Segurança através do monitoramento das redes sociais com viés futebolístico

Rede social

Desenvolvido em segredo há um ano, um software programado para combater a violência no futebol através das redes sociais será lançado em Pernambuco neste mês. Orçado em R$ 900 mil e criado por um pool de empresas, entre elas a Microsoft, o software será cedido à Secretaria de Defesa Social do estado.

Trata-se de um megacruzamento de dados e arquivamento de informações colhidas em redes como facebook, twitter, orkut etc. Segundo a Federação Pernambucana de Futebol, que participou do investimento com uma fatia de 10%, a ideia é mapear e monitorar os focos de violência na região metropolitana, uma vez que a mesma interação que as redes sociais fomentam para agregar pessoas serve também para agilizar processos um tanto controversos.

No futebol é comum a agenda negativa criada por supostos integrantes de torcidas organizadas, publicada nos respectivos perfis virtuais. No Recife, membros das três principais facções já brigaram nas ruas e nos estádios após ameaças na internet. Públicas, mas quase sempre descobertas após os fatos.

A nova plataforma, utilizada num modo semelhante por grandes companhias de segurança, deve ser a primeira em uma federação de futebol no país.

One Reply to “Segurança através do monitoramento das redes sociais com viés futebolístico”

  1. Pois É; O Futebol entrou de vez nas páginas policiais ou seria o contrário?
    Os jornais televisivos de hoje dedicaram 85% do seu tempo as brigas de torcidas organizadas e apenas 15 segundos para mostrar 2 gols do Sport e do Salgueiro. Nada foi dito sobre a copa nordeste.
    Se continuar deste jeito onde vamos parar ??

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*