Aplicativos e fantasy games dos clubes nos smartphones

Aplicativos pra smartphone de Barcelona, PSG, Athletic de Bilabo e Manchester City. Crédito: divulgação

Por mais surpreendente que possa parecer, faz alguns anos que o Brasil conta com mais linhas ativas na telefonia móvel do que habitantes no próprio país.

São 253 milhões de celulares e 192 milhões de brasileiros. População cada vez mais conectada, tanto que a banda larga, em 3G, já alcança 21,46% dos aparelhos.

O futebol precisa acompanhar esse ritmo, esse público. Oferecer novos produtos, compatíveis com o mercado digital, num fluxo de grande alcance.

Os grandes clubes europeus já contam com aplicativos exclusivos para smartphones, como iPhone e Android, agregando uma gama serviços como notícias em tempo real, calendário de jogos, estatísticas, história, vídeos, fotos e serviços, além do compartilhamento via Twitter e Facebook. Além do iPad.

Download simples, de quatro megas. O Barça, por exemplo, já lançou sete aplicativos diferentes! No post, exemplos do Barcelona, PSG, Athletic de Bilbao e Manchester City.

Mais. Os times lançaram os chamados fantasy games, no qual o torcedor faz o papel de dirigente e técnico, com contratações, marketing e esquema tático da equipe.

O Real Madrid foi o primeiro, em 2010.  Assim como os jogos tradicionais de futebol no Playstation ou no Xbox, o fantasy game também ganha uma nova versão, mais moderna e com novos jogadores a cada temporada. Abaixo, as telas de Real, Chelsea e Milan.

No Brasil, São Paulo e Corinthians já contam com as versões do game para smartphones, no que indica uma estratégia. Tendência esta que os clubes pernambucanos podem aproveitar. Podem não, devem.

Caso não ocorra uma reviravolta, esse caminho digital, e portátil, será seguido pelos times de massa, num processo de fidelização (arrecadação) de seus torcedores.

A dúvida é saber quem será o último a integrar essa crescente fatia do mercado…

Fantasy Game oficial de Chelsea, Real Madrid e Milan. Crédito: divulgação

3 Replies to “Aplicativos e fantasy games dos clubes nos smartphones”

  1. SPORT 1X0 GUARANI

    Data: 7 de fevereiro de 1988

    Local: Ilha do Retiro

    Juiz: Luís Carlos Félix

    Público: 26.282 espectadores;

    SPORT: Flávio, Betão, Estevam, Marco Antônio e Zé Carlos Macaé; Rogério, Ribamar (Augusto) e Zico; Robertinho, Nando e Neco. Técnico: Jair Picerni.

    GUARANI: Sérgio Néri, Gil Baiano, Luciano, Ricardo Rocha e Albéris; Paulo Isidoro, Nei (Carlinhos) e Marco Antônio Boiadeiro; Catatau (Mário), Evair e João Paulo. Técnico: Carbone.

    Gol: Marco Antônio, aos 19 do 2º tempo;

  2. GUARANI 1X1 SPORT

    Data: 30 de janeiro de 1988

    Local: Brinco de Ouro da Princesa

    Juiz: Carlos Elias Pimentel (RJ)

    Público: 4.627 pagantes

    GUARANI: Sérgio Neri, Giba, Luciano, Ricardo Rocha e Albéris (Gil Baiano); Paulo Isidoro, Nei (Carlinhos) e Marco Antônio Boiadeiro; Catatau, Mário Maguila e João Paulo. Técnico: Carbone.

    SPORT: Flávio, Betão, Estevam, Marco Antonio e Zé Carlos Macaé; Rogério, Zico e Ribamar (Disco); Robertinho, Nando (Augusto) e Neco. Técnico: Jair Picerni.

    Gols: Betão (pênalti) aos 7 min do 2º tempo; Catatau (pênalti) aos 17 min do 2º tempo

  3. O DO SPORT VAI SER BOIBUFA………….KKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    SÉRIE “B” LOGO, LOGO….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*