O fator Portuguesa nos percentuais das pesquisas nacionais de torcida

Série A 2012: Portuguesa 0x0 Ponte Preta. Foto: Dorival Rosa/Portuguesa

Os institutos de pesquisa constroem a credibilidade ao longo dos anos, através de acertos nos dados equiparados aos reais, posteriormente levantados de forma integral. Antes, a conversa estatística é sempre a mesma, com dados flutuantes com pontos percentuais para mais e para menos, dentro da margem de erro. De praxe.

No futebol, as principais pesquisas, e mais polêmicas, projetam o tamanho das torcidas. A nível local, a discussão já é enorme, histórica. Imagine então no cenário nacional! Em 2009, o Instituto Maurício de Nassau ouviu 3.363 pessoas em Pernambuco. Houve contestação. Pois em 2012 o Datafolha ouviu 2.588 em 160 cidades espalhadas no país.

O resultado final do instituto paulista promoveu uma série de debates.

No topo, o inédito empate técnico. Abaixo, as últimas três pesquisas Datafolha.

2009 – Flamengo 19% x 13% Corinthians
2010 – Flamengo 17% x 14% Corinthians
2012 – Flamengo 16% x 16% Corinthians

É possível concluir que 3% da torcida nacional virou a casaca do Flamengo para o Corinthians ou simplesmente 3% dos flamenguistas desapareceram do mapa, sem explicação, ou ainda que outros 3% de corintianos nasceram num crescimento muito acima da média histórica. Até então imbatível, o Fla protesta.

Ainda no ranking principal, a polêmica atinge Pernambuco de forma direta.

Os números publicados pelo Datafolha se estendem até o 15º lugar, ocupado pela Portuguesa. Nenhum representante do futebol pernambucano se faz presente.

Ou seja, a Portuguesa, com 0,51% da torcida nacional, está não só à frente de Sport, Santa Cruz e Náutico, como de outros times populares, como Coritiba, Atlético-PR, Goiás, Remo, Paysandu, Ceará, Fortaleza… Um tanto surpreendente.

O dado corresponde a 989.129 pessoas na atualização do censo do IBGE, em 2012.

Vamos a um exercício de possibilidades, uma vez que as projeções dos clubes pernambucanos ainda não foram divulgadas. Estão inseridos no dado de “4,88%”, que corresponde a todos os times do país a partir do 16º lugar no ranking de torcidas.

Supondo que os três pernambucanos tivessem “um” torcedor a menos que a Lusa e que as três massas fossem iguais e morassem em Pernambuco, o número seria de 2.967.384. A população atual de Pernambuco é de 8.931.028 habitantes. Ou seja, as três torcidas locais teriam, segundo o Datafolha, no máximo 33,22% do estado.

De acordo com o supracitado instituto Maurício de Nassau, percentual é bem maior, de 50,1%. E não considera, conforme dito no exercício, os torcedores em outros estados. O número corrigido, hoje, elevaria a torcida do Trio de Ferro para 4.474.445 pessoas. Considerando as últimas quatro pesquisas realizadas no estado, por quatro institutos diferentes, o percentual mínimo das três torcidas agregadas, com a margem de erro para menos, seria de 35,8%, ainda assim, à frente do máximo via Datafolha (veja aqui).

Em tempo: o Datafolha ouviu neste ano apenas 727 pessoas em todo o Nordeste.

Vale destacar que até a recém-lançada pesquisa Sport e Santa não haviam ficado, em dez anos, com menos de 0,6% em âmbito nacional. Agora, estariam abaixo de 0,51%?! Neste mesmo 2012, a pesquisa da Pluri Consultoria, com 10.545 entrevistas, apontou Sport 1,1%, Santa 0,7%, Náutico 0,4% e Portuguesa 0,1%… Haja diferença.

Mas voltemos ao Datafolha, que em 2010, com 2.600 pessoas, indicou o Sport com 1,33 milhão de torcedores, contra 880 mil da Lusa. Em dois anos, mais cem mil lusitianos, dentro do mesmo instituto? Na Ilha, mais de 340 mil pessoas deixaram de torcer?

Acredite, tem mais. Há dois anos eram 600 mil alvirrubros e 520 mil tricolores. Sim, o Santa Cruz teria a menor torcida da cidade (veja aqui).

Também há dois anos, o Ibope ouviu 7.109 pessoas no país, quase três vezes mais, reduzindo a margem de erro. Na ocasião, a soma de rubro-negros, tricolores e alvirrubros chegava a 2,8% da população nacional, ou 5.430.512. O mesmo Ibope, em parceria com o diário esportivo Lance!, promete uma nova pesquisa com mais entrevistados em 2013, no embalo da polêmica provocada pelo concorrente.

A polêmica nunca vai deixar de existir. Discutir quem tem a maior torcida faz parte.

Porém, o fato precisa ser pelo menos plausível. Não há qualquer indício que aponte o time do Canindé com essa massa superior a tantos times tradicionais. Apresentar a Portuguesa com uma torcida maior fere de morte qualquer estatística.

A culpa, no entanto, não é do Datafolha. A “culpa” sobre a polêmica é do IBGE, que se nega a acrescentar uma simples perguntinha no censo…

Série A 2012: Portuguesa 0x1 Bahia. Foto: Dorival Rosa/Portuguesa

34 Replies to “O fator Portuguesa nos percentuais das pesquisas nacionais de torcida”

  1. MARCELO SANTOS, TU SONHA DE MAIS CARA NUNCA QUE VCS VÃO TER UMA TORCIDA MAIOR, OU IQUAL, A DO NÁUTICO, UMA PROVA DISSO É A MÉDIA DE PUBLICO DE VCS, VCS NÃO GANHARAM NEM PRA O ATLETICO-GO, CARA A MENOR MÉDIA É A DE VCS, POR ENQUANTO QUE O NÁUTICO FICOU EM 7º, OUTRA PROVA DISSO É O TORCIDOMETRO, ONDE O NÁUTICO TBM ESTÁ NA FRENTE DE VCS, NA PROXIMA PESQUISA QUE DEVE SAIR ENTRE ABRIL OU MAIO, VC VERÁ, SOMOS MAIS DE 1 MILHÃO, VCS NÃO CHEGAM NEM EM 500 MIL.
     

  2. Pessoal, 

    Toda pesquisa trabalha com margens de erro, levando em conta que essa margem varia em geral entre 2% e 5% os clubes com percentual menor do que isto sofreram ainda com a variabilidade, pois, uma variação mínima já altera o resultado.

    Não sei qual a margem de erro da pesquisa, mas, se considerarmos 3% ( o que não é um número irreal) o resultado comparativo entre os dois times de maior torcida considerando 2009 e 2012 seriam estatisticamente iguais.

    Um abraço! 

  3. Gostei Flávio,

    Teríamos resultados diferentes a cada ano, ou, poderíamos cravar em 2006 como referência quando a média de público do santinha foi de 9000 pessoas por jogo…

  4. Sou torcedor da Lusa. E digo que somos guerreiros e imortais. TEMOS UMA GRANDE TORCIDA E ISSO INCOMODA BASTANTE.
    NO ENTANTO, CONCORDO COM A REPORTAGEM QUANDO DIZ QUE NÃO TEMOS TORCIDA MAIOR QUE A DO CEARÁ, BAHIA, SPORT RECIFE, SANTA, DENTRE OUTROS.
    ALIÁS AQUI EM SÃO PAULO DIZEM QUE AS MAIORES TORCIDAS DO NORDESTE SÃO BAHIA E SPORT. ORA UM TÁ NO TOPO, ORA É O OUTRO. AGORA DIZER QUE FORTALEZA E NÁUTICO TEM TORCIDAS GRANDES ME POUPEM.
    O ESTADO DE SÃO PAULO TEM UMA POPULAÇÃO MUITO MAIOR QUE A DE PERNAMBUCO E PROPORCIONALMENTE A NOSSA TORCIDA SE EQUIVALERIA NO MÍNIMO A DO NÁUTICO, QUE MAL TEM TORCEDORES DENTRO DA CAPITAL.
    PORTANTO COLOCARIA À FRENTE DA PORTUGUESA APENAS SPORT E BAHIA. O RESTANTE É MENOR OU IGUAL A NOSSA.
    COMO DIZ O HINO: “TU ÉS GRANDE Ó PORTUGUESA”
    Vamos à luta, ó campeões,
    hão de vibrar os nossos corações
    Na tua glória, toda certeza,
    que tu és grande, ó Portuguesa!
    Vamos à luta, ó Campeões,
    há de brilhar a cruz dos teus brasões
    E tua bandeira verde-encarnada,
    que é a luz da tua jornada!
     
     

  5. Diogo Azevedo:assino embaixo.quem manda no Brasil é a Rede Globo de Televisão.mas,temos um monte de Joses Joaquins Pintos De Azevedos q poupam essa emissora de culpa a qualquer custo.continuo dizendo q,essa emissora vai acabar com nosso futebol e muita gente dirá amem para isso!na Argentina,a torcida do River Plate,exibiu uma faixa dizendo:Clarin Miente(a Globo de lá,mente).aqui,os BABACAS,dizem:Mãe,tô na Globo,um abraço galvão e etc.!

  6. Na minha opini~ao a melhor maneira de mensurar o tamanho de uma torcida eh atrav’es da media de p’ublico nos est’adios.

  7. MENSAGEM DE BOAS FESTAS AOS RUBRONEGROS
    Neste final de ano e neste momento de paz natalina, deixo esta mensagem de boas festas, de solidariedade e de conforto, aos sofridos rubronegros: “Novamente NATAL está próximo (a apenas 270 Km), e traz a alegria de uma criança aprendendo o ABC ou descobrindo a AMÉRICA. Neste clima de festa, desejo que os sinos de Belém, do Pará, relembrem a presença constante e nunca esquecida do PAI (sandu), e que a ASA da pomba da paz bata e rebata as inocentes esperanças de vocês, não só lá em Arapiraca, mas ICASA, também. Que a BOA nova que vem do OESTE, traga ondas gigantes, como as do AVAÍ, espumantes de sonhos impossíveis. Rogando que SÃO CAETANO seja guia constante à frente, mostrando o caminho entre grandes PALMEIRAS, almejo fortemente que, no ano vindouro, o tronco da FIGUEIRA toque profundamente o interior de cada um de vocês e para sempre recordem as boas lembranças da primeira divisão que não mais lhes pertence. PAI CARLOS ESTEJA SEMPRE COM VOCÊS. UM NATAL COM PERU QUE NÃO SEJA MAGRÃO, E UM ANO NOVO COM MAIS ABUNDÂNCIA DE PERUS E FRANGOS, E REPLETO DE MUITAS E MUITAS ILUSÕES !!! SAUDAÇÕES HEXACAMPEONÍSSIMAS, SULAMERICANAS E SERIEASÍSTICAS ÚNICAS !!!”
     

  8. Pesquisa é de quem compra! Simples. A da Maurício de Nassau deveria ser contestada também, pois no ano em que foi feita, ou seja, 2009, a mesma era um dos patrocinadores do Sport na época. O Ibope não vai dizer nada de tão contraditório em relação a pesquisa do Datafolha, visto que, A EMISSORA, quer cada vez mais deixar Flamengo e Corinthians como os únicos grandes do futebol brasileiro! Se isso não bastasse, o ex-presidente da republiqueta de bananas já tratou de arranjar um patrocinador “master” para seu timinho do coração, um banco federal!! O Sport recebe o “cala boca” da EMISSORA, como os outros também, mas, Corinthians e Flamengo muito mais do que eles; chegamos ao fundo do poço, a CBF não manda mais em nada, estamos presos aos ditames da FAMOSA EMISSORA DE TELEVISÃO, submissos e calados como sempre, faz parte de nossa – vergonhosa – história, temos que sair da frente da TV e do computador, agir como cidadãos ativos!

  9. Tem gente que precisa estudar interpretação de texto pra poder comentar.. ler um pouco mais ajuda!

  10. O Sport tem mais torcida que Bahia, Vitória, e a Portuguesa nem se fala. Só na carreata ano passado no acesso, o corpo de bombeiros do estado fez um cálculo, junto com a polícia militar, de aproximadamente 400 mil pessoas na ruas do Recife. Acho que o Sport tem mais sócios que a torcida da lusinha.  

  11. Easn, sobre a segunda pergunta, a resposta é o próprio post e as contradições em pesquisas tão recentes e com o mesmo tema.

  12. concordo Fabiano:querer mascarar isso q voce falou(torcida de clubes de fora)é um imenso erro.aqui no nordeste,se torce muito para os clubes do eixo.e no norte tambem!aqui em Pernambuco,como se invoca a”revolução”,continuamos nesse atraso e marasmo de se contentar em não cair!

  13. o q tem de inocente do rosarinho aqui é um negocio q impressiona!voces achavam q eles vão olhar nossos mediocres clubes?a gente perde até pros 2 baianos da elite em termos de torcida!mas,com uma imprensa atrasada q temos feito a recifense,até eu fico imbecilizado!

  14. Torço para a Portuguesa de Desportos e eu mesmo não acredito que temos toda esta torcida. Em pesquisas anteriores, a torcida da Lusa aqui na Grande SP ficava em torno de 1%. Somando os gatos-pingados do interior de SP e outros “heróis” de outros estados, a nossa pequena nação deve ser em torno de 200 mil torcedores. Seria uma torcida comparável com as de Ponte Preta e Guarani.
    Quais os critérios da Datafolha? Se eles colocaram um peso muito grande na cidade ou no estado de SP na pesquisa, tá na cara que os times paulista apareceriam bem na pesquisa.
    Concordo que os grande times de Pernambuco tem mais torcida que a Portuguesa. Mas é fato que em Pernambuco e em todo o nordeste muita gente torce para times de fora, notadamente Flamengo e Vasco.
    Mas é fato também que no nordeste o Corinthians e o São Paulo estão cada vez mais populares – as pesquisas tem indicado isso. Tudo indica que o Corinthans daqui a uns anos ultrapassará o Flamengo.
    Acredito que o IBGE tem coisas mais importantes para se preocupar do que futebol.
     
     
     

  15. 1) O “confronto” Flamengo x Corinthians (09-10-12) está dentro da margem de erro.

    2) Qual o problema da Portuguesa superar os clubes pernambucanos ? De cada 5 brasileiros um está em São Paulo. Por que não seria possível ? 

  16. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    SO  PODE SER BRINCADEIRA

    O  ESTADIO  DELES E DO TAMANHO  DE UM PIRES  E ELES NAO  CONSEGUEM   COLOCAR  MAIS Q 3.000 BABACAS

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK 

  17. ESSA FOI BOA AGORA, A PORTUGUESA COM MAIS TORCIDA QUE O NÁUTICO, SANTA E SPORT ?? NUNCA E OUTRA COISA DESDE QUANDO A PORTUGUESA CHEGOU A TER 880 MIL TORCEDORES ??  NUNCA VAI TER ESSA TORCIDA TODA PELO SIMPLES FATO DE QUE,  NO MESMO ESTADO, TEM O SÃO PAULO, O CORINTHIANS, PALMEIRAS E SANTOS, NUNCA A TORCIDA  DA PORTUGUESA VAI SER MAIOR  QUE A DOS 3 GRANDES DAQUI DA CAPITAL, ALIAS A PORTUGUESA NUNCA TEVE TORCIDA E NUNCA VAI TER, SÓ A TORCIDA DO NÁUTICO  É 5 VEZES MAIOR, A CULPA CLARO É DO IBGE, QUE SE NEGA A COLOCA UMA PERGUNTA AMAIS NO CENSO. SEI NÃO VIU………

  18. E por que DIABOS o IBGE iria por uma pohha de pergunta idiota do karalho dessa?

     QUEM LIGA PRA POHHA DE FUTELIXO!

  19. A culpa dessa pesquisa nojenta é, sim, da própria Datafolha.

    E quanto ao IBGE incluindo ou não incluindo essa pergunta no questionário, isso já é outro assunto.

  20. Só cagou no final.

     “A culpa, no entanto, não é do Datafolha.
    A culpa é do IBGE, que se nega a acrescentar a pergunta no censo…”

    WTF 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*