Campeões de público, com quase 100% de ocupação

Estudo da Deloitte Football Money League 2013 sobre as médias de público. Crédito: Deloitte

No Signal Iduna Park é difícil competir com o Borussia Dortmund. Regularmente, o clube alemão consegue uma lotação de 99% em seu estádio.

No último ano, registrou a maior média de público do mundo, com quase 80 mil pessoas.

De acordo com o estudo Football Money League 2013, produzido pela consultoria internacional Deloitte, o clube alemão estabeleceu uma considerável diferença de quase 4,5 mil pessoas em relação ao segundo lugar, o Manchestes United.

Nos Diabos Vermelhos, a lotação em Old Trafford também beira os 100%. O que não é o caso do Barcelona, terceiro colocado. Com 75.069 pessoas na temporada 2011/2012, o Barça registrou um índice de ocupação de “apenas” 76% no Camp Nou.

No gráfico, as vinte maiores assistências médias na temporada, todas acima de 33 mil.

Nem todos tiveram temporadas vitoriosas. Por sinal, é vital essa dissociação da presença no estádio do resultado no campo.

2 Replies to “Campeões de público, com quase 100% de ocupação”

  1. Duvido q com a contrução das Arenas aqui no Brasil o índice da média de público vá aumentar.

    Pra isso ocorrer teria de acontecer uma mudança cultural no brasileiro. No último parágrafo o Cássio citou bem a nossa cultura, nós só vamos a campo quando o time tá ganhando ou então nas últimas rodadas p/ dar aquela força p/ o time ñ ser rebaixado.

    O Santa é um belo exemplo disso. Apesar de ter a mesma média de público anual há +/- 3 anos, dúvido q se ele se estivesse nesses 3 anos na série A sempre brigando p/ cair se teria a mesma média.

    Assim como duvido q Corinthians e Bahia passando pela mesma situação tbm manteriam a média de público.

    Se o campenato brasileiro realmente se transformar num campeonato europeu qlq onde somente alguns clubes brigarão pelo título e os outros serão meros coadjuvantes, aí sim poderemos ter presença maciça de torcedores p/ esses clubes e vez ou outra p/ um dos coadjuvantes quando este estiver brigando por títulos.

    O Continthians se mantendo nos próximos anos como está nos 3 últimos passados, com certeza terá presença de público recorde. Mas pq? Pq estará brigando sempre por títulos.
    Vc pega qlq um desses clubes citados pela estudo da Delloite e pode observar q são justamente esses clubes q sempre estão brigando por títulos em seus países e no continente. Raramente um outro clube alcança tal feito. Para o coadjuvante resta assistir o espetáculo q um desses grandes dará e torcer p/ um dia acontecer uma zebra. É justamente por isso q vemos os estádios nos principais campeonatos europeus sempre lotados. Os pequenos se contentam em ser meros coadjuvantes e disputam um campeonato a parte e quando jogam contra um grande é um espetáculo q pára a cidade ou o bairro.

    E como a maioria dos estádios dos clubes menores são mais acanhados e a quantidade de jogos q disputam serem menor, aliado ao marketing bem estruturado, há uma disputa enorme pela quantidade limitade de ingressos, mais ainda nos espetáculos.             

  2. Sem dúvida é uma questão de organização (Planejamento) e trabalho de Marketing, e claro, lá os Estádios são decentes … Com as Arenas que estão sendo Construídas no Brasil para a Copa, quem sabe a presença de público tenha um aumento considerável (pelo menos nas Regiões onde existe mais Clubes Tradicionais). E imaginar que o Santa em uma Série D e com um Estádio defasado, conseguiu ter em 2011 a Maior Media de Público no Brasil, sem dúvida é um dado e um feito extraordinário. Parabéns Nação Coral! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*