Há 25 anos, o último jogo sem a estrela dourada

Brasileirão 1987, final: Sport 1 x 0 Guarani.

Uma discussão tão grande que parece que foi ontem…

Sport Club do Recife, campeão brasileiro de futebol de 1987.

Há exatamente 25 anos.

Faz bastante tempo que o Leão entrou em campo pela última vez em sua história sem a estrela dourada acima do distintivo.

Com o imbróglio jurídico que marcou aquela edição da Série A, o rubro-negro pernambucano só disputou a decisão oficial contra o Guarani no ano seguinte.

Seguindo à risca o regulamento da competição.

Em 7 de fevereiro de 1988, na Ilha do Retiro.

Quantas vezes o gol de cabeça de Marco Antônio não foi exibido na televisão a cada nova explicação sobre a polêmica competição, na qual o Flamengo parece não desistir de também ratificar a conquista?

O motivo de tantas reprises está centrado na série de reviravoltas, ou tentativas, na verdade. Por mais que a taça das bolinhas esteja no Recife desde sempre.

As seguidas vitórias na justiça, em todas as esferas possíveis, confirmaram o status de único campeão. O caso chegou a ir duas vezes até a Fifa.

Nada que mudasse a história. O desfecho é sempre o mesmo.

Talvez por isso seja surpreendente se dar conta de que essa campanha, nos gramados e nos tribunais, já faz tanto tempo.

Um tema que continua sendo o foco de discussão entre pernambucanos, cariocas e torcedores em geral, em mesas de bar, internet etc.

Mas que, sobretudo, continua enchendo de orgulho o torcedor do Sport.

Acredite, não foi ontem. Foi há exatamente 9.132 dias…

69 Replies to “Há 25 anos, o último jogo sem a estrela dourada”

  1. Peraí, não entendi uma coisa, Cássio! “A Taça das bolinhas está em Recife desde sempre”????? E a taça das bolinhas não é aquela “criada para premiar o primeiro clube do Brasil a vencer o Campeonato Brasileiro de Futebol três vezes seguidas ou cinco vezes alternadamente”? Qual o time de Recife se enquadra nessa descrição? Não repete isso de novo se não as rubronecas acreditam!!!!

  2. Sport Clube do Recife, Campeão Brasileiro de 1987 (de fato e de direito.O que mais gosto de tudo isso é que essas tricobáribes invejosas ficam loucas, iradas.
    Só o nosso Sport para honrar o futebol Pernambucano, pois foi o único clube no nordeste que ganhou três títulos nacionais, o de 1987(primeira divisão), 1990 (segunda divisão) e a Copa do Brasil (2008).

    Agora pergunto:”O que os clubecos das tricobárbies ganharam a nível nacional???.Resposta: Nada, ou melhor, nunca irão ganhar”.

  3. Falar que o Sport não foi campeão brasileiro em 87 é desconhecer os moldes dos campeonatos dos anos 80, onde a participação era garantida de acordo com o resultado dos campeonatos estaduais. Módulos eram comuns (verdes, amarelos, dourados, prateados) e clubes como Palmeiras, Vasco e Corinthians participaram de alguns amarelos da vida e nem por isso tiveram suas participações – ou posições na tabela – contestadas.
    Até chegar 87 e o Flamengo avacalhar o sistema. É só pensar um pouco e se perguntar: Porque o Guarani, sendo o vice-campeão brasileiro de 86, estaria disputando a segunda divisão em 87? O Vasco venceu o São Caetano no ano 2000, e o clube carioca não deixou de fazer a final só porque o time paulista veio de um módulo diferente do que o alvinegro disputou.
    Vale a pena pesquisar sobre os brasileirões dos anos 80. Eram campeonatos muito disputados e clubes como Atlético-PR, Operário-MS, Bangu-RJ, Coritiba não deviam nada a os ditos 12 melhores clubes do Brasil.
    Na minha terra futebol se decide em campo, em uma partida com dois times tentando fazer GOL. Existe tabela? Data? Programação? Se não compareceu meu amigo, é W.O.

    Sport Bi-nacional, Tetra Nordestino e 39 vezes campeão Pernambucano.

    Mesmo que o Sport pare de disputar qualquer campeonato os tricobarbies demorariam uns 10 anos pra chegar perto do número de Glórias do Papai da Cidade.

  4. Rafael amigo, para de falar besteira. Tu acha que todo Torcedor é desocupado pra tá entrando em Blog de coisento para comentar em textos levianos é? Tu achas que não existe nada melhor e mais importante para fazer do que ficar aqui discutindo as mentiras e alucinações da raça do mangue? Tenha paciência meu caro!

  5. Eita, anteciparam o Primeiro de Abril foi? Parabéns para as bonecas da ilha da fantasia (pelo xicote tudo, até o talo) >>> rsrsrs

  6. Primeiro título do nordeste no Campeonato Brasileiro. Antes o Bahia tinha ganho a Taça Brasil que agora é considerado brasileiro.

  7. O SPORT É CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 NA CBF, CONMEBOL, FIFA, ATÉ NO ÁLBUM OFICIAL DA CBF, SEM FALAR QUE O CAMPEÃO FOI PARA LIBERTADORES E, O TIME DO R.J. FICOU CHUPANDO DEDO!!!!!!!
    GOSTARIA DE SABER, ONDE TEM O NOME DO FUJÃO, INFORMANDO QUE ELE TAMBÉM FOI CAMPEÃO???????………………………
    SAUDAÇÕES DO ÚNICO TIME DO NORDESTE, CAMPEÃO DE TODOS OS CAMPEONATOS A NÍVEL NACIONAL, POSSÍVEL DE SE DISPUTAR, POR UM TIME NORDESTINO!!!!!!
    É CHATO, MAS, É VERDADE!!!!!
    TENTO SER HUMILDE, MAS, O SPORT NÃO DEIXA!!!!!!
    PELO SPORT TUDO.

  8. O SPORT É CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 NA CBF, CONMEBOL, FIFA, ATÉ NO ÁLBUM OFICIAL DA CBF, SEM FALAR QUE O CAMPEÃO FOI PARA LIBERTADORES E, O TIME DO R.J. FICOU CHUPANDO DEDO!!!!!!!
    GOSTARIA DE SABER, ONDE TEM O NOME DO FUJÃO, INFORMANDO QUE ELE TAMBÉM FOI CAMPEÃO???????………………………
    SAUDAÇÕES DO ÚNICO TIME DO NORDESTE, CAMPEÃO DE TODOS OS CAMPEONATOS A NÍVEL NACIONAL, POSSÍVEL DE SE DISPUTAR HOJE, POR UM TIME NORDESTINO!!!!!!
    É CHATO, MAS, É VERDADE!!!!!
    TENTO SER HUMILDE, MAS, O SPORT NÃO DEIXA!!!!!!
    PELO SPORT TUDO..

  9. O SPORT É CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 NA CBF, CONMEBOL, FIFA, ATÉ NO ÁLBUM OFICIAL DA CBF, SEM FALAR QUE O CAMPEÃO FOI PARA LIBERTADORES E, O TIME DO R.J. FICOU CHUPANDO DEDO!!!!!!!
    GOSTARIA DE SABER, ONDE TEM O NOME DO FUJÃO, INFORMANDO QUE ELE TAMBÉM FOI CAMPEÃO???????………………………
    SAUDAÇÕES DO ÚNICO TIME DO NORDESTE, CAMPEÃO DE TODOS OS CAMPEONATOS A NÍVEL NACIONAL, POSSÍVEL DE SE DISPUTAR HOJE, POR UM TIME NORDESTINO!!!!!!
    É CHATO, MAS, É VERDADE!!!!!
    TENTO SER HUMILDE, MAS, O SPORT NÃO DEIXA!!!!!!
    PELO SPORT TUDO.

  10. Engraçado é ver todos os tópicos relacionados ao Sport com 20, 30, 40 comentários.. E os relacionados aos outros dois times da capital com menos de 10..

    SPORT

    CAMPEÃO BRASILEIRO DE 1987 E DA COPA DO BRASIL DE 2008

    DISPUTOU A LIBERTADORES DA AMÉRICA DE 1988 E 2009

  11. A REVISTA PLACAR SEMPRE EM SUAS EDIÇÕES DAS QUAIS SEMPRE COMPRO, DESTACA QUE EM 1987 EXISTEM 2 CAMPEÕES NACIONAIS. AGORA UMA PERGUNTA BEM SIMOLES, COMO PODE 2 TIMES TEREM O MESMO TITULO SE ELES JOGARAM EM COMPETIÇÕES DIFERENTES. ENTÃO DO ALTO DOS MEUS 56 ANOS SÓ POSSO CHEGAR A SEGUINTE CONCLUSÃO. ESTE TAL TÍTULO É DENOREX, OU SEJA PARECE MAS NÃO É. SAUDAÇÕES ALVIRRUBRAS CONSCIENTES E NÃO FANÁTICAS E DE PRIMEIRA. AH BAHUA ÚNICO NOEDESTINO QUE É CAMPEÃO BRASILEIRO, NA BOLA E NÃO NO TAPETÃO.

  12. Se o Flamengo, Naútico e Santa Cruz não reconhecem, não nos interessa, eles não tem nada para nos intimidar.Hexa – campeonato que só Deus sabe quando foi, Tri super de rebaixamento, VOCÊS NÃO NADA.
    Pelo Sport rudo

  13. Como é Leonardo-pe!? O Náutico e o Santa Cruz vivem de quê!?

    Esses times não têm nada pra viver de nada.. Não têm títulos nacionais! Tás comparando Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil com 6 títulos estaduais consecutivos e com o torneio do Vietnã do Santa Cruz? Não creio!!

  14. Adriano no dia 7 de Fevereiro de 2013 às 7:28 disse:

    Kkkkkkkkkk…
    Não tem vergonha em contar uma lorota dessa? Dizer que o Sport é o Campeão Brasileiro de 1987 sem jogar contra os 12 maiores clubes do Brasil (RJ, SP, MG e RS)? Não tem vergonha em postar uma foto onde nenhum, eu disse, nenhum dos jogadores são sequer conhecidos no Brasil a não ser em PE? Não tem vergonha em celebrar uma decisão por penaltis ridícula que não conseguiu apontar direito um vencedor?
    Infelizmente, enquanto alguns clubes do Nordeste tiverem esse complexo de inferioridade, nunca irão crescer e nem fazer parte do segundo escalão do futebol brasileiro. Todos sabem, e não só a Globo, pergunte isso ao Juca Kfouri e a outros jornalistas renomados da ESPN, quem é o real campeão brasileiro de 87.
    Saudações Rubro-Negra do Mais Querido do Brasil, o MENGÃO claro!
    OBS: único título de campeão brasileiro de um clube nordestino é o do Bahia em 1988. Copa do Brasil não conta…

  15. Ao leonardo-pe: você não é mais rubro negro que eu, só acho que se o flamengo faz tanta questão do título de 1987 que engula e que o futebol brasileiro fique tão desmoralizado quanto as instituições do governo! Agora o babaca aqui é você.

  16. Como é Leonardo-pe!? O Náutico e o Santa Cruz vivem de quê!?

    Esses times não têm nada pra viver de nada.. Não têm títulos nacionais! Tás comparando Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil com 6 títulos estaduais consecutivos e com o torneio do Vietnã do Santa Cruz? Não creio!

  17. o Náutico vive do Hexa,o Santa vive da década de 1970 e do”fita-azul”.o sport,vive do brasileiro de 1987.depois falam q o futebol de pernambuco é um museu!e é mesmo.até quando esse estado vai viver disso,desse atraso?

  18. o titulo da copa do Brasil q o Sport ganhou em 2008 é incontestável!o q tem de”moralista”babaca feito valter barros é impressionante!

  19. Abaixo o campeonato “faz de conta” brasileiro já! O Norte-Nordeste deve unir forças para criar um novo campeonato, assim como eles lá no sul criaram em 1987.

  20. Ném o sportiminho , ném o flamengo foram campeões de nada. Em 1987 não teve campeonato brasileiro. Ném o módulo verde ném o módulo amarelo têm legitimidade para serem considerados campeonato brasileiro pois, o sportiminho foi rebaixado para a segunda divisão em 1986 junto com o botafogo do rio. Qualquer pessoa que diga o contrário disso não é uma pessoa séria.

  21. O problema é que aqui nessa zona de “país”, se é que podemos chamar o brasil de país, não se respeita a Constituição, imagine um regulamento de campeonato de futebol! Desta forma, o campeonato brasileiro não deve ser olhado com seriedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*