Um luto de 500 dias, bem além do futebol

Mensagem da CBF a 500 dias da abertura da Copa do Mundo

Uma data importantíssima para a organização do país.

A Copa do Mundo de 2014 se aproxima a passos largos.

Faltando 500 dias para o início da competição, apenas uma arena está pronta no Brasil.

Investimentos fora do planejamento inicial, para renegociar prazos e aumentar o efetivo de operários, vêm sendo recorrentes nos empreendimentos.

Tudo o que se dizia que não aconteceria.

Afinal, seria esse o Mundial da iniciativa privada. Na verdade, nunca houve tanto dinheiro público derramado em estádios de futebol.

Na verdade, até teve algo parecido, na década de 1970, nos tempos do regime militar. No fundo, o objetivo era o mesmo, o ópio do povo.

Voltando ao presente, vemos uma correria desenfreada para garantir a matriz de responsabilidades assinada junto à Fifa. Cobranças semanais, pesadas.

Em 16 de setembro de 2011, quando faltavam 1.000 dias, a data foi celebrada. Talvez porque a Copa do Mundo ainda parecesse algo longe da realidade, fantasiosa. Não é.

O mundo vai olhar para cá em muito breve. A responsabilidade brasileira é enorme.

Apesar da consciência do que está por vir, desta vez a data passará com discrição.

A cobrança por celeridade nas obras vai continuar.  A CBF, à frente do Comitê Organizador Local, terá um site especial com a contagem regressiva, com cartaz oficial.

Mas é pouco provável que alguém ligue de verdade para o Mundial nesta segunda. Nem 500 dias seriam suficientes para apagar da memória a dor da tragédia de Santa Maria.

A consternação se estende às arquibancadas. O futebol segue de luto.

Capas do Diario de Pernambuco e do Superesportes: 28/01/2013

7 Replies to “Um luto de 500 dias, bem além do futebol”

  1. Os companheiros acima já disseram tudo! Paz aos Familiares no RS e Educação para um país mais justo e promissor!

  2. Não encarem como tom pessimista – é uma realidade dura de ser constatada diariamente pois é o povo que depreda praças, ônibus, bicicletas, ruas, carros, escolas, etc.  não podemos esperar milagres de um dia para outro.  Não se muda esta dura realidade em uma geração. 

    Quando passar esta festa, da copa do mundo, o maior legado que ficará são as dívidas, de 30 anos ou mais.  O que precisa ser feito é investir em Educação – de base, educação fundamental.  Só pela Educação poderemos verdadeiramente sonhar.   E a partir dela estruturar um país melhor.   

  3. Sem querer criar polêmica, mas no sertão nordestino as pessoas estão morrendo por falta dágua e não vejo ninguém ficar de luto por causa disso.
    O Nordeste está enfrentando sua pior seca em 30 anos, quase 70% da área de nove estados encontram-se em situação de emergência. Mas pelo visto isso não é motivo de uma grande mobilização ou comoção nacional.  

  4. Excelente e oportuna crônica.  De fato, não há o que comemorar – estamos de luto.  Luto pela morte anunciada de centenas de jovens porque bastaria que fosse obedecidas simples regras de segurança e repeito aos cidadãos, pelos próprios cidadãos.

    É tudo uma questão de falta de educação de um povo. E olhe que esta tragédia ocorreu no estado de melhor nível educacional do país.  Infelizmente isto é Brasil.

    Só nos resta lamentar, e chorar.

    Quanto ao futebol na Arena Castelão, não houve!

    A violência esteve presente, com um participante de uma torcida organizada dando início a depredação de um caro patrimônio do povo cearense.       

  5. Em primeiro lugar, minhas condolências às famílias de Santa Maria. Em segundo lugar, o ponto central é esse que você tocou,Cássio. Nos prometeram uma Copa com capital privado. No fim das contas, estão gastando dinheiro público em estádios, que, depois ficarão com a iniciativa privada através dessas PPPs. Ou seja, usaram nosso dinheiro em estádios, se eles derem lucro, este vai para o setor privado e se der prejuízo (o que deve acontecer em Brasília, Cuiabá e Manaus) este fica para o cidadão pagar. Enquanto isso, nosso povo tem atendimento a toque de caixa nas UPAS do governo, escolas sem as mínimas condições , segurança pífia e etc.

  6. A data do evento (que talvez nem fosse tão importante assim) ficou ofuscada… aliás, é dificil achar algo que tenha acontecido hoje e nos próximos dias que não seja ofuscado pelo que aconteceu no RS.
     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*