Comissão por jogador na Seleção, bem aqui em Pernambuco

Leomar na Seleção Brasileira, em 2001. Arte: Cassio Zirpoli/DP/D.A Press

“Eu já empurrei jogador na Seleção Brasileira, pagando comissão”.

Na prática, uma confissão de suborno. Poderia ser um empresário, um treinador, um gerente de futebol. Ou até mesmo um presidente, pois é.

No caso, foi Luciano Bivar, mandatário do Sport. Numa bombástica declaração na Rádio Transamérica, o rubro-negro relembrou a convocação de Leomar em 2001, sobre como o volante vestiu a camisa verde e amarela.

Na época, Bivar também era o presidente do clube. O cabeça de área leonino, curiosamente o último atleta atuando em Pernambuco a ser chamado para o time principal da Canarinha, entrou na lista de Emerson Leão. O mesmo Leão que recebeu o convite da CBF enquanto treinava o Sport. O volante jogou seis vezes na Seleção, incluindo a Copa das Confederações na Ásia.

Suborno por um jogador que o treinador tinha trabalhado recentemente na Ilha, por quê? Naquele mesmo ano, Leomar deixou o Sport rumo à Coreia do Sul após uma ação na justiça do trabalho de R$ 2,8 milhões. Dinheiro para lobista, mas sem dinheiro para o salário do atleta? Esquemão bem estranho.

Na mesma entrevista à rádio, nesta sexta, Bivar preferiu não revelar mais detalhes do “lóbi”, como quanto pagou ou a quem pagou. Jogou na lama a sua imagem e escancarou uma desconfiança bem antiga acerca do que ocorre na Seleção e seu balcão de negócios, com centenas de convocados.

Quem paga para “empurrar” um jogador na Seleção poderia fazer mais o que no campo esportivo? Quantos mais desempenham essa prática? A declaração de Bivar tende a desencadear algo bem mais grave no futebol brasileiro.

Depois, questionado em nova entrevista, já com a repercussão nacional, negativa obviamente, Bivar não demonstrou arrependimento (veja aqui).

“É a regra o jogo. Não sou desonesto. Sou realista.”

37 Replies to “Comissão por jogador na Seleção, bem aqui em Pernambuco”

  1. É Pablo… matasse a cobra(e a timbuzinha também) e mostrou o pau pra elas!!!!!! GOLAÇO………..

  2. Ricardo Barbosa,
    Não o conheço e nem pretendo. Portanto, não sei se você está ficando “gagá”. No entanto, acho a sua conduta nos comentários aqui no blog bastante nociva ao meu nome, numa rotina quase diária. Seus comentários continuam sendo aceitos no blog porque o princípio daqui, o meu, obviamente, é democrático. Mas isso não faz do senhor uma pessoa melhor. Sem mais.

  3. É digno de pena os comentários dessas tricobarbies. Se aproveitam da ficha-suja de Luciano Bivar para atingir o Sport Club do Recife. O Sport continua tendo uma história gloriosa, um passado limpo e honesto. Aliás, nesta história de Bivar, quem se lascou foi o próprio clube, visto que Leomar não foi vendido e ainda entrou na Justiça por salários atrasados. Ou seja, o Sport não ganhou nada, perdeu.

    Agora o que falar da barbie, que em 74 subornou o goleiro da sarna para evitar o hexa ticolô? Ou o “Cala-Boca” da CBF em 99, na virada de mesa do Fluminense, na forma de 500 mil reais? Não é estranho que mesmo prejudicado, o timeco da Rosa e Silva não questionou a decisão?

    Por falar em virada de mesa, o Çanta Crui é o especialista local, foi beneficiado logo em duas: 86 e 93. Além disso ainda tem um “arrumadinho” de 1999, junto com o Goiás. Ah, deve ser por isso a turma do Vila Nova tem tanta raiva do pessoal do Canal. KKKKK

    Nesta extensa lista de clubes, o Gigante da Ilha está fora, para honra e glória do futebol de Pernambuco:

    http://blogdobirner.virgula.uol.com.br/2008/03/28/os-times-beneficiados-pelas-viradas-de-mesa/

    http://www.lancenet.com.br/minuto/Viradas-mesa-comuns-Brasil_0_524347600.html

    Ainda tem o CASO VALENÇA, um escândalo no futebol de Pernambuco:

    http://www.old.pernambuco.com/diario/2004/04/17/esportes1_1.html

    E a entrevista antológica do ex-presidente da FPF Carlos Alberto Oliveira admitindo todo tipo de ajuda ao Çantinha, o coitadinho:

    http://jc3.uol.com.br/blogs/blogdotorcedor/canais/noticias/2010/02/11/carlos_alberto_de_oliveira_ivou_equilibrar_o_campeonato_a_vida_todai_63842.php

    Engraçado que o pessoal da Barbie se calou, de novo. Deve ser a tal união tricobarbie.

    Sobre o mimimi eterno das bonecas sobre 75, uma correção: Não teve final em 1975. O jogo foi uma partida-extra, visto que o Supertime da Ilha ganhou 2 TURNOS, contra apenas um do nautico. E ainda jogávamos pelo empate. É ou não é choro de perdedor?????

    http://brfut.blogspot.com.br/2010/02/campeonato-pernambucano-1975.html

    Saudações rubro-negras.

  4. É CASSIO ZIRPOLI DO ALTO DOS MEUS QUASE 57 ANOS DEVO ESTAR FICANDO GÁGÁ. EU ESCURO TODOS OS DIAS O PROGRAMA E NÃO RETIRO UMA PALAVRA QUE ESCREVI, POIS É A PURA VERDADE. GENTE CHEGA SER IRRITANTE.QUANTO A ESCREVER EM CAIXA ALTA AMIGO, EXISTE ALGUMA LEI QUE PROIBA? EU ACHO QUE NA MINHA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA FIQUEI MAL ACOSTUMADO A OUVIR, IVAM LIMA, JOSÉ SANTANA,VITÓRIO MAZZILI, PAULO MORAIS, CEZAR BRASIL, JOTA SOARES E TANTOS OUTROS.CHEGA DE TANTA BABAÇÃO COM ESTE TIME. NÃO SOU FANÁTICO, AMO O NÁUTICO, FUI ATLETA DELE. MAS NÃO SOU LOUCO NEM CEGO. QUALQUER IDIOTA VÊ A PARCIALIDADE DESSA IMPRENSA ATUAL. TENHO DITO.

  5. O que entendi na fala de Bivar: Não vou contratar diretor de futebol que são cheios de panelas. Vou por o de casa, o Marcos. Porque.. sabe o Leomar. .Eu paguei lobby para ele ser convocado… porque no futebol as coisas são Assim. Estou há 40 anos no futebol..(traduzindo: Se com o Marcos não der certo vou fazer o que faço há quarenta anos, fazer lobby no extracampo e pagar para ter exito).

  6. Ricardo Barbosa, somente o fato de você escrever em caixa alta já mostra o teu desequilíbrio. Te interna.

  7. Ricardo Barbosa,
    Mais uma vez você me ataca neste blog, num ato contínuo, digno de estudo já. Acho improvável que você tenha escutado o programa Superesportes na Rede, uma vez que afirmar que colocamos panos quentes é uma piada. O teor na rádio foi o mesmo desta postagem, o mesmo publicado no Diario de Pernambuco deste sábado, cuja reportagem também teve a minha colaboração. Portanto, antes de falar uma besteira como essa, procure realmente se inteirar dos fatos. Pois uma declaração deste tipo eu não aceito sob nenhuma hipótese, com nenhum tipo de insinuação covarde.

  8. Timeco nojento. Pagou ao Vila Nova para ter a vida facilitada e também pagou ao central no campeonato pernambuco. Todos os dois casos foram confirmados pelos dirigentes desses times.
    Leão ficou com cara de raparig

  9. APESAR DO NOJO UE ESTOU SENTINDO COM ESTA DECLARAÇÃO, MAS ENOJADO FICO É COM O COMPORTAMENTO DE PARTE DESSA IMPRENSA SEM ESCRÚPULOS. NO PROGRAMA SUPERESPORTES ONTEM VI CÁSSIO ZIRPOLI E JOSÉ GUSTAVO9 QUE ALIÁS FOI CHAMADO DE MEDIOCRE NA RÁDIO JORNAL. COLOCAREM PANOS MORNOS DESTA SITUAÇÃO, É VERGONHOSO GENTE VER UMA NOVA GERAÇÃO DE JORNALISTAS SEM TÃO PARCIAS ATÉ CHEGAR AO PONTO DE ACHAREM NORMAIS ESTES TIPOS DE SITUAÇÕES. GENTE DESDE 1975 QUE A COISA VEM GANHANDO TITULOS DUVIDOSOS, COMO EM 92, 2O11, A DESCLASSIFICAÇÃO DO CENTRAL POR 250 MIL, O CASO DO VILA NOVA E POR AI VAI. SEM CONTAR QUE EM 2008 NA FINAL HOUVEM UM PENALTE SOBRE A COSTA E NADA.DEPLORÁVEL OMPRENSA MARROM DEPLORÁVEL. SEM MAIS SAUDAÇÕES ALVIRRUBRAS. HOJE PERNAMBUCO ESTÁ ENLAMEADO FUTEBOLISTÍCAMENTE FALANDO.

  10. João Paulo… já sábias que o ixpó é um QUADRILHA, então o que estás tentado explicar? Agora, que a desconfiança virou certeza, os estelionatários vão tentar defender o esquema… sejam os chefes (que embolsaram dinheiro de apostas, patrocínios e etc); jogadores (tal como leomar, ciro??, saulo??); técnicos (ixe..); torcedores (tanto os marginais da jovem, quanto os otários que sempre defenderam a mediocracia rubro-negra); e, claro, a “cronica” esportiva de PE (exacerbadamente parcial, para defender sua “ôia”).

  11. vergonha.de tudo isso q o Bivar Falou.pagar propina pra botar um jogador fraco na seleção brasileira.q tristeza ver o clube q torço(não vou pra campo faz 8 anos)se submetendo a essa nojeira.e a imprensa local?sempre pronta a olhar os defeitos dos outros?vai ficar quieta?pelo visto,SIM!

  12. Ai vem os Tricobarbies se aproveitando da situação para fazer as velhas criticas mentirosas de sempre, isso que Bivar falou é pura verdade e acontece em off hoje em dia. Ele apenas resolveu falar oque muitos não teriam coragem.
    SRN !

  13. Nada que venha desses dirigentes do boixport me surpreende, fico imaginando o que podem ter ocorrido em alguns campeonatos Pernambucano, aqueles erros grotescos da arbitragem que já aconteceram e vão continuar acontecendo a favor da coisa. Será erros ou outras coisas?

  14. Com certeza isso acontece País afora, mas aqui em Pernambuco o PICARETA confirmado é o IXPÓ!
    Então não venha defender estes bandidos aqui não, o lugar desta corja é na cadeia!

  15. A ETERNA VERGONHA DE PERNAMBUCO, PASSA ATESTADO NACIONAL!!!
    E COMPROU O QUE MAIS??? COMPRAR UMA VAGA NA SELEÇÃO (DISPUTANDO COM OS CLUBES ENDINHEIRADOS), IMAGINE OS DIVERSOS CAMPEONATOS NITIDAMENTE GARFADOS E ACOBERTADOS PELA MÍDIA????
    ATESTADAMENTE LADRÕES!!!!!!

  16. Mais todo mundo sabia que Leomar não tinha futebol pra seleção. Foi perca de dinheiro pagar pra mandar ele pra seleção.

  17. Luciano Bivar = Roberto Jeferson… exaltar alguém que fez parte da mutreta é sem sentido, o “por quê” dele falar isso do nada é estranho, pelas entrevistas dele desde a eleição do Sport, ele parece fora da realidade, sobre a CBF aquilo é uma bosta, discordava de quem torcia contra a seleção brasileira por cauda CBF, mas começo a entender quem pensa assim, ainda mais depois das histórias do Marin, além de ladrão de energia e medalhas, ele foi aliado da ditadura, e teria sido um discurso dele que provocou a tortura e a morte do Vladimir Herzog, um lixo desse não deveria presidir a CBF

  18. É impressionante os comentários de alguns anti-Sport. Sou totalmente contra tal atitude para convocação de jogadores para a seleção mas, só leigo mesmo para achar que isso não acontece, principalmente aqui, no País da marmelada. Aí, já vem neguinho dizendo que o Sport é isso, é aquilo… como se fosse o único fazer uso de tal artimanha e seu clube fosse referência de ética, integridade e moral. Cuidado adoradoras de cobras e as outras que vestem rosa, o telhado de vocês também são de vidro.

  19. Faltou dizer também que o título do Náutico de 74 também foi comprado e o Hexacampeonato teve a participação de um pai de santo.

  20. Caro Zirpoli, está explicado os 39 títulos da cachorra, em especial o de 1975, quando o Náutico jogava pelo empate, teve dois gols legítimos anulados por Sebastião Rufino, hoje Conselheiro Benemérito da Cachorra de Peruca!!! está explicado todos os outros, os nacionais deles, tudo roubado o Sport é na verdade um Corinthians da Vida, to aqui impressionado

  21. Seria muita inocência achar que coisas desse tipo não acontecem. A FIFA é o exemplo maior. Não tem sentido algum o Catar vencer Coreia do Sul, Japão, EUA e Austrália nas eleições para Copa de 2022.
    Só é ridículo o presidente do Sport soltar isso agora, como mera tentativa de camuflar sua pífia gestão. É de praxe no clube cópia do Flamengo.Em todo rebaixamento, evocam 87.

  22. Bivar, teve muita coragem de falar o que a maioria dos Torcedores brasileiros tinha a certeza, o chamado “lobby” na seleção brasileira. Dai ocasiona outra questão, até onde isso pode influenciar ao clube?Ao atual mandado de Luciano Bivar na presidencia do Sport? ate onde isso vai no caso de um futura investigação na CBF?. Falam em retaliação? será que isso não esta ja sendo exercida em cima do futebol nordestino em geral? pouco interesse da CBF, com os times do nordeste, desvalorização da marca regional e dando uma maior exposição ao times “Sulistas”. Não sou defensor do modo operantis do Bivar… Se for o caso de punição sou a favor!! O futebol precisa ter cartas limpas e não nomes que sujem ele com esquemas de propinas,Consultorias a CBF fornercidas pelo ex-presidente da instituição, tem algo que esta errado a tempo… e agora vem a tona apenas uma parte disso tudo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*