A Paraíba tem time para torcer. E é um campeão nordestino

Copa do Nordeste 2013, final: Campinense 2x0 ASA. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

Há muito tempo a Paraíba vê o futebol local à margem das grandes equipes nacionais em termos de torcida.

No Nordeste como um todo, o processo de comunicação via rádio consolidou torcidas nacionais de clubes do Sudeste, sobretudo os cariocas.

Contudo, no estado vizinho a transformação foi bem mais acentuada. Em 2011, uma pesquisa produzida pelo instituto Data Vox, com 4.213 entrevistados, apontou que 62% do público tem um time nacional.

Destes, 49,67% são Flamengo. Metade do estado. Na capital João Pessoa, o maior reduto, times locais como Botafogo e Auto Esporte pararam no tempo.

Em Campina Grande, de porte econômico semelhante, o Clássico dos Maiorais é a grande bandeira numa tentativa de manter acesa a paixão no futebol do estado.  A disputa entre Campinense e Treze movimenta a cidade desde 1957.

Com poucas realizações além da fronteira do estado, seja qual for a divisão nacional ou torneio regional, a Paraíba acabou sofrendo um certo preconceito dos próprios irmãos nordestinos.

Obviamente, qualquer pessoa tem o direito de torcer pelo time que quiser e aqui não se discute isso. E de fato a reação dos vizinhos não era nada educada.

Quantas vezes não ecoou em estádios pernambucanos, baianos, cearenses e potiguares o seguinte grito.

“Arerê, na Paraíba não time pra torcer”.

O objetivo nada nobre era ferir o orgulho do torcedor. Podemos agora afirmar que tal grito de guerra cairá drasticamente em desuso.

Com uma campanha histórica, o Campinense ergueu neste domingo o troféu de campeão do Nordeste. Em um Amigão com quase vinte mil pessoas numa tarde já marcada para sempre na memória da torcida, o time venceu o ASA por 2 x 0.

Campeão sobre pernambucanos, baianos, cearenses, potiguares etc.

Fora da Série D até agora, a Raposa quebrou uma escrita impressionante na galeria de campeões nordestinos. Nas nove edições anteriores, desde 1994, os vencedores sempre integraram a elite nacional no ano da conquista.

Subvertendo as lógicas conhecidas no futebol da região, goleando o Santa Cruz, eliminando o Sport na Ilha, silenciando o Castelão contra o Fortaleza e faturando o prêmio de R$ 1 milhão, o Campinense colocou a Paraíba no mapa da bola.

Um troféu que exige respeito. E tem mesmo que respeitar…

Copa do Nordeste 2013, final: Campinense 2x0 ASA. Foto: Rafael Ribeiro/CBF

18 Replies to “A Paraíba tem time para torcer. E é um campeão nordestino”

  1. NOTICIAS DO FALIDO FUTEBOL PERNAMBUCANO, O PESSOAL DO MANGUE ESTA EUFÓRICO AS IENAS PERNAMBUCANAS QUE TENHE A FRENTE UM PRESIDENTE SOFRENDO DE UMA DOENÇA PSÍQUICA, PASSADA POR UMA TORCIDA MEDÍOCRE E COMPOSTA POR GANGS.

  2. Notícias frescas do futebol de PE:

    A FPF está dando dinheiro para o Santa Cruz e o presidente do Náutico é um chorão que não sabe perder!!!

  3. Saudações Corais!!!
    Torcedores da Paraiba Parabéns!
    Agora olhem e deixem de ser os velhos PARAIBACAS E passem a ser PARAIBANOS DE VERDADE!!!

  4. Parabens campinense, Título para a PARAÍBA VÊ SE APRENDE A DAR VALOR AO QUE É SEU.

    infelizmente meu Santinha saiu draticamente graças a um técnico fraco.

  5. Título que veio para a Paraíba aprender a dar valor ao que é seu. e parabéns Campinense.
    Infelizmente meu Santinha saiu drasticamente graças a um técnico fraco.

  6. eu não disse q iriam aparecer os imbecis trajados de”defensores do Nordeste”.mas não aprendem esses babacas Recifenses!tambem,ouvindo Leo Medrado e Geraldo Freire vomitando bosta até eu fico idiota!

  7. concordo com o adrikurt.mas,como temos os bairristas tolos aqui nesta terrinha,vão nos massacrar!não aprendem e são utópicos!

  8. Parabéns Campinense, o Nordeste merece. Sou pernambucano torcedor do Sport e aqui em Campina Grande onde moro hà 38 anos torço pelo Campinense (rubro negro). Aqui em Campina onde está a hegemonia do futebol paraibano, só conheço duas torcidas a do Campinense e a do seu arquirrival o Treze, poucos são os que torcem por times do Sul-Sudeste, então não é verdade que não temos time para torcer, temos esse diferencial dentro do estado da Paraíba, quem conhece sabe, Campinense é Paraíba.

  9. AO AMIGO AI DE CIMA QUE FALA QUE O CAMPINENSE SEM SERIE FOI SUPERIOR AOS DEMAIS “FORTES DO NORDESTE ” TEM MEMORIA CURTA POIS O FLAMENGO ESTA PERDENDO PARA OS SEM DIVISOES DO ESTADO DO RJ . KKKKK. RESPEITA O NORDESTE !

  10. Análise: “Fora da Série D até agora, a Raposa quebrou uma escrita impressionante na galeria de campeões nordestinos. Nas nove edições anteriores, desde 1994, os vencedores sempre integraram a elite nacional no ano da conquista.”
    Conclusão: Isso mostra que o nordeste continua sem nenhuma força para disputar a elite nacional, pois um clube sem divisões se impôs perante os “grandes” nordestinos.
    Com todo o respeito, mas o Brasileirão da série A deveria se chamar “Campeonato Sul/Sudeste” pois 95% dos clubes são daqui.
    Saudações do FLAMENGO/RJ!!
    OBS: Enquanto vocês não se unirem e pararem com esse preconceito e síndrome de inferioridade, o futebol do Norte/Nordeste nunca irá crescer…

  11. Espero que os paraibanos tomem consciência de que é melhor valorizar o que é nosso do que simplesmente “engolir” o que a mídia nacional tenta nos impor. Não há mal algum em torcer pra times de fora, mas o que vemos em Estados vizinhos é muito triste. Quem sabe, com conquistas como essa do rubro-negro paraibano(que eliminou meu Sport com todos os méritos), aos poucos possamos ter mais força e representatividade a nível nacional. Parabéns, Campinense !

  12. Parabéns à Raposa Campineira e aos torcedores do Campinense.

    Que os 3 participantes de Pernambuco na Copa do Nordeste tenham aprendido alguma lição com o ASA, o Campinense ou até mesmo com o Sergipe.

    Em 2014, o campeão ganhará, além do prêmio de 1 milhão, uma vaga na Copa Sulamericana e espero que os clubes de Pernambuco cheguem para decidir!

  13. Parabéns à Raposa. Torço para que o número de torcedores “mistos” comece a diminuir com as próximas edições do Nordestão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*