O peso da janela de transferências na Série A 2012

Janela da Pluri Consultoria

Com o fim da janela de transferências para o futebol europeu, o Campeonato Brasileiro apresentou um saldo negativo de 32 milhões de euros (R$ 80 milhões) sobre o valor de mercado dos 23 principais clubes do país, nas Séries A e B.

O valor bruto das equipes agora é de 1.046 bilhão de euros.

De acordo com o estudo da Pluri Consultoria, a desvalorização do futebol nacional – apesar dos reforços de grande porte, como Seedorf e Diego Forlán – continuará caso não ocorra um ajuste na janela unificando os mercados da Europa e do Oriente Médio.

Sobre o levantamento, uma curiosidade. O Sport foi o clube que mais se beneficiou com a janela, levando em conta o valor dos direitos econômicos dos atletas. O Leão teve um acréscimo de 16,8%, turbinado pela chegada dos meias Felipe Menezes e Hugo.

Por sinal, apenas oito times tiveram um saldo positivo na balança. O Náutico ficou em 19º lugar, com uma queda de 9,9% no elenco, devido à saída de Auremir e Derley.

6 Replies to “O peso da janela de transferências na Série A 2012”

  1. o sport como time grande que é, ja estar acostumado a ficar em primeiro, se tratando de algo nacional!!!!!! eu tento ser humilde, mas, o sport não deixa.

  2. o sport como time grande que é, ja estar acostumado a ficar em primeiro, se tratando de algo nacional!!!!!! eu tento ser humilde, mas, o sport não deixa

  3. O Sport fez boas contratações.. Falta Mancini deixar de ser retranqueiro e saber escalar o time! Tobi não é volante! É zagueiro! E Henrique tem que jogar junto com Gilberto e F. Azevedo!

  4. Pingback: Números: O peso da janela de transferências na Série A 2012 : Blog dos Blogs

  5. Da análise fria dos números não dá pra dizer se a valorização do elenco é boa ou ruim. Há vários aspectos a serem analizados e vários pontos de vista podem ser defendidos. Se um time tem o elenco valorizado pode-se dizer que ele aproveitou bem a janela para fazer boas aquisições de jogadores, por outro lado de um elenco que se desvalorizou pode-se extrair que entrou dinheiro no caixa do time em função da venda de jogadores, inclusive formados no próprio clube. De toda forma a pesquisa é interessante e é um item dentre vários na relação comercial dos clubes de futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*