Habemus asfalto nos caminhos até a arena, também correndo contra o tempo

Arena Pernambuco em janeiro de 2013. Foto: Eduardo Martino/Odebrecht

Os caminhos até a Arena Pernambuco…

À medida que o estádio se aproxima da conclusão, prevista para abril, aumenta a preocupação sobre a infraestrutura viária até o complexo (veja aqui).

No estádio, cuja obra chegou em janeiro a 90% de avanço físico, serão aproximadamente de seis mil vagas disponíveis no estacionamento.

Para chegar lá, dois caminhos vitais, além do metrô. Pelo Ramal da Copa, em um acesso a partir de Camaragibe, e através da rodovia BR-408.

O Ramal foi uma das últimas obras a sair do papel, apesar do caráter prioritário. A assinatura do projeto de R$ 132 milhões foi em 1º de outubro de 2011. Atualmente encontra-se em 65%, com parte da pista asfaltada.

Já na rodovia federal a duplicação está pronta. Falta o viaduto de acesso à arena, cujo contrato é de R$ 24,5 milhões. A construção está em 92%.

A previsão é finalizar os dois caminhos até abril, no limite do estádio.

Você acha que a estrutura de acessibilidade à Arena Pernambuco suportará a demanda de público? A princípio, você iria de metrô, pelo ramal ou pela rodovia?

Arena Pernambuco em janeiro de 2013. Foto: Governo do Estado/divulgação

5 Replies to “Habemus asfalto nos caminhos até a arena, também correndo contra o tempo”

  1. Para Joca.

    Seria muito mais fácil desviar dinheiro publico construindo um estádio do que reformando outro.

    A Copa do Mundo no Brasil foi feita para as empresas ganharem muita grana e varios politicos comerem parte dele.

    Ou seja, é um evento privado com dinheiro público.

  2. Ao Mario Filho,

    Jamais seríamos sede, se o estádio fosse no Arruda… O que muita gente não entende é que o Arruda e sua localização não atende os requisitos da FIFA.

    Ao EASN,

    O Brasil tem excelentes profissionais projetistas e engenheiros, o grande problema é a corrupção, desonestidade e descaso quanto a obras de infraestrutura. A VIA MANGUE foi projetada no primeiro mandato de João Paulo, pra ser entregue no fim de seu primeiro mandato, só ficará pronta em 2014, vai ficar pronta 13 anos depois, onde nascerá no limite de sua capacidade.
    O Governador Eduardo Campos, é um dos piores gestores que já pude presenciar em se tratando de mobilidade e infraestrutura viária. Além disso, os piores secretários do alto escalão, estão nessas pastas.
    Soluções para a mobilidade tem e muita, transporte de massa, em nenhuma cidade decente do mundo abriu mão do sistema ferroviário, aqui, projetos de levar o metrô para a Zona Norte da RMR existe desde meados de 2006, mas nosso governador, amado pela mídia que não cobra dele, preferiu usar BRT, para beneficiar amigos e políticos, que fizeram estudos apontando que BRT é o ideal.
    A verdade é que projetos de melhoria do sistema viário da RMR existem desde seu primeiro mandato, e não conseguem sai do papel.
    Que conhecer os mesmos? no Condepe/Fidem tem inúmeros estudos e projetos.
    Conhece Zeca Brandão? urbanista renomado, fez inúmeros projetos para fazer a RMR andar, mas sumiu da mídia após apresentar o sistema ferroviário, como solução.

    Bom, em um país que tem como Presidente do Senado Federal um canalha, eleito senador pelo povo, o que falar mais!!

  3. Joca, é por aí mesmo. Mas vejo isso como algo positivo no sentido em que mostra a verdadeira faceta do Sr. Eduardo Campos. O cara se vende como um excelentíssimo gestor mas não passa de um engodo. A prova de incompetência é essa que você citou : Os caras fazem um projeto considerando o tráfego de 2010 em dia habitual. O projeto deveria considerar pelo menos o tráfego de 2060. Eis a diferença de um estadista para um populista. Populista faz remendo, estadista pensa a longo prazo. Neste contexto, acho que se o SR. Jarbas Vasconcelos (que pecou por sacanear os servidores do Estado) não tivesse duplicado a PE-15, a BR-232 e reformado o aeroporto, o caos seria ainda maior!!!!

  4. Cássio,

    O sistema viário da Radial Cidade da Copa foi projetado em 2010 para dias habituais de tráfego.

    Estamos em 2013, a quantidade de carros cresceu exponencialmente, logo, assim como a Via Mangue, não suportará! caso todos resolvam ir ou passar ao mesmo tempo!

    Salientando que em dias de jogos, só adentrarão no Ramal Cidade da Copa, torcedores com ingressos, e esses via estação Cosme e Damião.

    Os parceiros, convidados, imprensa, etc. FIFA adentrarão via BR-408.

    Quem não tem ingresso e não é credenciado FIFA, não terá acesso ao Ramal Cidade da Copa nos dias dos jogos! Os curiosos, com certeza, farão da BR-408 um caos, congestionamento semelhante ao que acontece na saída de Recife pela Av. Abdias de Carvalho em direção ao interior utilizando a BR-232 no São João… aquele caos!

    Para a Copa das confederações, os corredores BRT não estarão prontos, não vai dá pra ir de ônibus… A Linha Centro do Metrô tem limitação técnica operacional quanto a quantidade de trens, o Metrorec podia ter 500 trens, mas só podem trafegar na linha centro 14 trens no máximo se não estou enganado! Ou seja, a quantidade de trens é a mesma que temos hoje na linha centro!

    Solução… feriado nos dias de jogos ou até antes! e conter curiosos!!!

    Abraços!

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