Os mais novos e mais velhos do Jogos Olímpicos

Criança e velho

Ruta Meilutyte nasceu em 19 de março 1997, na cidade lituana de Kaunes. Qual era a sua idade na época? De lá para cá, tempo suficiente para formar um atleta olímpico?

Pois neste 30 de julho de 2012, com apenas 15 anos, a prodígio conquistou a medalha de ouro na prova olímpica dos 100 metros nado peito.

Um resultado surpreendente para a adolescente de 1,72m, que atualmente treina em piscinas britânicas. Teria sido a mais jovem campeã dos Jogos? Acredite, não foi.

O recorde também pertence a uma menina, a americana Marjorie Gestring, que ganhou ouro nos saltos ornamentais em Berlim, em 1936, com apenas 12 anos e 141 dias.

Já o mais jovem atleta da história, pásmem, tinha apenas sete anos! O fato, que não é mais possível no regulamento atual, aconteceu na Olimpíada de Paris, em 1900.

O francesinho Marcel Depaillé participou do remo, uma prova de grande desgaste físico.

No embalo, vamos aos recordes da terceira idade. O sueco Oscar Swahn foi o medalhista dourado mais idoso, com 72 anos e 280 dias na curiosa prova “tiro duplo ao veado”, em Antuérpia, em 1920. Também o competidor mais velho.

Por pouco a marca não foi quebrada em Londres, pois o japonês Hiroshi Hoketsu, integrante da equipe de equitação, tem 71 anos.

Hoketsu, que competiu em sua primeira Olimpíada em 1964, curiosamente em Tóquio, poderá quebrar a marca no Rio de Janeiro. Lá, a sua égua terá 19 anos. Experiência.

De 7 a 72 anos, as idades olímpicas. Há quem aponte 28 como o auge esportivo…

3 Replies to “Os mais novos e mais velhos do Jogos Olímpicos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*