Ypiranga, o 7º pernambucano na Copa do Brasil. Náutico, Santa e Sport já em 2014

Regulamento do Pernambucano 2013.

Uma classificação inédita no estado à Copa do Brasil, sem alarde. O Ypiranga festejou nos Aflitos a classificação à semifinal do Estadual e sacramentou a vaga na competição nacional, um desejo antigo em Santa Cruz do Capibaribe.

Será o 7º clube do estado a participar do tradicional mata-mata brasileiro, caso a FPF não faça uma leitura diferente do regulamento do Pernambucano.

Teoricamente, a Máquina de Costura teria que conquistar o título estadual, ser vice-campeã ou terceira colocada geral para garantir a vaga na copa do ano que vem. Porém, há uma observação importante no documento (veja aqui).

Como o Náutico, também na semifinal, conquistou o insosso primeiro turno, esta vaga na Copa do Brasil passará automaticamente ao 4º lugar geral. Portanto, seja qual for a colocação final do Ypiranga, o time estará na zona de classificação. Por sinal, Santa e Sport também se beneficiam desta situação.

Ou seja, Pernambuco já tem seus quatro times na próxima Copa do Brasil. Considerando as participações de 1989 até 2014, veja quem mais participou

Santa Cruz – 21
Sport – 20
Náutico – 19
Central  – 2
Porto, Salgueiro e Ypiranga – 1

A decisão de terceiro lugar agora só terá um objetivo: a Copa do Nordeste.

4 Replies to “Ypiranga, o 7º pernambucano na Copa do Brasil. Náutico, Santa e Sport já em 2014”

  1. André Alvirrubro,

    A tendência é que os três grandes consigam sempre as vagas no Estadual, uma vez que agora são 4. Por sinal, no novo formato ainda não ficou definida a necessidade do ranking para disputar a Copa do Brasil…

  2. Participações no Brasileirão Série A (1959-2013):

    Bahia: 43
    Náutico: 35
    Sport: 35
    Vitória: 33

    O Santa Cruz não está na lista dos 20 maiores.

    Antes mesmo da unificação, o Santa tinha várias participações a menos que Náutico e Sport. O Santa é o clube de Pernambuco que mais jogou Série B também e o mais que jogou Série C e empatado com o Salgueiro em Série D.

  3. Nem sei porque o Santa está na frente do Sport, fora o ano que o Sport esteve na Liberta, acho que foi por conta do Ranking que passou a vigorar nos últimos 10 anos, onde o Santa Cruz era o 22º, uma posição atrás do Náutico. Houve períodos em que só 2 clubes de PE participaram. Lembro uma vez que o Náutico ficou de fora e não entrou pelo Ranking, apesar de estar à frente do Santa, depois aumentaram o número de vagas pelo ranking, favorecendo o Santa Cruz.

    Outro detalhe Cássio: hoje o Santa Cruz está na posição 48º, se fosse mal no Pernambucano, nem pelo ranking entraria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

*