A imagem deixada pela reedição do Nordestão

Copa do Nordeste. Crédito: CBF

A edição desta temporada do campeonato regional não viu sequer um clube pernambucano entre os quatro primeiros colocados. Na verdade, nem mesmo os três grandes clubes do estado estiveram presentes na disputa. Apenas dois.

Na pauta, alguns campos surrados e jogos de nível técnico duvidoso. Ainda assim, a média de público do torneio ficou acima de 7 mil torcedores, mesmo antes da realização das finais. Ao futuro campeão, um prêmio de R$ 1 milhão. Vaga internacional, na Copa Sul-americana, só no ano que vem.

Por sinal, a Copa do Nordeste está garantida por pelo menos dez anos, no papel. A execução da edição de 2013 deixou uma boa imagem para a sua continuidade, entre mídia, interesse e receitas? Este é o tema da enquete.

Após a realização da Copa do Nordeste 2013, qual é a sua opinião sobre a continuidade do torneio regional no calendário?

  • Sport - A favor (42%, 443 Votes)
  • Náutico - A favor (25%, 265 Votes)
  • Santa Cruz - A favor (25%, 263 Votes)
  • Náutico - Contra (4%, 38 Votes)
  • Sport - Contra (3%, 33 Votes)
  • Santa Cruz - Contra (2%, 18 Votes)

Total Voters: 1.060

Carregando ... Carregando ...

10 Replies to “A imagem deixada pela reedição do Nordestão”

  1. Foi um bom teste para mostrar o quanto o futebol do NE está muito além do futebol praticado por exemplo em São paulo e precisamos levar a copa a serio. Infelizmente os times tidos como grandes caíram e tirou o brilho do Campeonato, PODERIAMOS ADOTAR A FORMULA DA LIBERTADORES COM MATA-MATA, ANTES PRA VER COM QUEM FICA COM A VAGA DA FASE DE GRUPOS, disputa ficaria por conta 3º colocado do pernambucano ou se acrescentar mais um, o 4º colocado CONTRA OUTRO TIME DE OUTRO ESTADO, dando oportunidade (como no brasileiro da seria A) a times que não conseguiam as vagas. A COPA É MAIS EMOCIONANTE POIS RESGATA E APROXIMA A FORÇA DO NORDESTINO, desde que a CBF traga grandes patrocinadores aos futebol do NE. Pois sem dinheiro e disparidade financeira niguém sobrevive.

  2. Sou mais radical , sou pelo fim dos camp. estaduais do NE pois são deficitarios . Deveria achar uma formula para termos apenas a COPA NE com series A ,B e C seria bem mais atrativo , tanto pra TV quanto na hora dos clubes buscar reforços.

  3. EU ACHO QUE O NORDESTÃO 2014 PRECISA SER MAIS PROLOGANDO E COM MAIS TIMES DE PE, BA, 4 TIMES CADA ESTADO, NO CASO OS 4 PRIMEIROS DOS ESTADUAIS.

  4. prefiro 16.3 da Bahia e 3 de Pernambuco é muito.1 do piaui e 1 do Maranhão(do lugar do 3°da Bahia e o mesmo de Pernambuco)seria o ideal.20 ficaria inchado.não sei se Piaui e Maranhão tem condições de terem 2 clubes cada.pois seus campeonatos são praticamente semi-profissionais!

  5. Se a copa do nordeste do ano que vem terá representantes de maranhao e piaui, acho que 16 times é algo a começar a se questionar.
    Ou muda a formula, ou coloca 32 times com “a mesma formula”, ou mata-matas antes da primeira fase, insistindo com 16 times.
    Na opção 1, vejo como inviavél pelo baixo numero de datas disponíveis para esta competição, e como a competição “tem que pegar”, não acho uma boa ideia no segundo ano do “retorno” já alterar sua formula.
    Vejo com bons olhos tanto a proposta 2 como a 3. A dois é bem mais fácil de se propor e entender, a de se questionar o fato que a competição tenderá a baixar seu nível técnico pelo alto numero de clubes tal como baixar a media de publico.
    com 32 times.
    5 – BA e PE;
    4- CE;
    3 dos outros estados.
    Com o campeão e vice obtendo vaga no ano seguinte, o que tiraria vagas imediatas do seu próprio estado.
    Com a proposta 3, haveria mata-matas antes da chegada a fase de grupos, o que seria interessante, mas um tanto complicado pela formula. A de se questionar se o mata-mata de inicio envolveria a todos os clubes ou apenas uma parte deles…

  6. Não digo turno e returno, pois tornaria a competição enfadonha, mas, 20 equipes – atuais 16 + 2 do MA e 2 do PI – seria ideal e justa. Treze, Botafogo-PB, Náutico, CSA e Sergipe não podem ficar fora da competição, no entanto, precisam conseguir ainda esse ano em seus respectivos campeonatos o direito de disputar o regional em 2014.

  7. Deveria ser um campeonato, no formato do Pernambucano do ano passado, ou seja, com turno e returno e duas finais para decisão do título. Além disto que contemple mais participantes pois deixar o Treze e o Naútico de fora descaracteriza a competição. São pontos a resolver.

  8. Cassio ,

    Martelo batido ! Em 2014 , os estaduais perderão 9 datas , caindo de 23 para 14 apenas. A informação será confirmada pelo Marin na próxima quinta feira no programa CAMAROTE PFC , apresentado pelo Jorge Luiz Rodrigues , que antecipou a informação na coluna de hoje dele no O GLOBO,

    E deu outro furo também : Flamengo e Santos abrem o brasileirão no dia 25 de maio em partida isolada , no estádio Nacional em Brasília. A cota para cada time ultrapassará R$ 1 milhão limpo. Jogo terá televisionamento aberto para todo o país.

    Outro jogo que a CBF já dá como certo no Estádio Nacional é Fluminense x Corinthians.

  9. até a copa do Nordeste dá um prêmio melhor q esse Pernambucano”coca-cola”.sou favoravel q continue essa copa do Nordeste.pois será a redenção do futebol nordestino.quanto ao nível tecnico,esse é um mal do atual futebol Brasileiro.nivelado por baixo!agora sim,estamos no caminho certo(de novo).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*