O impacto político e econômico da arena do Sport na Prefeitura do Recife

Projeto para o complexo da arena do Sport. Crédito: Sport/divulgação

Inegavelmente, é um projeto de grande impacto para a cidade. O Conselho de Desenvolvimento Urbano do Recife (CDU) avalia projetos de grande relevância tendo como ponto de partida terrenos de 10 mil metros quadrados. Uma reavaliação na Ilha do Retiro expôs uma área de 110 mil metros quadrados, distribuídos entre estádio, campo auxiliar, sede, parque aquático e estacionamento. Onze vezes maior.

Na mesa da Prefeitura do Recife encontra-se uma pilha de páginas com o projeto de remodelagem do complexo, transformando a estrutura atual em arena, centro comercial e empresariais. Neste ponto, o impasse entre Sport e poder público, encabeçado por Geraldo Júlio. O documento segue estagnado.

O secretário de mobilidade e controle urbano da capital, João Braga, alega precisar de mais tempo para avaliar o projeto, hoje orçado em R$ 750 milhões. Sem dúvida alguma, é preciso uma minuciosa análise técnica. A pressa em tirar a nova Ilha do papel acabou gerando uma ansiedade entre os rubro-negros.

A ponto de aumentar a discussão sobre possíveis articulações políticas contrárias ao projeto. Há quem enxergue a demora no fato de a arena leonina ser um entrave para a plena operação da Arena Pernambuco, a parceria público-privada entre governo do estado e Odebrecht. Por enquanto, só o Náutico tem contrato assinado com o estádio em São Lourenço, por trinta anos.

Projeto para o complexo da arena do Sport. Crédito: Jorge Peixoto/Instagram

Contudo, o Sport já tem uma negociação pronta para também mandar os seus jogos no estádio da Copa 2014, mas por cinco temporadas, justamente o prazo máximo de construção de seu novo estádio. Seria do interesse do governo estado, da mesma base partidária da PCR, inviabilizar um novo palco na cidade, particular, para priorizar o “seu” projeto?

Economicamente, o estádio seria (será) um concorrente. Mas focar apenas nisso, na opinião do blog, resulta em uma leitura, a princípio, rasa, até porque deveria ser de interesse ainda maior a revitalização completa de um bairro em uma área central do Recife, com capital privado, sem mexer em nada no não menos milionário empreendimento em andamento visando o Mundial.

Portanto, teoria da conspiração à parte, o projeto do Sport, devidamente elaborado, revisado e com as medidas mitigadoras para espaços públicos, segue tramitando no CDU em um curso normal. Até segunda ordem.

Sobretudo porque uma suposta inviabilização desta arena não levaria o Sport, necessariamente, a assinar um contrato de trinta anos. Poderia ser até um tiro no pé dos gestores públicos, com o clube negando inclusive o contrato de cinco anos com o Consórcio Arena Pernambuco. Até porque, francamente, a Ilha do Retiro ainda está de pé. E o clube poderia recorrrer da decisão na justiça.

Tempo ao tempo. Um projeto dessa magnitude não seria aprovado do dia para a noite. E nem o estado seria tão ingênuo de bater de frente com uma massa humana passando por cima de todas as licenças. Poderia ser irreversível.

Projeto para o complexo da arena do Sport. Crédito: Virtualize/divulgação

41 Replies to “O impacto político e econômico da arena do Sport na Prefeitura do Recife”

  1. Pingback: Agenda Prefeitura do Recife / Sport / ArenaBlog de Esportes | Blog de Esportes

  2. Ô meu Deus! Quando eu leio o que esses pobres de espírito torcedores do nauticu e sarna crui, eu fico com muita pena e chego a seguinte conclusão: 1º ô povinho pra gostar de ler matéria relacionada ao Sport (também pudera né, só falam desgraça do time deles e é o único jeito deles aparecerem no cenário nacional)
    2º o sarna crui nunca teve estádio próprio, porque o imundão do arruda foi construído com dinheiro do governo e com a arrecadação na venda de tampinha de refrigerante, lembram?
    3º os frangos da barbie se comprometeram a assumir a arena pernambuco, mas, não tem condições. fizeram de tudo para atrazar a obra da arena do Sport pra o governo poder alugar o estadio durante 5 anos para o leão e manter as contas em dia, porque se depender do gambá do nordeste, vai fechar logo logo.
    então é isso: morram de inveja. quanto ao campeonato pernambucano, ô meu Deus, tadinhos, um não consegue nem sair da terceirona e olhe que era pra estar na série d viu! esse anda dizendo que vai ser tri. o outro só lembra de um hexa conquistado nos anos 60. acorda bando de pobre de espírito! morram de inveja! o Sport tem dinheiro pra pagar o salário de todos os jogadores de vcs. é o único que é reconhecido pela fifa, tem dinheiro pra construir uma arena e pra montar o elenco que quiser. ser elite do futebol não é estar só na série a é ser reconhecido por todos os seus feitos e pela capacidade de investir para mudar qualquer situação. é impressionante que mesmo estando na série b, que na verdade é o destino do nauticu o ano que vem, o sport continua na frente de todos os times do norte e nordeste no ranking da fifa. kkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Pingback: Sobre a Arena da Ilha, foi Geraldo que disseBlog de Esportes | Blog de Esportes

  4. Ô povo besta, salve o tricolor mais querido bi-campeão e ponto final pra suzy, barbie… Há, rumo ao tri com esse timinho em cima da cachorra de peruca outra vez. kkkkambadas de bonecas.

  5. Caro Sport+querido/PE que comentou ema 7 de Fevereiro de 2013 às 0:29 (tava com insonia foi)? >>> Calma garoto, entendo sua perturbação mental, fica em paz. Em momento algum estou contra a Arena da Fantasia, e claro, como costumo ir a jogos na Ilha, desejo um lugar decente para poder me acomodar! Em relação ao Canal do Arruda, não é dos mais cheirosos, assim como é em qualquer lugar do Brasil. O Fato de ser no entorno do Arruda, é irrelevante. A respeito do que você acrescenta em relação ao Santa Cruz, como já havia dito anteriormente, prefiro nem te responder. Não sou Psiquiatra para tratar de esquizofrênicos!

  6. -André Coral, como escrevi na outra postagem, o Canal do Arruda é o mais fedorento de Pernambuco, como o PENICÃO do BANDEPE fica próximo, o mesmo foi batizado de IMUNDÃO do ARRUDA, ok ADORADOR de COBRA. Com relação a ARENA do LEÃO, nem você, nem políticos TRICOBARBIES, impedirão a construção, e mais importante, a obra não contará com um centavo do poder público. Pelo jeito a ARENA do Leão deixará muitos SARNENTOS adoidados, amalucados, abestalhados, invejosos… eita povo besta.

  7. O Aloprado Sport+querido/PE que comentou em 6 de Fevereiro de 2013 às 19:21, realmente tem sérios problemas mentais. Entenda meu caro que o Canal do Arruda não é extensão do Estádio Particular do Arruda (Maior de PE). Inclusive toda aquela área será revitalizada, segundo o eleito Prefeito da cidade do Recife. E como tudo da coisa é imitação de outros clubes, agora `tu` vem com essa de MAIS QUERIDO! Nascesse onde? Levasse alguma pedrada na cabeça foi? Realmente teu clube não está fazendo bem a tua saúde. Acho que você deve parar de tomar aqueles comprimidos! É de dar pena! E tomara que a Arena da Fantasia fique pronta logo mesmo, para que a casa de festejos receba bem os torcedores dos outros times. 90% dos amigos que conheço burro negros detestam a ilha (Estádio com iluminação precária, fedentina de macumba, degraus que foi projetados para boi assistir aos jogos, gramado irregular e que por vezes recebeu `pintura` , putz, que vergonha, os refletores correm sério risco de cair na peruca de alguma leoa, além dos péssimos acessos a Torcida visitante) !

  8. KKKKKKKKKK É TD UMA VERDADEIRA PIADA, DESDE 2001 QUE FALAM ISSO, NOME DESSE PROJETO É ENGANA BESTA… KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK E EM RELAÇÃO AO INSTITUTO DE PESQUISA DEVEM TER FEITO NAQUELE QUE O PODER PÚBLICO ESTÁ INVESTIGANDO… QUE INCLUSIVE ESTE INSTITUTO CORREU DO MÉXICO PELAS ARMAÇÕES NAS PESQUISA COMPRADAS… KKKKKKKKKKKK É TD UMA PIADAAAAAAAAAAAAAAA KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  9. -Nobre Alexandre, com relação aos seus questionamentos sobre a demanda de tráfego, esgoto, mobilidade, se formos comparar com bairros como Aflitos, Boa Viagem e outros, verificamos que onde está localizado o Sport Club do Recife, é perfeitamente possível o consórcio responsável pela obra adequar estas questões relacioandas por vc.
    -Luiz Gondim, não sei onde o senhor quis chegar chamando-me de cãozinho que ladra mas não morde. De toda forma retribuo as mesmas palavras ao senhor. No que diz respeito ao plágio, todas as pesquisas de opinião pública afirmam que o Sport é o MAIS QUERIDO, até que prove-me o contrário, o chamarei desta forma. Já em relação a SARNA(SANTA), iqual COISA(Sport), entendeste? IMUNDÃO, o estádio do governo fica ao lado do CANAL do ARRUDA, considerado o mais nojento de Pernambuco, ou tu achas que é mentira? Portanto torcedor da SARNA, deixa de ser menino BUCHUDO, oxe!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Com certeza a Prefeitura e o Secretário responsável pelo projeto estão “EMBAÇANDO” o bom andamento do Projeto “PROPOSITADAMENTE”, Apenas digo uma coisa aos Alvirubros e Tricolores do TRISUPER(Trisuperrebabaixado, de A pra B, de B pra C, de C pra D).

    De raiva e de inveja a Nação – Rubro-Negra, não morre, MAS MATAMOS MUITA GENTE.
    Pelo Sport Tudoooooooooooooo!

  11. Acabou de sair a notícia: A arena do Sport será autorizada em 2052 e as obras serão executadas pela Construtora do Sr. GUGU Duboi Junior.
    Parabens grande nação rubro negra.
    Seus netos merecem.

  12. Êsse tal de Sport+querido/PE além de plagiar o título de “Mais Querido” do Santa Cruz não passa de um cãozinho que ladra mas não morde,e da sua cloaca que fica na cabeça expele as palavras imundão e sarna. Há muitos anos atrás o atual terreno onde hoje fica o Sport, era um mangue onde a maré depositava pedaços de corpos humanos jogados pelos hospitais adjacentes. É porisso que chamam a região onde fica o campo do Sport de mangue e ilha da carniça.

  13. Saudações Corais!!!
    A pimenta so arde quando bate nos olhos de vcs num é burrunegros???
    Vai ser estudado o projeto, aí ja vem as loucas dizendo que o Prefeito é isso que o secretario é aquilo.. parem suas loooucaaaasssss…..
    Essa arena que uma dia será feita vai ser pro povo Pernambucano pq nem as cores nem nada da coisa vai ter!
    kkkkkkkkkkkk
    acaba logo com essa merda Bu boi…. Essa casa dos festejos é PRA ser feita uma arena, mais é uma arena de VAQUEJADA DO RECIFE KKKK

    esse é meu quintal pra guardar meus bufalos huehuehue…. ou….- – – – – -!!!!!!

  14. Os torcedores do Sport não abre mão do que é melhor para o Sport. Não confiamos plenamente na diretoria atual e provavelmente esses é um dos motivos do atraso.

  15. Olá senhores, o Júnior Carvalho foi muito feliz quando abordou o caso do shopping Rio Mar. Alí as licenças sairam nas coxas, ouvi muita coisa feia sobre as ponderações que foram feitas sobre a construção daqule empreendimento dessa envergadura, e que sempre alguém reclamava para “ganhar” algo em troca. creio também, que os diretores, conselheiros e a grande nação Rubro-Negra; irá deixar ficara barato essa manobra em atrapalhar a construção da Arena da Ilha do Retiro. Que é um local central e com melhor acesso para os outros serviços, que ali apresentados sem maiores deslocamentos. O governador e o seu MARIONETE, o prefeito já estam de saias justas com essa injustificativa do seu secretário tricolor. A torcida do Sport precisa fazer pressão e fazer valer também a sua condição de eleitor. Pois somente assim é que esses caras entendem a língua do povo. Há quem diga que o campo do Arruda foi dinheiro “EMPRESTADO” do BANDEPE a fundo perdido e que até agora não se sabe como e quando vai pagar. Afinal estádio tem o nome do pai do ilustre Marco Maciel, que alguém se lembra de alguma coisa importe fez para Pernambuco? As próximas eleições já estam aí e vamos ver se elles terão coragem de barrar a arena do Sport e ver o que lhes acontecemnas próximas eleições. Carinhosamente, Mário Tiburcio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*