A média de público fantasma do Estadual

Pernambucano 2013: Pesqueira 2 x 1 Chã Grande. Crédito: Rede Globo/reprodução

Com o seu estádio vetado por falta por falta de capacidade mínima para o público e gramado sofrível, o Pesqueira vem jogando na cidade de Belo Jardim, a 46 quilômetros de distância. Em sua estreia no Estadual, a Águia vem atraindo um bom público, em tese. Nos três primeiros jogos com o seu mando, foram 6.060, 6.004 e  6.014 torcedores, respectivamente.

Se for comparado com outros centros, trata-se de um dado excelente. Mas com uma ressalva que vem colocando a credibilidade do Pernambucano em xeque.

Em todos as partidas, o time tinha direito a seis mil bilhetes promocionais da campanha Todos com a Nota. Todos eles trocados. Porém, o estádio estava longe de sua lotação. Quase vazio, na verdade. Acima, a imagem do jogo de domingo, na vitória por 2 x 1 sobre o Chã Grande. Abaixo, o empate em 1 x 1 com o Petrolina.

O Sesc-Mendonção, em Belo Jardim, foi inaugurado com capacidade para 5.000 pessoas. Uma nova avaliação neste ano, encomendada pela FPF, aumentou para até 7.050 pessoas, mesmo sem qualquer ampliação. Confira o laudo aqui.

A nova regra do Todos com a Nota destina 6 mil entradas promocionais a estádios com menos de 10 mil lugares desde que essa carga corresponda a no máximo 80% do total. Ainda assim, o Sesc teria que ter 7.500 lugares, insuficiente para o dado atual. Com a capacidade original, o clube teria recebido apenas 4 mil ingressos do TCN.

Em contato com a coordenação do programa governamental, o blog recebeu a informação de que o estado cobra apenas os vales-cidadão recebido pelos clubes, não fazendo diferença alguma o borderô da FPF. A troca, um dia antes do jogo, é suficiente para o repasse da verba. O governo alega não ser lesado se o público não comparecer nos jogos, desde que as notas fiscais sejam entregues à secretaria da fazenda.

Ou seja, sem esta obrigação, qual seria o sentido dos públicos altíssimos no borderô, visto em outros jogos no interior e desconexos com as imagens? Dos 18 jogos no interior, 13 tiveram 100% da presença do TCN. A exceção é o Petrolina. De certa forma, esses dados vêm funcionando como uma espécie de maquiagem na média de público no estadual, amplamente divulgada como a maior do país.

Atitude rechaçada pela presidente da FPF, Evandro Carvalho. “Nós zeramos a catraca a cada jogo. Não há razão lógica ou técnica para que achem esse público errado. Acho que não estamos conseguindo absorver o choque de realidade”, argumenta.

Neste momento, com jogos sem tantos atrativos no primeiro turno, o índice do Pernambucano está em 5.316 pessoas a cada partida.

Quantas delas no estádio? Difícil saber…

Antes fosse um caso isolado. O blog já havia alertado isso em 2012 (veja aqui).

Pernambucano 2013: Pesqueira 1 x 1 Petrolina. Crédito: Rede Globo/reprodução

12 Replies to “A média de público fantasma do Estadual”

  1. Pingback: A volta dos públicos fantasmas no Campeonato PernambucanoBlog de Esportes | Blog de Esportes

  2. Pingback: Após os fantasmas, um bom público verdadeiro em Belo JardimBlog de Esportes | Blog de Esportes

  3. Pingback: Campeonato estadual, o morto muito louco do futebol brasileiro | Esporte Fino

  4. Pingback: Para combater o público fantasma, uma velha novidade: catracasBlog de Esportes | Blog de Esportes

  5. André Coral, a Ilha do Retiro não tem capacidade pra 60 mil pessoas.. Infelizmente (ou felizmente), nosso estádio foi construído apenas com nossos recursos.. Não tem dinheiro do povo pernambucano lá.. Isso não impede que tenhamos uma torcida maior do que a do seu time e a do time do mascote furico juntas..

    Com muito orgulho, a Ilha é nossa!

  6. Essa cachorra de peruca que comentou em 4 de Fevereiro de 2013 às 19:23, deve ser uma aloprada mesmo! Pode chorar a vontade que jamais a coisa terá melhor média de público em qualquer campeonato que for! Faz o seguinte, compra uma sainha, coloca uma peruca de leoa e convida tua torcidinha alucinada pra ir ao campinho da ilha da fantasia pra ver se melhora o público e renda por lá! No Arruda o Público anunciado é sempre menor!

  7. sport mais querido de PE.essa É a imprensa lixo q temos.e adoro ver o contorcinismo de José Joaquim q vive posando de Ético no”domingo esportivo”.olhar a casa dos outros é muito bom.Levy:concordo contigo!

  8. Publico forjado?

    Existe é uma grande evasão de renda no Santa Cruz.

    Na estreia contra o CRB, tinha no minimo 35mil e divugaram 10 mil a menos.

    E outra, a torcida do Santa ainda só tem utilizado cerca de 70% da carga de ingressos do TCN.

    Mas falando da matéria, a muito tempo q acontece isso. É por isso q a midia do Sul nao fala dos excelentes publicos pq sabem q são forjados no interior.

  9. A farsa não é apenas no campeonato pernambucano, nos dois últimos jogos da SARNA pela Copa Nordeste os públicos foram manipulados, quem conhece o PENICÃO do BANDEPE sabe que os públicos divulgados foram forjados. Nos jogos do interior do Estado, quando a TV mostra os lances das partidas, observa-se os grandes clarões nas arquibancadas, quando consultamos os borderôs das partidas no site da Federação é uma vergonha, tudo isso para mostrar ao Brasil uma média de público mentirosa. Mais uma vergonha dos dirigentes do futebol pernambucano!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*