A nova capacidade de público dos estádios pernambucanos

Arruda, Lacerdão, Carneirão, Ilha do Retiro, Aflitos e Cornélio de Barros

Os principais estádios de futebol de Pernambuco passaram por uma aferição completa sobre a capacidade público.

O estudo foi encomendado pela Federação Pernambucana de Futebol. A maioria dos dados, com laudos de engenharia publicados no site oficial da entidade, foram diferentes em relação ao último cadastro nacional de estádios de futebol, desenvolvido pela CBF em 2012.

Antes da medição, os dez estádios selecionados tinham uma capacidade absoluta de 170.344 pessoas. Agora subiu para 177.395. Enquanto a Ilha do Retiro diminuiu, o estádio dos Aflitos cresceu.

No estudo, o espaço mínimo para cada torcedor teria necessariamente uma largura de 45 centímetros. Confira os documentos aqui.

Abaixo, a nova capacidade de público. Entre parênteses, a diferença em relação ao número oficial anterior.

Arruda – 60.044 (igual)
Ilha do Retiro – 32.983 (-1.217)
Aflitos – 22.856 (+3.056)
Lacerdão – 19.478 (+1.478)
Carneirão – 10.911 (+2.911)
Cornélio de Barros – 9.916 (-384)
Sesc-Mendonção – 7.050 (+2.050)
Otávio Limeira – 6.039 (+1.039)
Nildo Pereira – 5.000 (igual)
Paulo de Souza Coelho – 3.118 (-1.882)

23 thoughts on “A nova capacidade de público dos estádios pernambucanos

  1. ARENA DA ILHA? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. PRA LOTAR VÊ SE BAIXA A CAPACIDADE PRA 20.000 CACHORRINHAS PERUCADAS.

    MEU SANTA CRUZ!!!!!!!!!!!!HEXA 2016 DUVIDAM? A MAIOR DO NORDESTE!!!!!!!!!!!

  2. Pingback: Todos os 739 estádios brasileiros catalogadosBlog de Esportes | Blog de Esportes

  3. Na verdade, o Santa Cruz nunca gastou um centavo sequer. O Arruda foi construído e ampliado (mini copa) com dinheiro do Bandepe (não houve patrocínio nenhum).Foi dada como garantia 2.000 cadeiras, mas os deputados tricolores conseguiram eliminar essa garantia, e o Santa Cruz ficou livre de qualquer compromisso. Recentemente, o sr. Fernando Bezerra Coelho, na época presidente do complexo de Suape e secretário de Desenvolvimento de PE, conseguiu, como presidente da sarna, recursos no valor de 4,5 milhões (vide DP da época). A meta coral é fazer uma Arena. Com esse governador e prefeito será possível, mesmo invadindo a Rua das Moças. Só não há espaço para o Sport Club do Recife, apesar de usar recursos privados. Paixão clubística das autoridades e simpatizantes do Náutico e Santa Cruz dominam Pernambuco.

  4. Esse bando de sarnentos não sabem de nada. Pesquises e saibam que a construção do PINICÃO, assim como as suas ampliações, foi com o dinheiro do povo de PE. Os safados dos governadores da época também eram sarnentos. Desviaram dinheiro que poderiam ter ido para melhoria das condições do povo de PE, e desviaram para construir e ampliar o LIXÃO. Quando vocês pagarem todo o dinheiro que vcs roubaram de PE , aí o LIXÃO será de fato e direito de vocês, mas por enquanto o LIXÃO só é de fato de vcs. Lembrem-se de o USUCAPIÃO não se aplica a estádios de futebol. BANDO DE BANGUELOS VEIACOS!!!!!

  5. Rafael meu caro, estás distorcendo os fatos e misturando os assuntos … O Arruda é Patrimônio da Torcida Coral. Na época do soerguimento do Arruda o Santa era uma potencia no Nordeste tanto em termos de Futebol, como em Torcida (e que é ainda hoje). Com a chegada de FBC, meu caro, o que foi injetado no Arruda foi migalha, resolveu apenas os problemas estruturais do Estádio. Engraçado é que o Clube dos 13 durante anos distribuiu dinheiro (do Governo, com isso Público), para seus sócios, inclusive a coisa de PE. Esquece, deixa o Arruda em paz e vai cuidar da Arena da Fantasia!

  6. O arruda, pra mim, é fruto de histórias mal contadas.. Gostaria até que fizessem um levantamento completo sobre isso.. Mas lógico que não vão querer mexer nisso..

    Patrocínio do Bandepe? Nobre, naquela época patrocinador praticamente apenas dava o padrão.. Era muito pouco dinheiro que os clubes recebiam..

    Prestígio de quem? Meu amigo, você é inteligente! Não faça isso! Injetaram milhões no estádio de um time praticamente acabado, falido, porque alguém que lá estava tinha prestígio? Quem dá milhões a um morto de graça?? Seu time contratou um gari, lembra? Lembre-se que seu time nem divisão tinha.. Não tinha mídia.. QUAL EMPRESA NORMAL INVESTIRIA MILHÕES NUM TIME DESSES? Meu amigo, a máquina estatal não serve pra dar esmolas a clubes de futebol.. servem pra dar educação, saúde etc. aos PERNAMBUCANOS.. O problema do povo pernambucano é a passividade.. Se fosse no Rio Grande do Sul, DUVIDO que o Ministério Público já não tinha caído em cima.. Querendo entender de onde vinham tais recursos..

  7. Rafael, e tem mais, falar em vergonha, e melhor ficarmos calados. Pois o episódio do `boi` , foi a maior chacota que se poderia ter a um clube de futebol. Um clube que se passa a sacrificar animais, para `busca` de resultados, realmente nem na Bahia se tem notícia. Não é a toa meu amigo, que seu clube é conhecido como (clube da seita, coisa dos infernos e de clube de macumbeiros). E agora vem a história do `búfalo` … Caramba! É demais meu amigo pro meu colesterol! Fica com Deus e vamos mudar de assunto, pois a questão do Estadio Particular do Arruda tá resolvido a décadas passadas!

  8. Rafael, o Bandepe era Patrocinador do Clube, estampava a Camisa Coral na época. Tinha um Contrato, e esse mesmo Banco recebeu seus Rendimentos, ou você acredita que alguma Empresa Patrocina por caridade? O trabalho social que o Clube faz é uma realidade que existe até hoje, e eu sei disso, porque eu mesmo já fui voluntario em alguns Projetos Sociais. A chegada de FBC ao Arruda, rendeu bons frutos, muito mais pelo seu prestígio, que trouxe investidores ao Arruda, e estabeleceu a credibilidade que a tempo fora perdida, pelas más Administrações. A ordem de serviço que culminou na Reforma do Arruda, não saiu de graça para o Clube, que precisou prestar conta com alguns investidores. E a dívida com a CELPE foi negociada em parcelas por 10 anos, o que aposentou os Geradores a Diesel que funcionava no Arruda. Seu clube em breve vai ser Patrocinada pela CAIXA (Público), e aí quero ver se você vai vir dizer quem é que paga a folha salarial de jogadores que vestem a camisa da coisa! O grande problema, é o que falei no comentário anterior, que o desconhecimento de causa, é o maior defeito de alguns. Na época nunca houve divergência entre MP, entre a Sociedade e os Órgãos Públicos. Lá no Rio o flamengo a anos recebe dinheiro da Petrobrás, e não é por isso que se construiu ou não um estádio para eles, que diz a imprensa, ter a maior torcida do Brasil. A viabilidade de uma empresa como o Bandepe, patrocinar o Santa, foi devido a capacidade do Próprio Clube, com a sua imensa Torcida, em atrair clientes de toda massa social a investir no Banco. Foi uma parceria, assim, como é com todas as empresas que estampam sua marca na Instituição Santa Cruz. O grande problema ainda é a ciumeira e inveja, daqueles que jamais terão um Estádio e uma Torcida do porte do Santa, que mesmo em uma Série C, consegue atrair uma mídia tão fervorosa e fora do comum, em comparação a outos Clubes espalhados pelo Brasil. Isso é Santa Cruz meu caro, o resto é modismo e dor de cotovelo!

  9. André Coral, você tá querendo me fazer rir né? Leia o seu próprio texto de novo e veja que até você sabe que o Arruda é público.. Pergunta: seu time pagou o Bandepe (banco estatal que pertencia aos pernambucanos)? Trabalho social? Você tá de brincadeira né?! Teu time não paga nem os funcionários!!! Outra pergunta: seu time já pagou a Celpe?Outra pergunta: como que seu time, sem divisão na época, arrumou 2 milhões pra trocar o gramado? E mais ainda pra não deixar cair o seu estádio? Eu acho o seu time uma vergonha, sinceramente!

  10. Rafael, o fio da questão é a grande hipocrisia e desconhecimento de causa, sobre os fatos. O Bandepe (extinto), criou um fundo de investimento junto ao Santa Cruz, onde além da responsabilidade do Santa quitar essas cotas, estabelecia ainda como obrigação, o Santa trazer algum tipo de Benefício a Sociedade. E o Santa até hoje faz, que é um belíssimo trabalho Social nos arredores do Arruda e em alguns Altos em Casa Amarela. Hoje mesmo vi uma matéria (não lembro o site), que o Corinthians vai receber uma bolada do Governo, devido ao incentivo ao esporte (o próprio presidente do sport, já fez várias consultorias a esse respeito). E os Clubes depois que recebem esse dinheiro (Público), faz o que quer! O Santa Cruz não deve nada ao Governo (suas dívidas estão todas negociadas), e nunca utilizou dinheiro de forma ilícita. Em SP estão construindo o Itaquerão. Você acredita que la só tem dinheiro desse Clube Paulista? E olhe que já é patrocinado pela CAIXA (Banco Federal e Público, não privado), e que mais tarde vai patrocinar o sport (já patrocina também o Atlético do Paraná entre outros). E aí, alguém fala alguma coisa? Deveria falar alguma coisa? Existe algo errado? Um acordo com um banco, não quer dizer necessariamente que esteja havendo derrame de dinheiro público para a iniciativa privada (?). Agora o que está sempre em questão é a prioridade para a Sociedade . E no Brasil em 2 anos se constrói um Estádio, e um Hospital demora 5 anos e quando pronto fica sem funcionar por falta de médico! Isso sem falarmos na Máfia dos 13, que praticamente exterminou muitos clubes do cenário Nacional! O Arruda é Patrimônio Coral e de sua Imensa Torcida, que tem mostrado para todo Brasil e para o mundo o que é PAIXÃO por um Clube, que mesmo atravessando por dificuldades Financeiras e Administrativas, consegue congregar uma massa sem credo, sem raça, e das classes menos favorecidas. Isso é o Santa!

  11. Rafael, o restante do Estádio foi concluído da mesma maneira que será feito a Arena da Ilha (ou Fantasia, como queiram). >>> Em relação ao ALOPRADO que comentou em 5 de Fevereiro de 2013 às 19:34, vai ficar sem resposta, porque não sou Psiquiatra para tratar de DOIDO!

  12. André Coral, isto que vc postou está escrito no site da SARNA, aí não vale. A verdade é que nem o terreno onde está instalado o clube, a SARNA comprou. Quando o campo da SARNA começou a ser construído, realmente ocorreu uma mobilização da torcida sarnenta, no entanto, o que foi erquido foi um estádio de madeira, não vamos enganar ainda mais o povo pernambucano. Quem construiu o IMUNDÃO no início da década de 70 foi o governo estadual, a quantidade de cadeiras cativas vendidas pelo clube do CANAL não foi suficiente para custear a obra. O governo bancou a obra para realização da Mini Copa em 1972, procure se informar. Depois de saquearem os cofres públicos na contrução, em 1982 outro político ligado a SARNA ampliou o PENICÃO, como esmolas deram um trocado para o Sport ampliar as duas gerais atrás das barras, o tobogã do Lacerdão campo do Central, e os refletores dos Aflitos, e ampliação do estádio do Sete de Setembro em Garanhuns . Há poucos anos o PENICÃO estava para cair, de repende assumiu um presidente político, de imediato foi trocado o gramado, como também, reformado toda estrutora do estádio. Vale ressaltar, que nesta última ajudinha do poder público, a SARNA sequer tinha dinheiro para honrar a conta de energia. Portanto, se não fosse a ajuda alheia, a SARNA até hoje, era para se contentar com seu estádio de madeira erquido a partir de 1954.

  13. Isso foi o início.. nesse tempo, seu estádio tinha apenas um anel.. como foi que fizeram o segundo anel? Estou curioso pra saber.. cole agora um texto com o link dizendo como fizeram o segundo anel.. o povo em geral diz que foi com dinheiro do povo pernambucano.. Estou apenas repetindo o que todo mundo diz..

  14. Rafael, segue um breve histórico do que foi a Construção do Arruda (sei que não é de seu interesse, já que, o que importa para você é fazer piada) >>>
    A Construção
    Em 1954, José do Rego Maciel – que hoje empresta seu nome ao estádio – dava condições para que o Santa Cruz se apossasse definitivamente do terreno, ele atraiu investidores para construção do estádio. Nesse ano começou a ser construído o que hoje se chama de Repúblicas Independentes do Arruda. Muitas campanhas foram feitas junto aos torcedores, que acabaram ajudando a construir inicialmente o “Alçapão do Arruda”, com arquibancadas de madeira e situado em posição oposta à atual.

    No ano de 1965, com a venda de cadeiras cativas e títulos patrimoniais, o clube começou a construir o seu estádio, o que só foi possível devido a uma mobilização de torcedores nunca antes vista. As pessoas levavam ao clube todo tipo de material de construção e doavam a sua mão de obra. Foi graças a torcida do Santa Cruz que além de construir a sua casa (estádio), construiu também uma das histórias mais bonita do futebol brasileiro, pois o Arruda foi construído a suor, sangue e lágrimas de seus torcedores.

    Foi uma construção movida a doações, suor e lágrimas ficando registrada essa história nos anais do futebol brasileiro.

  15. Rafinha, como você é teimosa! O Arruda foi CONSTRUÍDO com o SUOR de seus Torcedores. Nunca foi e nunca será um Patrimônio Público. Não foi construído com dinheiro dos impostos dos contribuintes, que é o que esta acontecendo por exemplo com a Arena de São Lourenço, que a princípio seria construído pela iniciativa privada. Porém, sabemos o quanto o Governo esta injetando dinheiro para que tudo fique pronto ate Abril. Outro dado que você, por ignorância, está equivocado, é que o Programa TCN, disponibiliza 15 Mil ingressos, e não o que você informa em seu lamentável comentário. E não se preocupa com pesquisas, pois, meu amigo, todas são piadinhas pra `boi` dormir! E para que você não fale mais asneiras, o preço dos ingressos praticados no Arruda foi igual aos praticados na ilha do delírio (essa quando estava na Série A, e nós na C). Então amiga, vai tosar tua peruca que já deve tá toda queimada do sol que tu leva lá no `tobogã dos amarelinhos` !!!

  16. Arruda particular??? Não é o que dizem.. Que eu saiba, ali tem dinheiro de todos os pernambucanos.. Então, não pode ser particular.. Não autorizei botar um centavo meu naquele estádio, muito menos meu pai, avô etc.

    E outra, pode aumentar pra 100 mil.. vão continuar jogando na série C, D, como estão acostumados, e vendendo ingresso a R$ 5,00 reais, pra poder encher.. Sem contar os 20 mil ingressos de Todos com a Nota..

    Aliás, a 2ª maior torcida do Brasil (Corinthians) vai ter uma Arena para cerca de 40 mil pessoas.. Capacidade de estádio não tem a ver com tamanho de torcida.. Vocês que se iludem com isso..

    Saudações da MAIOR TORCIDA DO NORTE-NORDESTE (vide 98359235792 pesquisas)
    Sport Club do Recife
    Bicampeão Nacional (1987 e 2008)

  17. Na ilha da fantasia se der 30 mil, é porque a torcida da leoa fica uma sentadinha no colinho da outra. Quando iniciar as obras da Arena Coral, vai haver uma ampliação em sua capacidade para 70 mil, sendo o Maior ESTÁDIO PARTICULAR do NE. E claro, tem Torcida pra isso! O resto é piada e inveja, além do `alopramento` !!

  18. Os outros eu não sei, mas quando divulgam 30 mil na Ilha, a galera da arquibancada divide um batente com outro torcedor sempre, assistir jogo tem que ser de lado pra ninguém ficar na frente e na hora do intervalo vem o castigo de não poder sentar pra não perder a frente do batente de arquibancada. Isso sem contar a galera que vê o jogo das escadas e da galera que não vê porque ficou lá em baixo e se subir na grade a polícia tira. Sinceramente, não vejo como o maior público da Ilha é mais de 56 mil pessoas e com esse aperto todo só cabem 32 mil. Haja grana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>