A força caseira nos Jogos Olímpicos

Jogos Olímpicos

Historicamente, o país que organiza os Jogos Olímpicos consegue alcançar um bom desempenho no quadro de medalhas.

O apoio do público e o aumento no investimento para a preparação dos atletas são os principais pontos para uma postura bem acima da média ao competir em casa.

Das 26 edições das Olimpíadas, em apenas quatro a nação da cidade-sede não ficou entre as dez primeiras colocadas na classificação geral.

Só o Canadá conseguiu a proeza de não ganhar uma medalha de ouro sequer, em 1976.

Em 1968, o México ganhou apenas nove medalhas, a menor quantidade de um anfitrião.

Por outro lado, o que dizer dos Estados Unidos em 1904? Ganhou 239 medalhas de 280 possíveis, o que corresponde a 85% dos pódios.

Em nove oportunidades o país comemorou a vitória absoluta nos Jogos Olímpicos.

A Grã-Bretanha vem tendo a sua chance nesta temporada, pela terceira vez.

Em 2016, no Rio de Janeiro, fica a expecativa sobre o desempenho brasileiro…

Desempenho dos anfitriões nos Jogos Olímpicos de 1896 a 2008

8 Replies to “A força caseira nos Jogos Olímpicos”

  1. A posição que  obterá na classificação ,será importante…mas o que consideraria diferente e valioso seria na apresentação e encerramento dos jogos Olímpicos todos os participantes Olímpícos e pré Olimpicos juntos fizessem e mostrar ao Mundo que não há diferenças…o espectaculo ganharia mais dinamismo ,menores custos e creio que a aceitação geral.Só que eu só tenho a força do meu pensamento e recado,agora caberá a quem queira contribuir com o pensamento.Vamos a isso…

  2. acredito numa briga entre pra ficar na 5º lugar por jogar em casa pois ele deve melhorar um pouco

  3. Acho que o Brasil ganha apenas do 27° lugar do Canadá em Montreal. Com a fortuna que o país gastará para sediar os jogos, estrategicamente deveria gastar na base dos esportes olímpicos, ou seja, naqueles que não são auto-sustentáveis. Futebol, basquete, volei, e alguns outros não precisam de investimentos. Deveria seguir o exemplo de Cuba, que não vai bem agora, mas outros motivos. As olimpíadas seriam então boas daqui a uns 20 anos, quando o Brasil pudesse ficar entre os cinco primeiros e criar motivação para a prática de esportes. Não vejo como o país possa virar potência olímpica desse jeito. Acho que o legado será ruim, cairá no esquecimento.

  4. Baseado em nosso desempenho nesta e em outras Olimpíadas, além do pífio investimento em esportes, creio que somos candidatíssimos ao pior desempenho de um país sede da história nos jogos de 2016. E veremos muitos atletas chorando por não proporcionarem ao país um desempenho melhor. Como se estes atletas fossem culpados por algo. Eles chegam às Olimpíadas somente por seus próprios méritos. Não precisam chorar, já que não nos devem nada. Nós é que devemos a eles.

  5. Se o Brasil aprender algo com a vergonhosa participação na olimpíada atual, pode ser que fique entre os 10 em 2016. Porém, se ficar no oba-oba dos últimos 4 anos não espere nada acima do 15° lugar

  6. Acho que o Brasil ficará com uma 10º posição, no máximo. O Brasil oscila muito com suas modalidades. 

    Quando pensamos que somos favoritos, perdemos. Incrível!  Tirando o Judô, essa olimpíada 2012 ta um fiasco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*