Crucificando as capas e gerando debates

Capas da revista Placar em outubro/2012 e agosto/2001

Jornalisticamente falando, não é uma ideia nova. Mas gera polêmica.

A imagem de um personagem crucificado, não sendo ele Jesus Cristo, já estampou revistas não só de esportes como de outras editorias. Pautas diversas.

A edição recém-lançada da Placar, com Neymar em destaque, vem sendo tema de um debate sobre o uso da fotomontagem, tida como uma “ofensa” aos cristãos.

Houve até uma nota de repúdio da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que viu no “um recurso editorial com mera finalidade comercial”.

Mesmo que tenha sido focada no viés comercial, essa capa feriu até que ponto a liberdade de expressão na imprensa? A própria Placar já havia encampado esta ideia em agosto de 2001, com o meia Marcelinho Carioca.

Na época, a revista ainda era semanal. Não houve a mesma repercussão…

Reflexo das mídias sociais e da aceleração da informação?

Na década de 1970, a espanhola Don Balon colocou o craque Johan Cruyff. Em 1981, a revista Veja, a publicação de maior circulação do país, “crucificou” o cidadão brasileiro…

Qual é a sua opinião sobre o assunto?

Revista Don Balon e Veja

29 Replies to “Crucificando as capas e gerando debates”

  1. A liberdade é uma utopia primordial, encravada numa cidadela rodeada por muralhas chinesas, guardando algo que concretamente não existe.

    Essas capas são dispensáveis, expressando mais o aspecto individual que o institucional dos veículos de comunicação. 

    (Benê Lima)

  2. QUE TRABALHO INFELIZ E LAMENTÁVEL. A COMPARAÇÃO COM CRISTO É ABSURDA E DESRESPEITOSA. 
    JESUS CRISTO, PERDOAI TODOS AQUELES QUE FIZERAM E/OU APROVARAM ESTA FOTO.
    SE NEYMAR ESTÁ SENDO COBRADO DE ALGUMA COISA, COM CERTEZA, NÃO ESTÁ SENDO CRUCIFICADO. E QUEM PENSA EXISTE SEMELHANÇA NESTA SITUAÇÃO NÃO CONHECE NADA SOBRE CRUCIFICAÇÃO.

  3. acho que tem zilhoes de ideias boas sem mexer com a crença das pessoas, muito de mal gosto e mais acho que deveriam ser punidos. vlwsss

  4. desrespeito total,nunca um ser humano deveria ser comparado com o,homem que deu sua própia vida por quem assim o matou jesus não merecia isto nós sim vergonhosa está capa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*