Futebol pernambucano ainda resistente a agentes externos nas torcidas

Pesquisa de torcida no Brasil 2013. Crédito: Pluri Stochos Pesquisas e Licenciamento Esportivo

Massificação da mídia à parte, Pernambuco ainda mantém uma certa barreira a agentes externos no quesito “paixão clubística”. Náutico, Santa Cruz e Sport têm 5.236.565, ou 58,6% dos 8.931.028 moradores do estado, segundo o IBGE.

No interior, porém, a cada quilômetro mais distante do Recife cresce o número de torcedores de clubes de São Paulo e do Rio de Janeiro. Até mesmo na capital já se escuta fogos em alguns jogos do Corinthians na Libertadores. Portanto, não surpreende os percentuais dos times paulistas e cariocas com torcidas “excedentes” em relação às respectivas populações estaduais.

De fato, são equipes de apelo nacional, como mostra o quadro abaixo. O futebol gaúcho, com a influência de Grêmio e Internacional, também supera a própria população, segundo estudo da Pluri Stochos – mas só com 0,2%.

Em Pernambuco essa diferença nos dados nacionais é uma defasagem de 1,9%. Está em 5º lugar, atrás do trio supracitado e de Minas Gerais, cujos clubes alcançam 64,7% da população mineira. Continuar representando todos os anos na elite nacional é um grande passo para manter esses dados.

Confira a pesquisa com os números dos 26 times mais populares do país aqui.

Pesquisa de torcida no Brasil 2013. Crédito: Pluri Stochos Pesquisas e Licenciamento Esportivo

3 Replies to “Futebol pernambucano ainda resistente a agentes externos nas torcidas”

  1. quero ver até quando nós Pernambucanos vamos ser a”barreira”para os clubes do eixo RJ-SP.pois com esses times e outros fatores,não me sinto a vontade para torcer por esses clubes locais!ainda pensam muito pequeno.se contentam com estadual!

  2. Sem contar que muita gente que antes morava em São Paulo e no Rio de Janeiro está fazendo o caminho inverso e voltando a morar em Pernambuco, atraída pela economia pujante do estado. Se tem gente que passa uma semana e pega o sotaque de lá, imagine o quanto de gente que morou por anos ou até mesmo décadas que não passou a torcer por times do Rio ou SP.

  3. vale lembrar que o nosso estado nos últimos 5 anos vem recebendo uma quantidade enorme de pessoas do eixo sul e sudeste por conta das obras do estaleiro e refinaria, entao vejo como normal esse “aumento” dos torcedores pelos times de fora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*