Nordestão e Pernambucano em ritmo frenético

Mapa de Pernambuco

Como era esperado, a reedição da Copa do Nordeste mudou completamente a estrutura do Campeonato Pernambucano. Torneio enxuto? Acredite, foi o oposto. O esboço da competição mostra que o já inchado calendário ficará perto do colapso organizacional.

O calendário da CBF prevê 23 datas para os campeonatos estaduais de 2013. Em Pernambuco, há algum tempo esse limite é ultrapassado. Na soma geral, um recorde.

O Nordeste é a única região que contará também com um torneio interestadual.

São 12 datas agendadas para o Nordestão, começando no dia 20 de janeiro, mesma data reservada para todos os campeonatos estaduais do país.

Por aqui, o Pernambucano terá uma fase preliminar paralela ao regional.

Em campo, nove clubes desconsiderando Santa Cruz, Sport e Salgueiro, integrantes da Copa do Nordeste. Entre os participantes, o Náutico. A disputa será num turno único.

Os cinco primeiros avançam para a fase principal e o melhor garante vaga na Copa do Brasil 2014. Já os eliminados realizarão um quandragular para definir os dois rebaixados.

Obviamente, a fase principal só começará após o Nordestão. Ou seja, os três representantes locais poderão jogar de seis a doze partidas antes da estreia no Estadual. Por sinal, por não disputarem o primeiro turno, não poderão ser rebaixados…

O regional acabará no dia 17 de março. Portanto, daí até o dia 19 de maio será um ritmo frenético de jogos, com 18 datas até a finalíssima. O octogonal terá jogos de ida e volta, catorze ao todo. Depois, semifinal e final, também em ida e volta.

Se um time chegar às finais do Nordestão e do Pernambucano, serão 30 partidas em 120 dias. Média de um jogo a cada quatro dias. Para quem participar da primeira fase, serão 26 partidas em 120 dias, com uma média de um jogo de cinco em cinco dias.

Sem estender muito o post, nota-se que o calendário já estaria no limite.

Contudo, a Copa do Brasil está agendada para começar em 3 de março…

Pausa para respirar. Ou não.

4 Replies to “Nordestão e Pernambucano em ritmo frenético”

  1. Pingback: :: Esportes PE :: Tudo sobre os Esportes em Pernambuco! – PE 2013 – FPF define fórmula do Campeonato Pernambucano 2013

  2. Pingback: Pernambucano movido a mata-matas em 2013 | Blog de Esportes

  3. Pingback: Campeonato Pernambucano com projeção de público | Blog de Esportes

  4. Na minha opinião, a primeira fase seria mesmo com os 9 times,disputando o título pra garantir UMA vaga na Copa do Brasil. O segundo turno poderia ser assim: 2 grupos com 6 times; se enfrentam entre eles em ida e volta(10rodadas); os dois melhores passam pra semifinais(ida e volta) e final(ida e volta). Com isso teremos 14 rodadas e acredito q o campeonato vai ter emoção sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*