em chegar primeiro na bola, no meu tempo, mandávamos a bola para o escanteio/córner. Já está mais do que na hora de se usar o Saulo, pelo menos começar dando-lhe oportunidade, pois se for por vigor e jovialidade, ele tem mais do que Magrão (estou usando os parâmetros do treinador). Precisamos acabar com este negócio de ser cabeça dura…Certamente que sabemos o nivel do Wagner e do Wanderley, então, o Luxa, fez a leitura correta e VIROU o jogo, o outro, fechou-se, com uma teimosia espantosa, uma falta de visão periférico do jogo e perdeu o jogo e por pouco não levamos um chocolate…….É preciso saber ver longe e parar com estas idiossincrasias e teimosias de emergentes treinadores, tem que ter um auxiliar lá am cima, vendo melhor as mudanças, ver quem cansou, quem passou bolas erradas, este negócio de rifar a bola…é passado, e só existe ainda hoje em jogos de usina e varzea…O goleiro não pode entregar a bola desta maneira.

  2. O que não concordo e não aceito na leitura que fiz do jogo, é se deixar qualidade no banco em favorecimento de vitalidade somente…Explico, o Cicinho, Henrique, Rivaldo, Moacir e Henrique não poderiam nunca estar no banco, tem mais qualidade técnica, mais futebol que estes que estão jogando e porque o Wagner Mancini não usa substituições? com o Luxa fez ? A meu entender, a qualidade tem que prevalecer na frente deste “pretenso” vigor do Ricthely (nem escrever seu nome eu sei), do Renan, e do Toby…..desculpem, mas temos que saber usar o banco todo, aliais, o elenco todo, fazer um rodizio, sem ter que priorizar ou querer que o futebol do Ricthely apareça….Porque então não se dá oportunidade ao Juan? Que é da base? Será  somente quem vem de fora que tem chance….. Talvez porque, quem administra nosso futebol não é rubro negro e muito menos Pernambucano e isto vale para o Náutico também, aqui que lança jogador, é o Santinha, porque sempre tem Pernambucanos no comando do seu futebol.. até o próprio Magrão, largar duas bolas na pequena área…é brincadeira, quem está de frente com ele, são os atacantes, portanto, levam vantagem em chegar primeiro na bola, no meu tempo, mandávamos a bola para o escanteio/córner. Já está mais do que na hora de se usar o Saulo, pelo menos começar dando-lhe oportunidade, pois se for por vigor e jovialidade, ele tem mais do que Magrão (estou usando os parâmetros do treinador).

  3. Quando este time estiver escalado , aí tudo muda :

    Magrão
    Cicinho
    Bruno
    Toby
    Rivaldo
    Hamilton
    Magno Alvs
    Hugo
    F. Azevedo
    Gilberto

    Ai tudo muda .

    Dubeux , Perdoa o Hamilton por favor!!!!!!!!!!!!

  4. Olha acho que o sport vém melhorando , porém concordo quando o Mancine tirou o Renan que não é tão bom quanto … , o Sport teve uma queda de rendimento.

    Agora é crêr e tudo dará certo Pelo sport tudoooooooooooooo

  5. KKKKKKK “JOGOU MUITO BEM E BOTOU O GREMIO NO CANTINHO DA PAREDE? FATO? KKKKKKKKKKKKKKK ESSE CARA COMEU M…… E FUMOU AQUILO ESTRAGADO, OU ENTAO ASSISTIU OUTRO JOGO. O JOGO TODINHO AS CACHORRAS FICARAM COM A BUNDINHA NA PAREDE.KKKKKKKKKKKKKK É CADA UM.KKKKKKKKKKKKK

  6. Acho o time do Sport atual até mt bom! O que falta é um treinamento + diferenciado a fim de vencer todos os fatores contrários, como o complexo de nordestinidade e outros inferiorizantes. Isto serve tbm para todos os times do NE. Tem que superar toda esta dificuldade em relação aos maiores do Sul/Sudeste com um treinamento revolucionário. O São Caetano já fez isso e chegou no topo! Participar anos e anos de torneios nacionais só pra ser saco de pancadas não é mais viável. Não dá + pra aceitar esse status quo.  Queremos uma revolução nos treinamentos, inclusive na parte psicológica da equipe

  7. KKKKKKKKKKKKKKK DÁ PENA DESSAS SUSYS!!!

    SE PREOCUPA NÃO SUSY,LEI MARIA DA PENHA TA AE. INCRIMINA O GREMIO KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  8. JOGOU MUITO BEM O PRIMEIRO TEMPO, BOTOU O GREMIO NO CANTINHO DA PAREDE….  F A T O.
     
    INFELIZMENTE É O QUE DA MONTAR EQUIPES EM CIMA DA HORA… NO SEGUNDO TEMPO FALTOU PERRRRRNAS..
     
    MAS TUDO BEM, O GREMIO REALMENTE É UM TIME FORTE DEMAIS, TANTO QUE VENCEU O CRUZEIRO NO ULTIMO JOGO DENTRO DO INDEPENDENCIA.
    É UMA QUESTAO DE TEMPO PRA OS OUTROS CONTRATADOS ENTRAREM, PEGAREM RITMO DE JOGO E ENTROSAR COM OS DEMAIS… AI DEPOIS É SO ALEGRIA.

  9. KKKKK O QUE DEIXA MEU CÉREBRO ATÔNITO, É ESSA IMPRENSA RIDICULA DAQUI APOIAR A CONVERSA DE HUGO QUE DISSE NA APRESENTAÇÃO QUE IRA COLOCAR A COISA NA LIBERTADORES, É DEMAIS.O QUE SE VIU NO 2 TEMPO FOI UM TREINO COLETIVO DO GR~EMIO, ATAQUE CONTRA DEFESA. COMO ELES SÃO COVARDES RECUAM, O NÁUTICO CONTRA VASCO E ATLÉTICO LEVOU 2 GOLEADAS PORUQE FOI PARA FRENTE. CONTINUEM ASSIM FANÁTICOS SEM NOÇÃO ENGULINDO GORDA DESSA IMPRENSA CHINFRIM  QUE A DECEPÇÃO SERÁ MUITO MAIOR.DETALHE CUIDADO COM O ATLÉTICO, TÁ GANHANDO FORA E DENTRO.KKKKK RUMO Á LIBERTADORES.MEU DEUS QUANTA INGENUIDADE.SAUDAÇÕES ALVIRRUBRAS CONSCIENTES E NÃO FANÁTICAS.

  10. A culpa é do Náutico e de Luxemburgo que não escalou o time reserva. É pau ganhar de time titular na 1ª divisão não é boiolão? Acabou a boquinha, dos 12 pontos que vocês têm, pelo menos 5 foram contra times mistos ou reservas e 3 foi contra o palmeiras que priorizava a copa do Brasil. RUMO A SÉRIE B COISA IMUNDA DO MANGUE!

  11. Rubro Negro,

    Você acha mesmo que a tabela atual é verdadeira?

    O Sport está na 12ª colocação mas você acredita que Santos, Corinthians, Palmeiras e Coritiba vão continuar abaixo do Sport?

    A tabela real é essa:

    15º – Náutico
    16º – Sport
    17º – Portuguesa
    18º – Figueirense
    19º – Bahia
    20º – Atlético-GO

    Vocês, do Sport, só vão ter noção real da sua briga nesse campeonato no final do primeiro turno. Apenas na virada de turno é que o Campeonato começa a ser desenhar…

  12. Fábio. Concordo com  que você disse, exceto quanto a improbabilidade de não ficar na série A, Ora, ainda faltam 28 rodadas e os times intermediários os quais o Sport se coloca, ainda estão se remontando. A crítica é boa mas o pessimismo é sofredor.

  13. nossa imprensa não toma jeito mesmo.os caras não sabem ganhar.já ouvi uma besteira na clube AM q o Nautico,vai”aprontar”pra cima do Palmeiras.disseram o mesmo com o Sport contra o Gremio.e no fim das contas,botam a culpa na arbitragem q”foi tendenciosa”.o torcedor daqui q é inocente,vai na onda!o time do Sport só joga em casa mesmo!

  14. UM GRANDE CLUBE MONTA SEU GRUPO DE JOGADORES COM PELO MENOS DOIS MESES ANTES DO INICIO DA COMPETIÇÃO , NOSSA DIRETORIA ESTA ” REMENDANDO ” UM GRUPO Q JA É FRACO DURANTE A COMPETIÇÃO , ASSIM NÃO TEM A MENOR CONDIÇÃO . É LAMENTAVEL

  15. O Sport fez oque podia no jogo.

    O primeiro tempo se encaixou perfeitamente na proposta de jogo do técnico do Sport. Contando, é claro, com a ineficiência do Grêmio, o Sport fez um primeiro tempo dentro do que podia.

    No segundo tempo, o Grêmio massacrou o Sport. O Sport não viu a cor da bola.

    Aí vemos a diferença de nível de treinadores. Luxemburgo mudou completamente o jogo depois que tirou um volante (Fernando) e colocou um meia-atacante (Leandro).

    Depois disso, o Grêmio foi pra cima e parecia um treino de ataque contra defesa. Não deu chances pro Sport, que não conseguia encaixar nada. Perdeu bolas ridículas e tentou ir pro ataque na base do ‘chutão’.

    Impressionante é a capacidade de leitura de jogo do Vanderlei Luxemburgo, coisa que o Vágner Mancini não teve hoje. Quando Luxemburgo colocou o Leandro, o Mancini deveria ter colocado imediatamente outro volante e se trancado mais ainda. Mas fez o contrário, tirou um volante (Renan) e colocou um Meia(Felipe Menezes). Perdeu o jogo aí.

    O Sport jogou num esquema de 3-5-2, com Tobi fazendo função de zagueiro-central. O Grêmio foi com um 4-1-3-2 no segundo tempo, esquema ofensivo, mas com eficiência defensiva.
    O Sport, dentro da linha “renegados do sul”, tem contratado bem. Se todos derem certo e voltarem a jogar como nos tempos áureos, pode se sustentar na A. Mas ainda acho improvável.

    O Grêmio mostrou hoje a diferença técnica entre as equipes. Bastou encaixar o sistema de jogo que atropelou o Sport. 3×1 ainda foi pouco pelo que produziu o Grêmio no segundo tempo e oque não produziu o Sport no jogo.

  16. Apenas uma pergunta, Cássio: Rithely era carta fora do baralho no esquema de Mazola Jr, e que papel ele faz nesse meio campo do Sport? Hoje só ouvi os narradores falando dos passes errados do cidadão.. ele é melhor do que Rivaldo? Creio que não…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*