Dos gramados para o guia eleitoral

Magrão, Elicarlos e Renatinho no guia eleitorial do Recife em 2012. Crédito: Youtube/reprodução

Antes do voto, o debate. Apesar da política, o viés esportivo.

Na abertura da última semana do guia eleitoral na televisão, antes da votação no primeiro turno, três jogadores de futebol dos grandes clubes do Recife participaram da agenda de um candidato a prefeito da capital (assista aqui).

O goleiro Magrão (Sport), o volante Elicarlos (Náutico) e o lateral Renatinho (Santa Cruz) pediram voto, literalmente. Ato que repercutiu rapidamente nas redes sociais.

Uma parte enxerga na presença dos atletas uma forma de transformar torcedores em eleitores. A outra alega que qualquer cidadão poderia participar de um guia, depositando apoio em um candidato, como cantores e apresentadores de televisão, por exemplo.

Paralelamente a isso, a motivação, através de um engajamento político ou via cachê.

O que você acha da presença de um atleta profissional do seu clube no guia eleitoral, sendo eleitor ou não do prefeiturável em questão? Comente.

Um ditado popular diz que futebol, religião e política não se discutem. Pelo visto, isso está longe de ser a realidade. Se discute sim, bastante.

22 Replies to “Dos gramados para o guia eleitoral”

  1. Galera quer comparar EUA com Brasil e Recife. Lá independente de quem vencer as eleições o nível das escolas, ruas, avenidas, hospitais continuará bom, mas evidente que devam existir políticos melhores que outros, mas aqui no NE a escolha tem que ser certeira, não se pode errar e quando o cidadão vota porque o ídolo do seu time pede isso, não me parece muito inteligente, não me parece que a escolha foi com base em critérios de capacidade técnica para administrar e resolver os grandes problemas do Recife. Magrão e os outros devem ter recebido cachês para expressarem ‘apoio’ ao candidato em questão, por tanto não vejo um apoio sincero, por tanto pra mim isso é inválido.

  2. Foi a primeira vez que meu Paredão me deixou triste! rsrs’
    Mas não sou alienada, não vou dar meu voto a um candidato só porque tem o apoio de alguém que admiro. Seria bom que todos pensassem com suas próprias cabeças na hora de realizar um ato tão importante.
    Magrão, Burle, Renatinho, Elicarlos, são cidadãos como todos nós, têm o direito de expressar suas opiniões… Só!
    É claro que a intenção da campanha é “aliciar” o eleitor. Cabe a ele, eleitor, não se deixar envolver (só) pelo fato de um “ídolo” dizer “vote X”.

  3. Acho normal a participaçao do jogador numa propaganda política. Ele é um cidadão como qlq outro e independente de receber ou ñ cachê tem liberdade de fazê-lo.
    Só ñ concordo que o jogador se utilize da imagem do clube p/ pedir voto. Se isso aconteceu aí em Recife acho muito errado.
    Já é diferente se o jogador é candidato e na sua chamada se utiliza da paixão clubística p/ tentar angarias votos.

  4. Todos tem direito de se expressar. Nos Estados Unidos, democracia muito mais consolidada que a nossa, é muito comum cantores e atletas pedirem votos. Alias, aqui mesmo no Brasil isso é natural. Temos até atletas politicos como Romario, Bebeto, Biro-Biro, etc…

    Quanto a serem ou não de Recife, isso nao importa já que atualmente moram aqui. E mesmo se nao morassem, sua expressao também seria válida, até porque outras figuras publicas que pedem voto como Lula e Dilma, sequer moram em Recife nem nunca moraram.

    Reapeitem os direitos dos atletas, que possuem tanto direito de expressao como qualquer outra pessoa, e parem de encarar isso pensando do lado do candidato que vão votar.

    Por fim, uma pessoa que tem o carater, a liderança e a conduta de Magrão seria no futuro uma excelente opçao como candidato. Votaria nele na certa! Um grande homem! Que tem direito desde já de escolher a corrente política que vai trilhar!

  5. Não acredito ser saudável, na altura do campeonato isso cheira muito ruim. Não acredito ser ideologia, mas sim o poder da força anti democrática se utilizar de grandes idolos para arrastar votos e, que no futuro  bem próximo veremos no que isso vai dá.  A máquina administrativa do governador, não respeita nada nem ninguém e está passando por cima de tudo e de todos, inclusive das leis. “Isso é uma vergonha”, já dizia Boris.
    Carinhosamente,
    Mário Tiburcio.

  6. Sei não sabe! Acho q política é política e futebol é futebol! Agora com certeza, investigue os valores dos cachês? Quem pagou? quem recebeu? os Valores? sinceramente é muita hipocrisia da audiência para esse bando de polítcos brasileiros.

  7. eu sou contra esses jogadores participando desse Guia.tem q Jogar Bola!agora,q a nossa”imprensa”abraçou a causa de tirar o PT da prefeitura de Recife,isso sim!pena q temos uma sociedade imatura e infantil q poupa esses caras de qualquer jeito!

  8. Cada um tem o direito de se expressar politicamente mas eu acho errado figuras públicas que terminam sendo formadores de opinião, guardadas as devidas proporções, externarem suas vontades políticas no guia eleitoral de quem quer que seja. Isso é bom até pra preservar a imagem que criaram em suas profissões. Vai que acontece algo ruim em relação ao candidato que apoiam. Estarão manchando com seus fãs a imagem que demoraram pra conquistar. Quem sem lembra da Regina Duarte e seu medo….? Ela deu uma mergulhada ou não deu depois daquilo….?

  9. Nada de mais, qualquer pessoa pode participar da politica, estamos em um pais democrático, jogador, cantor, apresentador não importa.

  10. Estes jogadores moram no Recife sim, mas fazem parte de um seleto grupo que quase não depende do poder público, pois com seus salários gordos pouco importa quem será o próximo prefeito. Certamente nenhum deles estaria apoiando candidato A ou B por pura ideologia, mas sim por $$$$

  11. Nada demais, é como os cantores que também são ídolos de muitos e fazem sua participação no guia só não concordaria caso estivessem se “vendendo” como citou Futuro Sport, a fora isso não vejo nada demais.

  12. Apesar de não admirar as estratégias de politicagem de muitos candidatos, principalmente os que detêm maior recurso pra gastar na campanha, não vejo nada demais…

    Se um jogador faz propaganda de uma cerveja, por exemplo, que é uma porcaria, por que não ganhar um cachê pra falar bem de um candidato que pode pagá-lo?

    Acho isso normal… Ficaria mais espantado, ou decepcionado, se eles fizessem isso de graça.

  13. Nada demais, os caras moram aqui, se acham que determinado candidato é o melhor, é um direito deles, e os dirigentes que são políticos? Só acho errado misturar a imagem do clube, quem está na propaganda é o cidadão, engraçado que na imprensa, que no trabalho defende liberdade de expressão, quando são os outros, PARTE da imprensa critica

  14. nada ver,ver acho que pessoas publicas não deveriam se envolver nesse tipo de coisa. até mesmo quando tem muitos que nem são do nosso estado.

  15. Assim como no futebol é na politica. quem tem mais dinheiro ganha, investe mais. acho que um direito de cada apoia ou pede voto a quem quer que seja, mas só o eleitor mais ignorante acredita que esses jogadores estão neste guia por acreditar realmente no tal candidato

  16. Para mim, é simples.
    Se decidiram apoiar Geraldo Júlio porque estão engajados politicamente, por ideologia, é saudável e até louvável.
    Mas se participaram apenas pelo oba-oba, por um cachê ou por qualquer outro tipo de benefício, apesar de terem direito disto, acho uma tremenda irresponsabilidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*