Cobra fumando no palco dos grandes compositores tricolores

Bloco "Minha Cobra", do Santa Cruz. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

Em um século de história do frevo, o Santa Cruz teve dois dos maiores compositores do envolvente ritmo pernambucano. Nelson Ferreira (1902 – 1976) e Lourenço da Fonseca Barbosa, o Capiba (1904 – 1997).

O primeiro foi um gênio nos frevos-de-rua, extraindo dos metais a animação total do público, arrastando gente pra todo lado nas ladeiras de Olinda e ruelas do Recife Antigo, mas sem perder a linha como compositor. Cresceu com o frevo.

No supercampeonato de 1957, Nelson Ferreira criou um frevo-canção gravado pelo cantor alvirrubro Claudionor Germano. “Vamos cantar com toda emoção / Um, dois, três, quatro, cinco, seis / Saudando a faixa de supercampeão / A que fez jus / O mais querido Santa Cruz / Foram três as vitórias colossais”.

O segundo, com 200 músicas no repertório, foi conselheiro tricolor em 1948, quando compôs a marcha “O Mais Querido”, decorada no Mundão, mas famosa a partir do mesmo título de 1957. “Santa Cruz / Santa Cruz / Junta mais essa vitória / Santa Cruz / Santa Cruz / Ao te passado de glória / És o querido do povo / O terror do Nordeste / No gramado / Tuas vitórias de hoje / Nos lembram vitórias / Do passado / Clube querido da multidão / Tu és o supercampeão”.

Irmão de Capiba, Marambá criou “Cobral Coral” em 1959, na voz de Rubens Cristino. “Quando aparece num gramado / O Santa Cruz dando xaxado / O adversário vai cair / Disso não pode fugir / Deixa a fumaça subir”.

Bem antes disso tudo, Sebastião Rosendo compôs o mais famoso frevo-canção do clube, de 1942, atendendo um pedido de Aristófanes de Andrade, renomado tricolor. Saiu o frevo “Santa Cruz de Corpo e Alma”. Sete décadas de carnaval.

Eu sou Santa Cruz
De corpo e alma
E serei sempre de coração
Pois a cobrinha quando entra no gramado
Eu fico todo arrepiado e torço com satisfação (2x)
Sai,sai Timbu
Deixa de prosa,
O seu Leão
Periquito cuidado com lotação
Que matou pássaro preto
Tricolor é tradição

Entre os blocos tricolores, dois deles agregam multidões e mantêm a tradição. O bloco Minha Cobra sai em Olinda, no Largo do Bonsucesso, nas segundas-feiras. No mesmo dia, no Arruda, carnaval também em três cores, com direito a trio elétrico. A Cobra Fumando desfila no bairro desde 1992.

Santa Cruz de Corpo e Alma (1942, Sebastião Rosendo)

Vulcão Tricolor (2007, Maestro Forró). O último dos frevos-de-rua dos clubes.

7 Replies to “Cobra fumando no palco dos grandes compositores tricolores”

  1. Pingback: Os caboclos de lança que pesam uma toneladaBlog de Esportes | Blog de Esportes

  2. Assim como nas ladeiras de Olinda, o SANTINHA vai botar a cobra pra fumar na Copa do NE, e o fortaleza vai frevar em campo. E domingo vai sair o Bloco do Mundão do Arruda com 60MIL Foliões Corais, O arrastão da ressaca do Carnaval com torcida mais apaixonada do Brasil. TRI TRI TRICOLOR!!!!!!!!

  3. “Chegou a hora de gritares loucamente
    Hip, Hip, Hip, Hurra Pelo sportiminho Tudo!”

    Uma torcida que grita “loucamente”: “Pela Cadela Tudo” (com fungado no cangote), onde o mascote é porteiro de boite gay, onde o torcedor símbolo (O tal carnavalesco salário mínimo) se fantasiou de leoa com a bunda de fora e que adora um mastro, não pode nem falar da co-irmã (uma surgiu da outra) barbie, quanto mais do Santa Cruz.

    Hum boiola…….. Ou será Boiolão?

    KKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKK
    KKKK
    KKKK
    KKKK
    KKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKK

  4. Olha, uma boneca burra preta barbiana cantando música do Santinha! Esse vulgo (gaiato) é mais um aloprado de carteirinha. Esquece ele que todo mundo sabe quem é `ADORADOR DE MASTRO` !

  5. “… Pois a cobrinha quando entra no gramado
    Eu fico todo arrepiado grito com satisfação…”

    Hum boiola……..

    KKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKK
    KKKK
    KKKK
    KKKK
    KKKKKKKKKKK
    KKKKKKKKKKK

  6. Eita que dia 11/02 vai ter Clássico nas Ladeiras de Olinda! É o Santa em Festa no Carnaval, é a Massa Coral mostrando a Força e Paixão de sua Imensa Torcida!

  7. Assim como o frevo, ser Santa Cruz é uma das mais genuínas expressões do povo pernambucano! Viva as três cores, viva o Santa /

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*