A história dos games de futebol em três décadas de evolução tecnológica

Jogos de futebol de 1978 a 2013. Arte: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

Quantos games de futebol você já jogou na vida? Quantos jogos deste esporte já foram lançados no mercado, independentemente do videogame?

Não é incomum a resposta passar de uma dezena, nas duas questões.

Os jogos de futebol nos videogames completaram 35 anos de história. Vivemos neste ano a iminência de uma nova geração de plataformas, com a evolução do Playstation da Sony, do Xbox da Microsoft e do Wii da Nintendo.

Antes das futuras versões Fifa Football 2014 e Pro Evolution Soccer 2014, vale voltar ao passado e conferir o passo a passo dos gráficos, da jogabilidade.

Quem tem mais de vinte anos deve conhecer “Allejo”, tido como o “melhor” jogador de futebol da história dos videogames. É um brasileiro que nunca existiu.

E o que dizer das versões anteriores ao Master System? Do Atari…

Bem antes do 3D, da inteligência artificial. A uma época na qual os times sequer contavam com onze jogadores. Em alguns casos, apenas três bonecos quadriculados, com pixels gigantecos.

Abaixo, um vídeo de 34 minutos com essa história, numa compilação pra lá de saudosista para os gamemaníacos. Como o blogueiro aqui, diga-se.

4 thoughts on “A história dos games de futebol em três décadas de evolução tecnológica

  1. Faltaram os jogos de manager como Elifoot, CM e FM. Apesar de serem jogos de estratégia também foram importantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>