Um ano depois, quadro social estagnado nos pernambucanos

Em dezembro de 2011, o Trio de Ferro somava 27,5 mil sócios titulares em dia, segundo levantamento realizado pelo blog, com informações dos próprios clubes. Agora, os dados acabam de ser atualizados, com 26,8 mil sócios em dia, reunindo todas as categorias.

Havia a expectativa de crescimento, pois os três clubes conquistaram o acesso, com Náutico e Sport subindo à Série A e com o Santa Cruz alcançando a Série C.

A projeção mais otimista cogitava até 80 mil sócios nos clubes recifenses. Ao longo da temporada, com dados flutuantes nos três rivais, o número acabou estaganado.

Atualmente, a arrecadação mensal dos três grandes clubes pernambucanos com o quadro social gira em torno de R$ 750 mil. Com mais de 100 mil sócios em dia, o Internacional de Porto Alegre fatura R$ 3,25 milhões a cada trinta dias.

Não por acaso, esse nicho segue como uma obsessão local…

Confira abaixo as categorias de sócio, metas e expectativas de receita de cada clube.

Campanha de sócios do Sport. Crédito: Sport/divulgação

Nome oficial: Sport de Verdade

13.000 sócios titulares em dia (R$ 390 mil/mês). Em 2011: 13,5 mil (R$ 405 mil/mês)

Faturamento anual (estipulado): R$ 4.680.000

Projeto voltado para 4 categorias de sócio, de R$ 18 a R$ 87 (mesmos valores de 2011).

O pico há um ano foi potencializado pelo acesso à elite. Com a equipe oscilando bastante neste ano, houve uma leve queda, ainda que seja o dobro do quadro de 2010.

No mês de outubro, o Sport passou disponibilizar uma central climatizada na Ilha do Retiro apenas para o atendimento dos sócios, em uma parceria com a Outplan. Com novos guichês, o objetivo é agilizar pagamentos e adesão de novos membros.  O clube segue investindo no crescimento no plano de sócios torcedores.

Meta : 30 mil. Faturamento mensal estipulado caso a meta seja batida: R$ 900 mil

Campanha de sócios do Santa Cruz. Crédito: Santa Cruz/divulgação

Nome oficial: Guerreiro Fiel

8.000 sócios titulares em dia (R$ 186 mil/mês). Em 2011: 10 mil (R$ 230 mil/mês)

Faturamento anual (estipulado): R$ 2.232.000

Projeto voltado para 4 categorias de sócio, de R$ 20 a R$ 100 (mesmo valores de 2011).

O quadro acabou diminuindo após a eliminação na Série C. O número mais alto neste ano foi após a conquista do Estadual, com 12.600 membros regularizados.

No Santa Cruz, a administração dos sócios fica por conta da empresa Traffic, num contrato assinado até dezembro de 2014. A novidade foi a inauguração do próprio call center coral, com seis funcionárias, além da implantação definitiva do sistema com cartão de crédito. Para 2013, haverá o benefício de “pontos” acumulados.

Meta: 30 mil. Faturamento mensal estipulado caso a meta seja batida: R$ 700 mil.

Campanha de sócios do Náutico. Crédito: Náutico/divulgação

Nome oficial: Juntos pelo Timbu.

5.800 sócios titulares em dia (R$ 174 mil/mês). Em 2011: 4 mil (R$ 120 mil/mês)

Faturamento anual (estipulado): R$ 2.088.000

O projeto vigente é voltado para 4 categórias de sócio, de R$ 30 a R$ 80.

Se não houve melhoria física nesta área, o Náutico por outro lado usou o ano para o planejamento da nova estrutura de sócios, que será implantada em 2013.

Tudo por causa do mando de campo na Arena Pernambuco, o que acabará com a categoria que confere o ingresso integral ao sócio nos Aflitos. Na arena, o sócio terá desconto, num percentual em estudo. Os valores das mensalidades serão revelados em janeiro. Paralelamente a isso, será lançado um cartão de desconto oficial do clube.

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