Os campeões dos turnos e returnos do Campeonato Brasileiro

Troféus Osmar Santos (primeiro turno) e João Saldanha (segundo turno) da Série A, oferecidos pelo jornal Lance!. Crédito: montagem de Cassio Zirpoli com fotos de Leo Santana

Com um regulamento simples, o título da Série A é definido através da maior pontuação alcançada após as 38 rodadas do torneio. Pontuação agregada no turno e no returno.

Existe uma premiação para os melhores colocados de cada metade do campeonato?

Na Europa, há um século existe a tradição dos “campeões de inverno”, com as melhores campanhas no primeiro turno. Há ainda a valorização do melhor no returno.

Desde 2004, um ano após a implantação do sistema de pontos corridos no Brasileirão, o jornal Lance! passou a oferecer duas taças especiais para os vencedores de cada turno. No início, com 24 clubes, eram 23 jogos. Hoje, com 20 equipes, são 19 partidas.

São homenagens a dois grandes nomes do jornalismo esportivo do país. O locutor Osmar Santos para o primeiro turno e o comentarista João Saldanha para o segundo turno.

Os troféus foram criados pelo artista plástico Leo Santana, que assina a obra Drummond no Calçadão, uma escultura que já virou ponto turístico em Copacabana (veja aqui).

Abaixo, os vencedores de todas as edições dos troféus, num lampejo da ideia de “Apertura” e “Clausura”, que durante duas décadas foi adotada no futebol argentino. Na lista, o primeiro ano dos pontos corridos, 2003, ainda sem a premiação do periódico.

A melhor campanha de um time pernambucano foi o 8º lugar do Náutico no returno de 2007. Será que neste returno algum representante recifense irá superar a marca?

Acompanhe a classificação da Série A 2012 separada por turnos clicando aqui.

Troféu Osmar Santos
2003 – Cruzeiro
2004 – Santos
2005 – Corinthians
2006 – São Paulo (Santa Cruz 20º)
2007 – São Paulo (Sport 11º e Náutico 18º)
2008 – Grêmio (Sport 9º e Náutico 15º)
2009 – Internacional (Náutico 18º e Sport 20º)
2010 – Fluminense
2011 – Corinthians
2012 – Atlético-MG (Náutico 11º e Sport 19º)

Troféu João Saldanha
2003 – Cruzeiro
2004 – Santos
2005 – Internacional
2006 – São Paulo (Santa Cruz 20º)
2007 – São Paulo (Náutico 8º e Sport 14º)
2008 – São Paulo (Sport 11º e Náutico 13º)
2009 – Flamengo (Náutico 18º e Sport 20º)
2010 – Grêmio
2011 – Fluminense

5 Replies to “Os campeões dos turnos e returnos do Campeonato Brasileiro”

  1. Essa idéia é muito interessante! Sou Gremista e é ruim saber que o meu time não ganha nenhum título nacional oficial a 12 anos, mas só fico triste com isso por saber que o Grêmio é time grande, que não é acostumado a não ser campeão, pois todos os anos entramos sempre pra ganhar, mesmo não conseguindo, ficamos regularmente entre as primeiras posições classificando ano sim e ano não pra libertadores, mesmo na libertadores grandes campanhas como o vice de 2008. Porém, vice-campeão é a mesma coisa que nada! E por causa disso tem gente que quer vir comparar a gente com Atlético-MG, Botafogo e outros times grandes mas esses sim além de não ganhar não disputam nada, não estamos neste naipe. E esses troféus de turno vem pra provar isso e nos elevar, pois regularmente fazemos boas campanhas, e os dois troféus que o Grêmio ganhou de campeão de turno mostram isso, e valorizam muito o Grêmio por isso acho uma idéia sensacional.

  2. Acho a ideia desses troféus muito legal, acho que deveriam ser mais valorizados… Seria legal se dentro desse campeonato brasileiro de pontos corridos houvessem torneios paralelos… Os clubes de Rio e São Paulo, teriam os seus jogos valendo por um Rio-São Paulo, os times de Minas e da Região Sul, teriam seus jogos valendo por um Sul-Minas, e as demais equipes poderiam disputar um outro torneio, tipo Taça Joaci Freitas Dutra (nome do primeiro jogador a fazer um gol em campeonatos brasileiros, também conhecido com Alencar e que foi jogador do Bahia em 1959). No campeonato desse ano, a “Taça Joaci Freitas Dutra” teria a seguinte classificação:
    1º Nautico 10 pts
    2º Sport 6 pts
    3º Bahia 5 pts
    4º Atlético-GO 3 pts
    Isso, considerando apenas os jogos entre essas equipes. Faltando ainda os jogos:
    37º Rodada: Bahia x Naútico
    38º Rodada: Atlético-GO x Bahia e Naútico x Sport 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*