Avaliando a primeira experiência com Padrão Fifa no Recife

Fifa

Ao anunciar o jogo da Seleção Brasileira no Arruda, a direção da FPF garantiu que a partida diante dos chineses seria a primeira no estado com o “Padrão Fifa”, como costuma ser chamada a organização de jogos com larga infraestrutura, para profissionais e, sobretudo, para o público nas arquibancadas. Na prática, não foi bem isso o que aconteceu no Arruda. Confira uma avaliação do blog.

Trânsito caótico
Situação de praxe nos jogos no Recife, o trânsito foi bloqueado nas ruas próximas ao José do Rego Maciel, mas de forma mais ostensiva, num raio maior. Não por acaso, mesmo com o público abaixo do esperado, o trânsito ficou complicado, além da falta de estacionamento. Como escape, as linhas especiais de ônibus chegaram a todo momento.

Cambistas presentes
A Arena Pernambuco ficará num complexo de 52 hectares, cujo acesso será feito já com uma triagem. Fato corriqueiro na Copa do Mundo. No Arruda, ainda que de forma tímida, os cambistas se fizeram presentes. Outro bola fora foi a venda de ingressos no dia da partida, fato vetado pela Fifa. Dos 55 mil ingressos, foram vendidos apenas 53,9%.

Stewards ausentes
Dentro do Arruda, esperava-se uma presença forte dos “stewards”, os seguranças particulares que farão a segurança nos estádios na Copa 2014 no lugar de policiais militares. Apesar de algumas pessoas contratadas para orientar o público, não foi dessa vez que o formato de organização foi implantado. A falta de informação atrapalhou o acesso de muitos torcedores, a procura do portão exato de acesso à catraca.

Internet offline
A conexão à web tornou-se praticamente nula durante a partida no Arruda, com o sinal 3G bloqueado. Inviabilizou o trabalho de boa parte dos profissionais nas cabines montadas no anel inferior, no lado oposto às cabines tradicionais. Fotos e textos foram enviados a conta-gotas. A própria torcida ficou incapacitada de transmitir dados via smartphones. A conexão só foi reestabelecida no fim do jogo. Para o Mundial, a Fifa demanda a tecnologia 4G nas doze arenas. E de forma constante.

Estrutura de mídia enxuta
A sala de imprensa foi montada na cozinha do Santa Cruz, com capacidade para 50 jornalistas. No Mundial, o número mínimo na sala para entrevistas coletivas é de 150 pessoas. Ao todo, foram 580 profissionais credenciados, de narradores a técnicos de transmissão. O espaço físico para os caminhões das emissoras foi bem apertado, mesmo com utilizando parte do estacionamento do Arruda. Nas arenas haverá espaço exclusivo.

A partir de agora, o tal Padrão Fifa será na Arena Pernambuco.

15 Replies to “Avaliando a primeira experiência com Padrão Fifa no Recife”

  1. já imagino o caos e a vergonha q vamos passar nessa copa de 2014.Eduardo Silvestre:concordo.mas os caras daqui não aprendem.a imprensa do Sul do Brasil já criticou o Arruda em 2009 no jogo Brasil x Paraguai pelas eliminatórias para a copa de 2010.é bronca.agora entendo essa engenhoca apoiada pelos q não querem trabalhar na copa de 2014.todos os jogos em Recife serão feriados!esse populista desse Lula é dose!

  2. COPA NORDESTE 2013   DIVISÃO DE COTAS
    Sistema similar aos europeus

    A Copa do Nordeste vai pagar os clubes de acordo com critérios próximos dos usados na Europa. Do total 47,5% serão divididos igualmente entre as 16 equipes, 30% serão de acordo com o número de jogos exibidos e 22,5% de acordo com o desempenho na competição. O campeão deve embolsar cerca de R$ 1 milhão.

    http://blogs.lancenet.com.br/deprima/2012/09/12/arbitro-falta-a-teste-e-esta-fora-da-fifa/

  3. Calma gente, para não haver stress basta apenas não comprar ao “compredachina e ao tecmaniashop” pois sabemos que se comprar perde.

  4. É, não foi padrão FIFA, mais foi padrão SBCI (Sarnentos Banguelos do Canal da Imundiçe), padrão este que a cobra morta e esfolada esta acostumada a apresentar. O “PINICÃO” como é conhecido o campo dos banguelos, por ser redondo e pôdre recebeu algumas maquiagens pra enganar o trouxa torcedor sarnento, porque o din din que o falastrão presidente da cobra morta recebeu pra fazer as obras ele gastou no bordel que é a casa dele, enfim, quando a seleção jogar num estadio decente em PE a torcida comparece, porque até agora isso não aconteceu.

  5. cassio,trabalho próximo aos hoteis em que ficaram as seleções,quando as delegações se deslocavam para o estadio.BOA VIAGEM PAROU,OS BATEDORES DA PRF E CTTU,QUE POR SINAL SÃO MUITO BRUTOS.FECHARAM TODAS AS TRANSVERSAIS POR ONDE PASSAVA A SELEÇÃO CHINESA.GRITANDO ATÉ COM OS PEDESTRES QUE TENTAVAM ATRAVERSAR A VIA,MAS O ABSURDO MAIOR FOI EU TE VISTO UM BATEDOR IDIOTA,IMPEDIR QUE UMA AMBULÃNÇIA,COM UM PACIENTE PRECISANDO CHEGAR LOGO AO HOSPITAL,TER QUE ESPERAR OS CHINESES QUE VINHAM LÁ ATRÁS,PASSAREM,ISSO É PADRÃO FIFA?HUMILHAR AS PESSOAS NAS RUAS É PADRÃO FIFA?IMPEDIR UM SOCORRO A UMA VITIMA,É PADRÃO FIFA?E OLHA QUE ERA SÓ UM JOGO FESTIVO,PARA AGRADAR A CHINA,IMAGINEM O CAOS QUE SERÁ NA COPA.QUEM VIVER VERÁ.

  6. falo isso pois o Evandro Carvalho,só administra.se bem q é outro q não vale nada!agora já se entende o por que dos”feriados”!

  7. o q tem de”torcedor”infantil é impressionante(Pedro Ricardo)!com 30 mil pessoas no arruda,jogo 22:00(o recifense é um otário.gosta de se ridicularizar),ainda deu bronca.imagine”valendo”?e concordo com o Rodrigo.padrão FPF de quem Jose Joaquim(sobrevivente da desgestão CAO),não fala!é tão podre quanto os demais!

  8. Cassio , em relação ao transito acho que estar havendo um equivoco ou eu dei muita sorte , fui deixar alguns parentes no jogo ontem e não tive nenhuma dificuldade , sai em direção ao Arrudapelo recife antigo , depois pela av,norte e peguei a estrada de belem e deixe-os próxima a antiga padaria do índio , sem nenhum problema ou congestionamento , detalhe , entre a minha saida de casa no Pina e retorno para casa não gastei 50 minutos

  9. Joca,

    A relação CBF/governo do estado é de apoio mútuo sobre este tema. No entanto, não adianta o surrado discurso de que “está tudo bem” visando a Copa das Confederações. Essa avaliação cabe à Fifa, órgão máximo nessa questão, com a já conhecida palavra final.

    Neste caso, então, resta aguardar novembro. Até lá, só abobrinha…

  10. Pedro Ricardo,

    Não há qualquer traço de rivalidade na avaliação. O fato é que o “Padrão Fifa” não se aplica ao Arruda e muito menos a Ilha do Retiro e aos Aflitos. É uma questão estrutural dos três estádios, somada ao fator organizacional (cambistas, stewards e venda no dia da partida).

  11. Poxa, diante de tantos fatos negativos eu me pergunto: porque esse jogo não foi na Casa dos Festejos, vulgo Ilha do Retiro??? A Seleção Brasileira jogou quantas vezes lá ????

  12. Cássio,

    Mesmo o jogo sendo as 22:00 é brincadeira como a cidade literalmente ficou caótica na zona Norte e proximidades do Arruda… e ainda querião o Arruda na Copa… aí Recife inteira parava!

    Você soube de algo da reunião da cúpula da CBF com o Governo do Estado? Foi algo sobre a copa das confederações?

  13. Não vi nada que lembrasse padrão FIFA no jogo de ontem.
    Nem gandula para repor a bola com velocidade havia.
    Amontoado desordenado de gente… policial… nas laterais… e linha de fundo
    Sinceramente… foi padrão FPF.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*