O constrangimento necessário para o retorno de um profissional

Rogério, Paulo Wanderley e Daniel Freitas em coletiva no Náutico no dia 14 de fevereiro de 2013. Foto: Superesportes

A cada ano mais pessoas são integradas à rotina de um atleta profissional. No campo esportivo, técnicos para funções específicas, preparadores físicos, fisiologistas, nutricionistas etc. Na gestão da carreira, dirigentes, advogados, procuradores e inúmeros “donos”, com os direitos econômicos fatiados por um sem número de acionistas. Neste segundo plano, uma deturpação cada vez mais comum na orientação dos jogadores. Sobretudo os mais jovens.

O início da carreira no time principal paralelamente ao baixo salário oriundo da base ou de um clube menor acaba se transformando em um forte argumento de pessoas próximas ao tal jogador, sobre a chance de aumentar a receita mensal, de vislumbrar uma equipe ainda maior. Entre outros assuntos, acaba resultado numa saída pela porta dos fundos.

O script é quase sempre o mesmo. O atleta falta a um treino e o dirigente diz que o profissional não estava passando bem. No dia seguinte, nova falta. Porém, a notícia sobre o real motivo acaba vazando, ainda mais com a divulgação de documentos da justiça exigindo uma enxurrada de direitos trabalhistas, como salários atrasados, décimo terceiro, FGTS e direito de imagem.

Em muitos casos, com o descaso organizacional dos clubes, o jogador consegue o que lhe é de direito. Em outros, volta de cabeça baixa, com o time em dia nos vencimentos, evitando um prejuízo milionário. O caso de Rogério no Náutico é mais um. Quantas vezes a frase “Acreditei em pessoas que não de deveria acreditar” já não foi dita neste mesmo contexto no futebol? Tamanha inocência, a esta altura, é quase injustificável.

Daí, a saia justa, o constrangimento no retorno neste tipo de situação, como nos Aflitos, diante do presidente timbu, Paulo Wanderley, e do gerente de futebol, Daniel Freitas. Tecnicamente, Rogério é essencial ao Alvirrubro nesta temporada. Propostas do exterior, como do Locomotiv de Moscou e do futebol alemão, segundo o atleta, são absolutamente normais em jogadores valorizados, que fizeram por merecer.

Contudo, é preciso assimilar o momento. No fim desta história, o arrependido Rogério até conseguiu um aumento, talvez não o que desejasse. Mas conseguiu. O preço para isso, cobrado a outros jogadores que já fizeram o mesmo nas bandas da Ilha do Retiro e do Arruda, é uma imagem queimada. Diante da torcida, dos companheiros, dos dirigentes e da própria mesa de negócios do futebol. O constrangimento saiu caro, de novo.

One Reply to “O constrangimento necessário para o retorno de um profissional”

  1. Olá Cassio,
    quero deixar uma sugestão de post, sou torcedor do TIMBU
    e tenho uma preocupação sobre a qualidade do time. Acredito que devemos contratar jogadores de qualidade, e apoio a diretoria em ir com calma nas negociações.
    Mas para conseguirmos isso precisamos de verba… e acho que o Náutico e diretores tem falhado, já que não temos um patrocínio master ainda!
    Você teria algum tipo de informação quanto a esta questão?
    Se pudesse noticiar algo sobre isso, ficaria grato!

    SDS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*