Maracanã como fonte de inspiração para projetos da bola da Copa 2014

Projeto para a bola da Copa do Mundo de 2014. Crédito: http://denisedelcarmen.carbonmade.com/

Um dos maiores símbolos de uma Copa do Mundo é a bola oficial. Desde 1970 a pelota passou a ter um exemplar único a cada edição. Relembre aqui.

No Brasil, em 2014, a bola será chamada de Brazuca, após a enquete popular da Fifa definida na temporada passada.

O projeto desenvolvido pela Adidas segue guardado a sete chaves. O modelo divulgado no anúncio oficial do nome foi apenas conceitual.

Com a indefinição sobre a bola do próximo Mundial de futebol, designers vêm divulgando as suas ideias pela internet. Até mesmo com o desejo de ver a criação incorporada, quem sabe, pela Adidas, a fabricante nos últimos 40 anos.

Neste post, a bola idealizada por Denise del Carmen, formada em design na Elisava School of Design and Engineering (veja aqui).

A inspiração, claríssima, é no estádio do Maracanã, considerando a cobertura de concreto original de 1950, época da primeira Copa no país. Remodelado, o estádio carioca terá uma cobertura semelhante, mas metálica.

Nunca um estádio teve seus traços reproduzidos em uma bola da Copa.

Brazuca será lançada em dezembro deste ano. Na sua opinião, quais detalhes não poderiam faltar no futuro produto?

Projeto para a bola da Copa do Mundo de 2014. Crédito: http://denisedelcarmen.carbonmade.com/

2 Replies to “Maracanã como fonte de inspiração para projetos da bola da Copa 2014”

  1. Poderia ter um cifrão para representar os tubos de dinheiro público investido e as altas bolas que todos os políticos e gestores públicos estão levando…

  2. Acho interessante a ideia de ter as cores do Brasil estampadas na bola do Mundial. Mas, acho que este modelo do post ficou muito parecido também com a famigerada Jabulani. O fabricante vai tentar algo mais marcante e não me surpreenderia se a Brazuca tivesse alguns traços inspirados no calçadão de Copacabana…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*