O G4 do Nordeste

Copa do Nordeste. Crédito: CBF/divulgação

Desafio simples.

Aponte os quatro maiores clubes de futebol do Nordeste. O contexto é geral.

A situação atual na casta do futebol nacional, os títulos, desempenho em grandes competições, o tamanho da torcida, a presença nos estádios, infraestrutura, ídolos etc.

Com um século de história não parece ser tão fácil analisar cada agremiação.

Ainda mais em uma região com times formados por torcidas numerosas, apaixonadas. Sobretudo com a rivalidade entre baianos, cearenses e pernambucanos.

O post foi idealizado a partir da declaração de uma repórter cearense, apontando Fortaleza, Sport, Ceará e Bahia como os “quatro maiores clubes do Nordeste”. Confira no vídeo abaixo a partir do tempo 50 segundos. Isso acabou levantando uma discussão na editoria de esportes do Diario de Pernambuco, a ponto repassá-la ao internauta.

Essa avaliação seria uma extensão da opinião do público cearense? Encontraria resistência entre torcedores do Recife e Salvador? Vamos ao post.

Curiosamente, a publicação com mais comentários na história do blog mal se refere ao futebol, mas sobre o fato de a Fifa ter chamado o Recife de “Capital do Nordeste”. Desde 2009, quando foi postado, já são quase 5.500 comentários (veja aqui).

Sobre os pontos positivos de cada clube levantados pelo blog, algumas observações:

1) No tamanho das torcidas o dado aplicado foi o do último grande estudo nacional, realizado em 2012 pela Pluri Consultoria.

2) Em relação à quantidade de participações na Série A, foi levada em consideração o sistema de acesso e descenso, implantado em 1988. Entre parênteses a soma de Taça Brasil, Torneio Roberto Gomes Pedrosa e Campeonato Brasileiro de 1959 a 2013.

Bahia – 2 títulos nacionais em 4 finais de elite (5 semifinais), 2.4 milhões de torcedores, 3 participações na Taça Libertadores, 2 títulos regionais, 3 anos com a maior média de público do Brasileirão e 17 presenças na Série A pós-1988 (44 no geral).

Vitória – 2 finais nacionais de elite (4 semifinais), 4 títulos regionais, 2 milhões de torcedores, estádio com 35 mil lugares e 20 presenças na Série A pós-88 (35 no geral).

Náutico – 1 final nacional de elite (6 semifinais), 1 participação na Libertadores, 800 mil torcedores, estádio com 20 mil lugares e 11 presenças na Série A pós-88 (33 no geral).

Santa Cruz – 2 semifinais nacionais de elite, maior estádio particular da região (60 mil lugares) e único a receber a Seleção, 1.4 milhão de torcedores, 1 ano com a maior média geral de público no Brasileiro e 5 presenças na Série A pós-1988 (23 no geral).

Sport – 2 títulos em 4 finais nacionais (7 semis), 3 regionais, 2.2 milhões de torcedores, estádio com 34 mil lugares, 2 participações na Libertadores, 1 ano com a maior média de público do Brasileiro e 17 presenças na Série A pós-88 (34 no geral). Não jogou Série C.

Ceará – 1 final nacional de elite (4 semifinais), 1 título regional, 1 milhão de torcedores e 3 presenças na Série A pós-1988 (21 no geral). Nunca jogou a Série C.

Fortaleza – 2 finais nacionais de elite (2 semifinais), 1 título regional, 900 mil torcedores e 4 presenças na Série A pós-1988 (20 no geral).

Existem outros vários critérios relevantes, como valor das marcas, número de sócios, jogadores cedidos à Seleção Brasileira etc. Portanto, cabe ao torcedor o debate.

Na sua opinião, então, quais seriam os quatro maiores clubes nordestinos?

129 Replies to “O G4 do Nordeste”

  1. vendo isso em 2017 vai minha opiniao, obedecendo rigorosamente e criteriosamente penso que nao existe G4 no Nordeste e sim G3 classifico
    estes como maiores mais tradicionais com maiores recursos e mais estruturados e mais respeitados fora da regiao.
    BAHIA
    SPORT
    VITORIA
    esses considero clubes que vivem de alguns lampejos
    exemplos:
    SANTA CRUZ
    CEARA
    NAUTICO
    FORTALEZA
    o resto sao clubes pequenos que aparecem a cada 10 anos depois somem
    sao exemplos:
    AMERICA/RN
    ABC
    CRB
    SAMPAIO CORREA
    CSA
    TREZE
    CAMPINENSE

    Outros nao citados sao clubes que alternam
    entre serie C,serie D e sem divisao
    destaco alguns
    SERGIPE
    CONFIANCA/SE
    MOTO CLUBE
    BOTAFOGO/PB
    RIVER/PI

    Contra numeros e fatos nao ha argumentos.

  2. O Sport disputou 5 finais nacionais.
    1987 1 Brasileiro.
    1989 1 Copa do Brasil.
    1990 1 Brasileiro Série B.
    2000 1 Copa dos Campeões.
    2008 1 Copa do Brasil.

    Nota do blog

    A lista considera apenas as finais nacionais de elite. Naturalmente, a da Série B em 1990 não se encaixa neste perfil.

  3. Santa Cruz – 2 semifinais nacionais de elite, maior estádio particular da região (60 mil lugares) e único a receber a Seleção, 1.4 milhão de torcedores, 1 ano com a maior média geral de público no Brasileiro e 5 presenças na Série A pós-1988 (23 no geral).

    TOMA POVO BESTA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*