Blindagem da CBF se mostra inexistente e Mano Menezes cai

Sede da CBF. Foto: CBF/divulgação

“Equilibrado, sem se deixar empolgar nas vitórias, nem se abater nas derrotas, Mano Menezes vem conduzindo com coerência o trabalho de renovação da Seleção Brasileira que tem como objetivo a disputa da Copa do Mundo de 2014, passando pela Copa das Confederações 2013.”

Era esse o texto publicado no site da CBF em 22 de setembro deste ano, tentando blindar o técnico Mano Menezes. O título foi Seleção está no caminho certo.

Dois meses depois, neste 23 de novembro, a direção da entidade, após reunião de última hora em São Paulo, optou por demitir o treinador gaúcho.

Alvo de críticas da imprensa e de torcedores, Mano convocou mais de cem atletas desde 2010. Deixa a Canarinha com 33 jogos, tendo 21 vitórias, 6 empates e 6 derrotas, considerando apenas a equipe principal, com 69% de aproveitamento. Veja a lista aqui.

Enquanto o país corre para não fazer feio na organização da competição, a Seleção seguia num processo de montagem aquém do que se espera para a sua tradição.

Eliminação precoce na Copa América, prata nos Jogos Olímpicos – com o time Sub 23 -, resultados pífios diante de grandes seleções e um coro na arquibancada por mudanças.

Paralelamente a isso, uma base jovem, com lampejos de compactação tática. Teve como válvula de escape dois títulos do Superclássico das Américas contra a Argentina.

Porém, a pressão sobre o técnico era mesmo grande, sobretudo por causa da proximidade da Copa de 2014, no país, e do rendimento histórico da Seleção, que chegou a ocupar o 14º lugar no ranking da Fifa, a sua pior colocação até hoje.

O momento, por outro lado, causa surpresa neste momento, pois Mano vinha conseguindo estruturar a equipe nos últimos jogos. Dizia ter 80% do grupo formado para os próximos torneios e já havia passado por momentos piores (veja aqui).

Por tudo isso, a blindagem de dois meses atrás se mostrou frágil, inexistente. Mostra o raso discurso adotado nos corredores da Confederação Brasileira de Futebol.

O presidente da CBF, José Maria Marin, decidiu iniciar um novo ciclo faltando 566 dias para a abertura da Copa, no Itaquerão, com a presença da própria Seleção Brasileira.

Tite, Muricy Ramalho e Felipão aparecem como favoritos à cadeira vazia, numa resposta que só deverá sair em janeiro, com o tempo de preparação quase extrapolado.

Qual é a sua opinião sobre a saída de Mano? Quem deveria ser o substituto?

7 Replies to “Blindagem da CBF se mostra inexistente e Mano Menezes cai”

  1. Queria muito que saísse, mas pelo visto essa CBF é burra. Em quatro anos, não se pode brincar com técnicos! Ele deveria ter sido demitido após a copa América, pois ele provou que não sabe nem ensinar seus jogadores a bater pênalti! Demitir agora talvez seja pior do que ficasse depois de dois anos tentando achar um time, outro técnico irá desestruturar tudo.
    Ação certa mas na hora errada.

  2. RAFAEL T.J.F.:culpa minha,sua,do Blogueiro,dos clubes q entregaram o comando não só do futebol brasileiro para essa emissora!me responda,por que o Flamengo até hoje não caiu?a Globo não deixa!isso é o retrato de uma sociedade alem de despolitizada,imbecilizada por essa”imprensa”q temos.e não pense q aqui anda as mil maravilhas.a local é tão péssima quanto!

  3. Para mim, a pergunta é: há técnico realmente bom hoje em dia? Vemos técnicos ditos bons com elenco bom e não conseguem bons resultados. Outros nem tão bons com elenco mais ou menos e os resultados são ótimos.
    Lembro quando o Luxemburgo foi para a Europa com a fama aqui do melhor técnico do país e lá não durou muito administrando um eleco de seleção. Dizem que o motivo é o estilo de lá diferente do nosso que o povo não vê com bons olhos mudanças, então ou o cara segue esse trilho melhorando ou não deixarão mudar água para o vinho.
    Só espero que quem for assumir não crie outra novela, pois já nos custou meses, ano, de testes para chegar a um conjunto que é promissor se jogar mais. Se a atual base não servir, promete boas chances de ser um insucesso a Copa das Confederações, pois não é de hoje que uma das grandes queixas da seleção é a falta de treinamentos, jogos com um mesmo grupo para ajustar mais e ganhar entrosamento.

  4. ISSO COM CERTEZA FOI PRESSÃO DA GLOBO, EU NOTEI DESDE QUARTA NO JOGO CONTRA A ARGENTINA QUE A GLOBO NÃO GOSTOU DO RESULTADO, MESMO VENCENDO NOS PENALTIS.

    É INADIMISSÍVEL UMA  EMISSORA DE TELEVISÃO TER TANTO PODER SOBRE A CBF COMO TEM A GLOBO.

    A COISA SÓ NÃO VAI CAIR POR CAUSA DA GLOBO. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*