Preterida do Mundial, a Grêmio Arena faz história no Brasil

Arena do Grêmio. Foto: facebook oficial do Grêmio

Às 20h48 deste sábado, 8 de dezembro de 2012, foi inaugurado o primeiro estádio de futebol no Brasil que cumpriu à risca toda a cartilha do exigente Padrão Fifa.

A 5ª versão do documento “Estádios de futebol – Recomendações técnicas e os requisitos”, com 420 páginas, foi lançada em abril de 2011, englobando novas tendências de funcionalidade e conforto das arenas, tendo como base de dados os elogiados estádios sul-africanos na última Copa do Mundo. Saiba mais aqui.

O pioneirismo no país foi da arena do Grêmio, com 60.170 lugares, 52 metros de altura e fincado em um complexo com cinco mil vagas no estacionamento e futuros edifícios.

Custou R$ 540 milhões, em uma parceria com a construtora OAS, na qual entrou no acordo o terreno do agora findado estádio Olímpico. Saiu do chão em 27 meses.

Vale frisar que a empreitada não contou com um mísero centavo de dinheiro público.

Isso torna ainda mais surreal a ausência do novo estádio na Copa de 2014, com doze arenas ainda em obras – fotos abaixo. Inclusive o Beira-Rio, na mesma Porto Alegre. Mas em se tratando de Brasil, talvez seja justamente essa a explicação para o veto.

Ao todo, os doze estádios público/privados terão 659.575 lugares, com um orçamento agregado entre construção e reforma de R$ 6.818.100.000. Haja financiamento…

Política econômica, ou não, à parte, outro fato importante é que coube ao Grêmio iniciar o novo patamar do futebol brasileiro, bem além de 2014.

A partir de agora, será este o nível de exigência aos grandes clubes. Um desafio que se estende a Náutico, Santa e Sport. Com ou sem Mundial, a arena gremista fez história.

9 Replies to “Preterida do Mundial, a Grêmio Arena faz história no Brasil”

  1. LEONARDO-PE,  NÃO SOU OBRIGADO A PRESTA ATENÇÃO NO CLUBE EM QUE EU NÃO TORÇO E MUITO MENOS NO ESTÁDIO QUE NÃO SEJA DO MEU CLUBE.

     – O UNICOQUE LIGA AINDA PARA UM CLUBE QUE COM CERTEZA NÃO É O QUE VC TORCE E PARA UMA MERDA DE UM ESTÁDIO, SÓ POR QUE NÃO VAI PARTICIPAR DA COPA.

    SE VC NÃO GOSTA DO SEU PRÓPRIO PAIS, CARA VAI MORA EM OUTRO PAIS, VC NÃO É OBRIGADO A MORA NO BRASIL NÃO.  

  2. mas os caras gostam de se ferrar.o problema é esse!sobre as”arenas”,com essa mentalidade atrasada q temos,seremos engolidos!

  3. enquanto esse Rafael Náutico está preocupado com besteira,concordo com o EASN.mas,como vivemos num pais da hipocrisia,serei criticado por dar um puxão de orelha no cidadão q citei!por isso q digo:uma imprensa e politicos espertos e um povo imbecil,dá nisso.o povo se ferrando!

  4. Sério que a arena do Grêmio não vai sediar a copa de 2014..?? vai ser aquele outro estádio caindo aos pedaços de porto alegre, só por causa de apoio político e ainda com ajuda de dinheiro público? vai entender…só no Brasil…

  5. Por que a Arena do Grêmio não vai participar da Copa 2014 ?  É só perguntar quem deixou de levar um por fora!!! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*