Flamengo com 22,4% dos nordestinos. Os sete maiores clubes da região têm 19,5%

Pesquisa de torcidas no Nordeste em 2013. Crédito: Pluri Consultoria

É na região Nordeste onde o Flamengo confirma a sua massa de torcedores como a maior do futebol no país.

O Mengo tem 22,4% da preferência dos nordetinos, segundo estudo produzido pela Pluri Consultoria. Os dados nacionais da pesquisa já haviam sido divulgados. Agora, mensurando os números através de 21 mil entrevistados, uma rodada de novas informações sobre cada região (veja aqui).

O percentual divulgado sobre o time carioca é considerável, ainda mais se for levado em conta que os sete clubes mais populares do Nordeste, sendo três pernambucanos, dois baianos e dois cearenses, somam 19,5%. Sport, Bahia, Santa Cruz, Vitória, Náutico, Ceará e Fortaleza. Nem assim.

Mais do que focar esse número, é preciso avaliar se a diferença vem crescendo ou diminuindo. Há uma década os três estaduais passaram a ser exibidos na tevê com sinal aberto. Antes, era campeonato carioca (e paulista) goela abaixo.

Essa inversão na mídia local já foi suficiente para estancar as torcidas de fora?

De acordo com a última projeção levantada pelo Insituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2012, o Nordeste tem 53.907.144 habitantes.

Ou seja, o Flamengo conta com 12.075.200 torcedores só na região.

Já os sete maiores times da região agregam 10.511.893.

99 Replies to “Flamengo com 22,4% dos nordestinos. Os sete maiores clubes da região têm 19,5%”

  1. Pingback: Flamengo na Copa do Nordeste, e não é brincadeira – Central PE

  2. Pingback: Flamengo na Copa do Nordeste, e não é brincadeiraBlog de Esportes | Blog de Esportes

  3. leonardo-pe
    Meu camarada vc e engraçado, só sabe criticar , porque vc não da algumas ideias ?
    Nós sabemos que o blog e p criticar “zuar tirar onda ” mas … tbm pode ser usado pra dar ideias c intenção de melhorar algumas coisas no nosso futebol entendeu cidadão ?

    Por Exemplo :
    Eu mesmo tbm acho que os nossos estaduais pelo NE são fracos tanto tecnicamente quanto financeiramente, por isso sou favor do fim dos estaduais já disse isso aqui algumas vezes, tbm acho que os nossos torcedores se contenta com mto pouco .
    Ficar com a COPA DO NE definitivo, com series A B e C e perfeitamente possivel e mto mais interessante.

    Entendeu cidadão?

  4. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk neto(20:52).enquanto a torcida do Sport vive de 1987,o Flamengo(ou outros adjetivos),ganhou o brasileiro de 2009.até eu vivo de passado.nossos clubes Recifenses são mediocres mesmo!

  5. É torcedor toda essa realidade do futebol Brasileiro, e dificuldades de muitos Clubes, MAS……….

    O SANTA CRUZ É A 39º TORCIDA DO MUNDO, e a 1ª do BRASIL, A NÚMERO 1. (até parece comercial da BRAHMA),
    Torcida Coral a Número 1.
    É ou não É, A MAIS APAIXONADA DO BRASIL.

  6. A REALIDADE DO FUTEBOL BRASILEIRO, COM AS COTAS PAGAS PELA CBF e GLOBO, P/ALGUNS CLUBES DO BRASIL.
    vejam se não é fácil fazer torcida e comprar pesquisas.
    1º Corinthians 850 Milhões;
    2º Flamengo 500 Milhões;
    3º Santos, São Paulo e Vasco – 120 Milhões;
    4º Palmeiras, Grê, Flu, Inter, Atl-MG e Cruzeiro – 90 Milhões;
    5º Bahia, Curitiba, Botafogo – 50 Milhões;
    6º Sport, Vitória, Atl- PR, Portuguesa e Góias – 20 Milhões;
    7º Times que participam da Série A (Náutico e Ponte Preta) – 18 Milhões; (Há dois anos era 5 milhões);
    8º Série B – 03 Milhões;
    9º Jogos televisionados pela Sportv – 50 mil;
    10º O RESTO, TORCEDOR, NÓS JÁ CONHECEMOS Fica a migalhas da CBF, fora os favorecimento dos juízes para os times Supracitados

  7. Impressionante essa “essa pesquisa”… foi feita tipo aquelas da globo?tudo marcadinho? porque não separou por estado? quantos foram entrevistados? quais foram os critérios? quais localidades? Completamente sem critério e sem credibilidade!

  8. Bom Dia Eles são vítimas das transmissões do campeonato carioca pela globo. e as elites daqui são cabeças de calango,submissas a isso,indiferentes as sacanagens da globo….Por isso o pessoal da paraiba .sergipe .rio grande do norte torce pra aquelas merdas o campeonato carioca e uma comedia e fraco……Viva O sport recife Viva o NORDESTE… Orgulho de Ser Nordestino..com muito orgulho

  9. Não , não …pensando bem essa pesquisa é retroativa. Foi feita na Ilha do Maruín e no Coque , quando grande parte dos iludidos do mangue simpatizavam com o timeco da gávea. Eram todos mistos. Depois que flaglobo conquistou ( MERECIDAMENTE ) o brasileiro de 1987, a coisa até mudou um pouco. Mas pelo em Pernambuco ( NORDESTE NÃO É ESTADO ), a torcida do fragrobo é a oitava, logo após SANTA CRUZ, NÁUTICO, AQUILO, CENTRAL, AMÉRICA, PALMEIRAS E VASCO.

  10. Essa pesquisa foi feita onde ? Com os Nordestinos que vivem em São Paulo, Paraíba , Maranhão, Alagoas e interior da Bahia ? Concordo plenamente , eitcha grobuuuuuu.

  11. peraí né…a globo fabrica torcedores do flamengo no nordeste, alenia, coloniza a segunda região mais populosa do país e a mais antiga com campeonato carioca(eca!) e paulista(urgh!) desde de criancinha…assim qualquer time teria a torcida maior do país, o sport, o santos,o grêmio, até o náutico teria a maior torcida se a globo o adotasse tal qual adotou o flamengo.o interior de pernambuco só tem paraibaca, alagoas, sergipe, maranhão,piauí,metade do ceará,metade da bahia,r.g.do norte,paraíba, metade de minas gerais,amazonas,rondônia,serra gaúcha,santa catarina,mato grosso, mato grosso do sul,distrito federal,goiás, e etc…são vítimas das transmissões do campeonato carioca pela globo. e as elites daqui são cabeças de calango,submissas a isso,indiferentes as sacanagens da globo na nossa região. isso é um crime cultural! é um crime contra os times locais e acaba de matar a atividade nesses locais. se houvesse uma revisão séria dos títulos do flamengo nem penta ele seria,grêmio foi a vítima de 1982 e atlético-mg a vítima de 1980, crimes de uma arbitragem comprada pela federação carioca,cbf,bicheiros e é claro, a mentora intelectual de tudo, rede globo.o sport foi roubado criminosamente em 1982 nas oitavas em plena ilha do retiro e em 1987 globo,ed.abril e o extinto clube dos 13 queriam roubar de novo um título legitíssimo do leão e se deram mal. o flamengo foi fabricado na década de 1980, ele sempre foi um time insignificante,a história comprova isso. não sei como deixaram,como permitiram à globo e à família marinho ir tão longe, passou da hora dessa raça ir pro açougue.

  12. É torcedor toda essa realidade do futebol Brasileiro, e dificuldades de muitos Clubes, MAS……….

    O SANTA CRUZ É A 39º TORCIDA DO MUNDO, e a 1ª do BRASIL, A NÚMERO 1. (até parece comercial da BRAHMA),
    Torcida Coral a Número 1.
    É ou não É, A MAIS APAIXONADA DO BRASIL.

  13. Cristovão, se a SARNA-TRID não participa da divisão do dinheiro da Globo e CBF, a culpa é de seus dirigentes. Lembre-se que o primeiro clube de Pernambuco a ser convidado a participar do C13 foi a SARNA em 1987, junto ao Coritiba e Goiás. O problema nobre, é que seu time foi lanterna em 1988, caiu para segunda divisão, voltou em 1999, lembras? enquanto isso, Sport, Coritiba e Goiás jogaram por dez anos consecutivos a primeira divisão, desta forma integraram-se ao C13 em 1997 por méritos, ou tu achas que iriam convidar um time de 2ª divisão, no caso a SARNA? A verdade SARNENTO, é que o C13 foi criado na dé cada de 80, se fosse na de 70 com certeza a SARNA seria convidada, pois, era o melhor time do Nordeste. Os torcedores do time do CANAL, também conhecidos como ADORADORES DE COBRA, não podem culpar o Sport pelos desmandos do SUPER-TRID, se a SARNA pena nas últimas divisões C e D há 6 anos, os responsáveis são seus dirigentes, desde a administração de Zé Deves em 1988 até os dias de hoje. No que diz respeito a pesquisa, a torcida da SARNA começou a se destacar a partir da implantação do incentivo do governo estadual, onde os ingressos são subsidiados desde 1998, antes de 1998 quando a torcida sarnenta foi destaque na mídia? Em 2011 a torcida SARNENTA ficou em 39 no ranking mundial, média de 36 mil pessoas por jogo, no entanto, 20 mil torcedores entraram de graça em todos as partidas da 4ª divisão, nenhuma torcida no Mundo teve este privilégio. Já no ano passado, a SARNA jogou a 3ª divisão, a lógica seria uma média maior, mas não foi o que ocorreu, sabe por quê? o governo destinou “apenas” 10 mil ingressos gratuitos, a média caiu para 22 mil. Um dia essa boquinha vai acabar, ontem mesmo pela Copa do Brasil ,sem os ingressos de graça do governo, contra o Guarani(CE), jogo sem TV, às 20:30h, o público total foi de 7.807. Conformem-se SARNENTOS e BARBIANOS, o maior clube de Pernambuco é o Sport, e o 2º do Nordeste, atrás apenas do Bahia.

  14. cristovão no dia 11 de abril de 2013 às 3:52 disse:

    A REALIDADE DO FUTEBOL BRASILEIRO, COM AS COTAS PAGAS PELA CBF e GLOBO, P/ALGUNS CLUBES DO BRASIL.
    vejam se não é fácil fazer torcida e comprar pesquisas.
    1º Corinthians 850 Milhões;
    2º Flamengo 500 Milhões;
    3º Santos, São Paulo e Vasco – 120 Milhões;
    4º Palmeiras, Grê, Flu, Inter, Atl-MG e Cruzeiro – 90 Milhões;
    5º Bahia, Curitiba, Botafogo – 50 Milhões;
    6º Sport, Vitória, Atl- PR, Portuguesa e Góias – 20 Milhões;
    7º Times que participam da Série A (Náutico e Ponte Preta) – 18 Milhões; (Há dois anos era 5 milhões);
    8º Série B – 03 Milhões;
    9º Jogos televisionados pela Sportv – 50 mil;
    10º O RESTO, TORCEDOR, NÓS JÁ CONHECEMOS Fica a migalhas da CBF, fora os favorecimento dos juízes para os times Supracitados

  15. Ô CRISTÓVÃO. DEIXA DE SE ILUDIR. TU QUER DIZER QUE O SPORT COMPROU ESSA PESQUISA TAMBÉM? HAJA PESQUISA PRA O SPORT COMPRAR, POIS JÁ VI UMAS 50 E O SPORT GANHA TODAS. FAZ TUA PRÓPRIA PESQUISA E CONFIRMA.

  16. QUE O SPORT TEM A MAIOR TORCIDA DO NORTE/NORDESTE TODO MUNDO JÁ SABE!!!!!
    AGORA VER ESSES TIME S DE “R.J.” E “S.P.” É UM ABSURDO!!!!!
    AINDA BEM QUE EM BOA PARTE DE PERNAMBUCO AS PESSOAS TORCEM POR TIMES LOCAIS. SÓ QUE NO AGRESTE E SERTÃO TEM MUITA ANTENA PARABÓLICA E, AS PESSOAS ASSISTEM PROGRAMAÇÃO DE OUTROS ESTADOS!!!!!

  17. A REALIDADE DO FUTEBOL BRASILEIRO, COM AS COTAS PAGAS PELA CBF e GLOBO, P/ALGUNS CLUBES DO BRASIL.
    vejam se não é fácil fazer torcida e comprar pesquisas.
    1º Corinthians 850 Milhões;
    2º Flamengo 500 Milhões;
    3º Santos, São Paulo e Vasco – 120 Milhões;
    4º Palmeiras, Grê, Flu, Inter, Atl-MG e Cruzeiro – 90 Milhões;
    5º Bahia, Curitiba, Botafogo – 50 Milhões;
    6º Sport, Vitória, Atl- PR, Portuguesa e Góias – 20 Milhões;
    7º Times que participam da Série A (Náutico e Ponte Preta) – 18 Milhões; (Há dois anos era 5 milhões);
    8º Série B – 03 Milhões;
    9º Jogos televisionados pela Sportv – 50 mil;
    10º O RESTO, TORCEDOR, NÓS JÁ CONHECEMOS Fica a migalhas da CBF, fora os favorecimento dos juízes para os times Supracitados.

  18. quanta mediocridade desse cristovão.é de dar pena!Raul Albol:do final dos anos 80 pra cá a situação piorou e muito.concordo contigo!

  19. Djanilson Lopes

    Concordo com vc , e por isso que sou a favor do fim dos estaduais .
    Vamos adotar a ideia da copa do NE com series A,B e C é mto mais interessante financeiramente

  20. A REALIDADE DO FUTEBOL BRASILEIRO, COM AS COTAS PAGAS PELA CBF e GLOBO, P/ALGUNS CLUBES DO BRASIL.
    vejam se não é fácil fazer torcida e comprar pesquisas.
    1º Corinthians 850 Milhões;
    2º Flamengo 500 Milhões;
    3º Santos, São Paulo e Vasco – 120 Milhões;
    4º Palmeiras, Grê, Flu, Inter, Atl-MG e Cruzeiro – 90 Milhões;
    5º Bahia, Curitiba, Botafogo – 50 Milhões;
    6º Sport, Vitória, Atl- PR, Portuguesa e Góias – 20 Milhões;
    7º Times que participam da Série A (Náutico e Ponte Preta) – 18 Milhões; (Há dois anos era 5 milhões);
    8º Série B – 03 Milhões;
    9º Jogos televisionados pela Sportv – 50 mil;
    10º O RESTO, TORCEDOR, NÓS JÁ CONHECEMOS Fica a migalhas da CBF, fora os favorecimento dos juízes para os times Supracitados.

  21. O importante é que a Torcida Coral é a maior e mais Apaixonada Torcida do Brasil!!!! (39º do MUNDO).

    SE o Santa Cruz é destaque estando em série C e D, Imaginem, ganhando os 20 MILHÕES que o time da COISA BOI-VICE, GANHA da CBF e GLOBO, por ano, assim é fácil até p/comprar pesquisas NÃO É CÁSSIO.

  22. Já passou o tempo em que o torcedor de verdade tinha que ir pro estádio. Dos anos 80 pra cá as – porcarias – torcidas organizadas inviabilizaram a ida ao estádio. Não bastasse isso hoje existe algo chamado Pay-per-view, que gera renda para o clube. Conta muito mais ser torcedor de Pay-per-view do que ser o torcedor de todos com a nota (maioria esmagadora da massa tricocô). Ou seja, essa conversa fiada de que a torcida da cobrinha é maior do que a do Sport é conversa mole. Vamos entender que a verdade é que o papai da cidade é foda e a nossa torcida é de dá inveja.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*