Surpresa sul-americana de última hora no Nordestão

Copa Sul-americana

Um post dividido em dois atos, sem final feliz. Confira o primeiro, à tarde.

Há tempos a Liga Nordeste pleiteava um bônus para o campeão regional. Com o Nordestão garantido no calendário oficial da CBF por pelo menos dez temporadas, o objetivo maior era dar ao vencedor a vaga na Copa Sul-americana.

O caminho parecia inglório, mas as articulações nos bastidores nunca pararam, sobretudo com as federações de Pernambuco e da Bahia.

O segundo torneio interclubes mais importante da Conmebol vinha passando por uma reformulação em solo brasileiro. Entenda isso como uma redistribuição de vagas. Serão oito, mas numa complicada mistura entre as campanhas da Série A e da Copa do Brasil.

Pois neste 13 de setembro, data do lançamento oficial do campeonato regional, que volta no ano que vem com 16 times, a CBF surpreendeu ao publicar em seu site que o campeão se classificará à Copa Sul-americana de 2013 (veja aqui).

Uma 9ª vaga foi conquistada pela Confederação Brasileira de Futebol junto à Conmebol? Haverá uma vaga a menos na recém-lançada estrutura Série A/Copa do Brasil? Ou, quem sabe, o campeão nordestino irá para uma fase preliminar à parte?

As primeiras perguntas já estão no ar. Mas o fato parece concretizado.

Um bônus e tanto para alavancar a maior competição da região. O fato, contudo, não é inédito. Entre 1997 e 1999, o Nordestão conferiu uma vaga à extinta Copa Conmebol.

Ao próximo campeão, o prêmio de R$ 1 milhão. E uma viagem para o exterior…

Agora, o segundo ato, à noite, com a atualização da informação oficial…

Realmente, estava bom demais para ser verdade. Às 18h38, quase três horas depois da publicação no seu portal, a CBF corrigiu a nota e “tirou” a então comemorada vaga da Sul-americana. De qualquer forma, o blog garantiu o print screen (veja aqui).

Copa Sul-americana? Quem sabe em 2014, 2015, 2016…

6 Replies to “Surpresa sul-americana de última hora no Nordestão”

  1. É, só se o campeão da Copa do Nordeste desde já abdicasse da Copa do Brasil caso ele estivesse participando da mesma, porque haveria conflito de datas.

  2. Infelizmente foi um engano da CBF! eles já falaram que foi um engano e que o campeão não vai pra sulamericana.

  3. ja estou vendo ano que vem o vamossalgueiro tirando o passaporte?ainda bem que sonhar e de graca.vamos salgueiro

  4. pode ter certeza que nenhum dos representantes de PE vai ter condições de disputar 2 campeonatos ao mesmo tempo quem vai ser campeão pra mim pode ser o bahia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*