O perfil do telespectador pernambucano no futebol

Perfil do telespectador do Campeonato Pernambucano 2012. Crédito: Rede Globo

Com uma média superior a 500 mil telespectadores a cada jogo do Pernambucano, surpreende a divisão de gênero, longe de qualquer imaginação machista no futebol.

De acordo com Ibope Media Workstation, em dados da Rede Globo, as mulheres que acompanham o futebol local representam quase a metade da audiência.

O gráfico sobre o campeonato estadual de 2012 também apresenta o avanço das classes D e E no bolo  saindo de 21% em 2011 para 23%.

Já sobre a faixa de idade, o perfil de 25 a 49 anos passou de 42% para 44%.

Mudanças pontuais uma tendência nos próximos anos?

Confira as maiores audiências televisivas do Campeonato Pernambucano aqui.

3 Replies to “O perfil do telespectador pernambucano no futebol”

  1. leonardo-pe, isso na verdade não passa de um espelho da pirâmide etária do Brasil. As faixas etárias que você citou têm uma proporcionalidade relativamente parecida com a desse gráfico em termos gerais no nosso país. Não procuremos pelo em ovo!

  2. isso sem falar na nossa mentalidade ainda atrasada de ver futebol.tem gente q ainda está em 1987/88/89!infelizmente,os tempos são outros.se nosso futebol(não só de Pernambuco),não abrir o olho,daqui há alguns anos,não vamos sobreviver.pouco futebol e muita propaganda em cima de gente q acha q joga!

  3. o q me impressionou nessa pesquisa(negativamente),foi a baixa quantidade de pessoas q acompanham futebol dos 18 aos 24 anos!e mais baixa ainda é a quantidade de pessoas dos 12 aos 17 anos!pelo visto,a grande violencia dessas torcidas organizadas,os Pífios desempenhos em competições nacionais(sobretudo na década passada,onde passamos mais tempo na 2ªDivisão do Brasil),foram aos poucos,minando o interesse por futebol desses”mais novos”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*