Pesquisa nacional aponta 5,2 milhões de torcedores dos grandes clubes pernambucanos

Torcidas de Sport, Santa Cruz e Náutico

Uma nova pesquisa de torcidas, agora de alcance nacional, acaba de ser lançada com uma dos maiores números de entrevistados em estudos do tipo. A Pluri Stochos Pesquisas e Licenciamento Esportivo entrevistou 21.049 pessoas em 146 municípios em todos os estados entre novembro de 2012 e fevereiro de 2013. Em 2010, para apontar um exemplo, o Ibope em parceria com o Lance! fez uma pesquisa sobre o mesmo tema, mas com 7.109 pessoas.

A amostragem maior gerou uma margem de erro mais baixa, de 0,68%. Na supracitada pesquisa do Ibope o dado havia sido de 1,2%. Nesse embalo, Pernambuco apresentou dados animadores. Os três grandes clubes do Recife alcançaram 2,7% de toda a população nacional (veja aqui).

Considerando a projeção do IBGE em 2012, com 193.946.886 habitantes no Brasil, o Trio de Ferro teria então 5.236.565 torcedores. Com os percentuais separados, eis as massas de cada um: Sport 2.71 milhões (1º lugar no Nordeste), Santa Cruz 1.35 milhão (4º no NE) e Náutico 1.16 milhão (5º no NE).

Nota-se que o público local segue fiel. Falta uma melhor condição a essa audiência, com mais qualidade nos jogos e bons serviços aos sócios e espectadores. Os rubro-negros seguem imbatíveis em pesquisas, agora até em âmbito regional. O público consumidor do Leão e a audiência televisiva reforçam esss dados. Na Ilha do Retiro, no entanto, há um certo comodismo recente.

O Santa Cruz, mesmo no porão nacional nos últimos anos, segue uma vigorosa torcida, próxima a Sport, Bahia e Vitória, integrantes do Clube dos 13 e com uma receita bem maior há anos. Já o Náutico, apesar da terceira colocação no Recife, pode ser apontado como o maior beneficiado dessa nova pesquisa, com uma massa superior a 1 milhão de seguidores, um registro bem incomum. Reflexo das passagens na elite nacional? Entre outros motivos.

Curiosidade: Sport x Santa Cruz é o clássico nordestino de maior torcida, com aproximadamente quatro milhões de pessoas envolvidas diretamente.

Confira um post com um levantamento sobre pesquisas de torcida aqui.

Pesquisa de torcidas da Pluri Consultoria em 2013

152 thoughts on “Pesquisa nacional aponta 5,2 milhões de torcedores dos grandes clubes pernambucanos

  1. somos a maior do Norte / Nordeste / Centro-Oeste do Brasil – SPORT CLUBE DO RECIFE. em todas as pesquisas realizadas, a torcida do SPORT sempre está na frente das tricobarbes, e isso é pra dar inveja mesmo, pois temos o maior e melhor parque aquático do Brasil , temos titulos nacionais 87/ 90/ 2008 e muitos outros titulos tanto no Estado de PE como na região Nordeste. temos hoje um dos melhores centros de treinamentos da América Latina, e uma das maiores estruturas fisica e economica do País.KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.. este chama-se SPORT RECIFE, com mais 6 milhões de torcedores em todo o Brasil. morram de inveja aqueles que não são da nação rubro-negra. cazá, cazá, ……a turma é mesmo boa…..sport,sport,sport!!!!!!!!!!!!

  2. Mas que bando de gente burra!! Se encher estádio fosse sinônimo de maior torcida, então a torcida do Santa Cruz é maior do que a do Flamengo, pois as rendas desse time não passa dos 20.000 torcedores na média. Outra coisa!! Naquele ano em que o Santa Cruz teve a maior média entre as 04 séries, foi justamente porque ele estava desaparecendo na série D e sua torcida preocupada com sua decadência, encheram o estádio. É isso o que dá!! Não estudaram e viraram toupeiras!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>